01 AGO - S. PEDRO APÓSTOLO ÀS CORRENTES


Introito Atos 12, 11 
Nunc scio vere, quia mi sit Dóminus Angelum suum, et erípuit me de manu Heródis et de omni ex spectatióne plebis Judæórum. Agora sei verdadeiramente que o Senhor enviou o seu Anjo, e me livrou da mão de Herodes e de toda a expectativa do povo dos judeus. Salmo 138, 1-2 Senhor, Vós me sondastes e me conhecestes: Vós conhecestes o meu sentar e o meu levantar.

Leitura Atos 12, 1-11
Naqueles dias, o rei Herodes lançou mãos para maltratar alguns da Igreja. Matou à espada Tiago, irmão de João. Vendo que isso agradava aos judeus, mandou prender também Pedro. Eram os dias dos Ázimos. Depois de prendê-lo, lançou-o no cárcere, entregando-o à guarda de quatro turnos de quatro soldados, com a intenção de apresentá-lo ao povo depois da Páscoa. Pedro, pois, era mantido na prisão, mas oração incessante era feita por ele a Deus pela Igreja. Na noite em que Herodes estava para apresentá-lo, Pedro dormia entre dois soldados, preso com duas correntes, e os guardas vigiavam à porta da prisão. Eis que o Anjo do Senhor se apresentou, e uma luz brilhou na cela. Tocando no lado de Pedro, o despertou, dizendo: “Levanta-te depressa.” E as correntes caíram das suas mãos. O Anjo disse: “Cinge-te e calça tuas sandálias.” E ele assim fez. Disse-lhe ainda: “Põe tua capa e segue-me.” Pedro saiu e o seguia, sem saber que era real o que estava acontecendo por meio do Anjo; pensava estar tendo uma visão. Passaram pela primeira e segunda guarda, e chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade, o qual se abriu por si mesmo diante deles. Saíram, e passaram por uma rua; e imediatamente o Anjo se afastou dele. Pedro, então, voltando a si, disse: “Agora sei verdadeiramente que o Senhor enviou o seu Anjo e me livrou da mão de Herodes e de toda a expectativa do povo dos judeus.”

Evangelho Mateus 16, 13-19
Naquele tempo, Jesus veio às regiões de Cesareia de Filipe, e interrogou seus discípulos, dizendo: “Quem dizem os homens que é o Filho do Homem?” Eles responderam: “Uns dizem que é João Batista; outros, Elias; outros ainda, Jeremias ou algum dos profetas.” Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que Eu sou?” Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.” Jesus lhe disse: “Bem-aventurado és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que to revelou, mas meu Pai, que está nos céus. E eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. E eu te darei as chaves do Reino dos Céus. Tudo o que ligares na terra será ligado nos céus; e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.”