🕊️ Nascido em Vicenza, Itália, em 1480, São Caetano (Gaetano dei Conti di Thiene) foi um jurista e sacerdote que viveu num período de grande turbulência para a Igreja. Movido por um profundo desejo de reforma do clero e de renovação da vida espiritual, renunciou às suas riquezas e fundou, junto com o futuro Papa Paulo IV, a Ordem dos Clérigos Regulares, conhecidos como Teatinos. A sua obra espiritual está centrada numa confiança radical na Divina Providência, estabelecendo que sua ordem deveria viver exclusivamente da caridade e das esmolas oferecidas espontaneamente, sem jamais pedi-las, como um testemunho vivo do Evangelho que pregava a busca prioritária pelo Reino de Deus.
📖 Introito (Sl 78, 11. 12 e 10 | ib., 1 )
Os justi meditábitur sapiéntiam, et lingua ejus loquétur judícium... A boca do justo fala a sabedoria e a sua língua profere a equidade. A lei de seu Deus está em seu coração. Sl. Não tenhas ciúmes dos maus, nem tenhas inveja dos que praticam a iniquidade.
📜 Epístola (Eclo 31, 8-11)
Bem-aventurado o homem que foi encontrado sem mancha, que se não deixou atrair pelo ouro, nem pôs sua esperança no dinheiro ou em riquezas. Quem é este, para nós o louvarmos? Porque fez coisas maravilhosas em sua vida. O que assim foi provado e encontrado perfeito, terá uma glória eterna. Pôde transgredir a lei de Deus, e não a transgrediu; pôde praticar o mal e não o fez. Por isso o bem que fez, se firmou no Senhor, e toda a assembléia dos Santos falará das suas esmolas.
✝️ Evangelho (Mt 6, 24-33)
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Ninguém pode servir a dois senhores. Porque, ou há de aborrecer a um e amar o outro, ou há de acomodar-se a este e desprezar àquele. Não podeis servir a Deus e às riquezas. Por isso vos digo: não vos inquieteis por vossa vida, com o que comereis, nem por vosso corpo, com o que vestireis. Não é a vida. mais que o alimento, e o corpo mais que a vestimenta? Olhai para as aves do céu. Elas não semeiam nem colhem, nem fazem provisão nos celeiros; contudo, vosso Pai celestial as sustenta. Não valeis vós muito mais do que elas? Qual de vós pode, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado sequer à sua estatura? E pela vestimenta, por que vos inquietais? Considerai como crescem os lírios do campo. Não trabalham nem fiam. Entretanto, digo-vos que nem Salomão com toda a sua gloriai, se vestiu como um deles. Se, pois, Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, que não fará por vós, homens de pouca fé? Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? Os pagãos é que se preocupam com essas coisas. Bem sabe vosso Pai que tendes necessidade de tudo isso. Procurai antes de tudo o Reino de Deus e a sua justiça, e tudo isso vos será dado por acréscimo.
🤔Reflexões
💡 Ao proibir servir a dois senhores, Cristo não fala de um servo que tem dois senhores, mas daquele que tenta servir a dois senhores com devoções opostas, pois seus comandos serão contraditórios (São Jerônimo, Comentário sobre Mateus). Sobre a busca do Reino, quando o Senhor diz: 'Buscai primeiro o Reino de Deus', não quer dizer que o busquemos em primeiro lugar no tempo, mas em importância; buscamos o Reino para a vida eterna, enquanto as coisas necessárias são buscadas pela necessidade do tempo presente (Santo Agostinho, Sobre o Sermão da Montanha, Livro II). Aquele que deu o que é maior, o corpo, como não daria o que é menor, o vestuário e o alimento? Ele não disse 'Não trabalheis', mas 'Não vos inquieteis'; não para nos levar à ociosidade, mas para libertar a alma dos cuidados enquanto trabalhamos com as mãos (São João Crisóstomo, Homilias sobre Mateus, Homilia 21).
🔄 O Evangelho de São Lucas (Lc 12, 22-34) apresenta este mesmo discurso de Jesus, mas o insere num contexto diferente, imediatamente após a parábola do rico insensato, intensificando a advertência contra a avareza. Lucas adiciona um comando direto que não está em Mateus: "Vendei o que possuís e dai esmola. Fazei para vós bolsas que não envelhecem, um tesouro inesgotável nos céus". Além disso, enquanto Mateus menciona as "aves do céu", Lucas especifica "os corvos", que na lei judaica eram considerados impuros, reforçando que o cuidado de Deus se estende até mesmo ao que é tido como desprezível.
✉️ São Paulo aprofunda o ensinamento sobre a confiança e o desapego em suas epístolas. Em Filipenses, ele testemunha ter aprendido a viver contente em toda e qualquer situação, na abundância e na necessidade, pois "tudo posso naquele que me fortalece" (Fl 4, 12-13), ecoando a serenidade proposta no Evangelho. Na Primeira Epístola a Timóteo, Paulo adverte explicitamente que "o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males" (1 Tm 6, 10), oferecendo a razão teológica por trás da impossibilidade de "servir a Deus e às riquezas". Ele também garante aos Coríntios que Deus é poderoso para lhes dar tudo em abundância, para que, tendo sempre o necessário, possam ser generosos em toda boa obra (2 Cor 9, 8), o que complementa a promessa de que "tudo o mais vos será dado por acréscimo".
🏛️ O Catecismo Romano, promulgado pelo Concílio de Trento (1566), aprofunda a doutrina da confiança na Providência ao explicar a petição "o pão nosso de cada dia nos dai hoje" do Pai-Nosso. O documento ensina que, com estas palavras, não pedimos riquezas ou abundância de luxos, mas apenas o necessário para a vida, conforme o estado e a condição de cada um. A palavra "hoje" reforça a necessidade de não se preocupar ansiosamente com o amanhã, mas de confiar o futuro à providência e ao poder de Deus, condenando assim a solicitude excessiva que o Evangelho reprova nos pagãos e que nasce da falta de fé na bondade e no poder de Deus Pai.