Clarence Kelly é um bispo católico tradicionalista dos Estados Unidos, conhecido por sua liderança no movimento da Igreja Católica Tradicionalista. Ele foi um dos padres originalmente ordenados dentro da Sociedade de São Pio X (SSPX), mas posteriormente rompeu com a organização devido a desacordos sobre a abordagem à crise na Igreja Católica após o Concílio Vaticano II.
Kelly fundou a Sociedade de São Pio V (SSPV) em 1983, um grupo que adota uma posição mais rigorosa em relação à fidelidade às tradições católicas pré-Vaticano II. A SSPV rejeita a legitimidade das mudanças litúrgicas, disciplinares e doutrinais introduzidas após o concílio, incluindo a Missa Novus Ordo. Além disso, muitos membros da SSPV questionam a validade dos papas pós-Vaticano II, o que os coloca em desacordo com a maioria dos católicos tradicionalistas.
Em 1993, Clarence Kelly foi consagrado bispo por Alfred Mendez, bispo emérito de Arecibo, Porto Rico, para garantir a continuidade dos sacramentos tradicionais dentro da SSPV. Essa consagração foi realizada sem a aprovação do Vaticano, o que a colocou em uma situação de irregularidade canônica, mas foi considerada válida segundo os critérios da Igreja Católica.
Kelly é conhecido por sua defesa intransigente do que ele considera a preservação da fé católica autêntica e por seu envolvimento em controvérsias relacionadas à autoridade papal e à direção da Igreja Católica contemporânea. Sua base principal de operação é nos Estados Unidos, especificamente na cidade de Round Top, Nova York, onde está localizada a sede da Sociedade de São Pio V (SSPV).
Relação com o sedevacantismo
Embora a SSPV compartilhe críticas severas ao Vaticano II e aos papas modernos, Clarence Kelly e sua organização adotam uma abordagem mais cautelosa. Eles não declaram explicitamente que todos os papas pós-Vaticano II são inválidos, mas, ao mesmo tempo, evitam reconhecer publicamente a autoridade papal de figuras como Paulo VI, João Paulo II e seus sucessores.
A SSPV acredita que a questão da validade dos papas modernos é muito séria para ser resolvida de maneira apressada e deixa isso como uma questão em aberto. Em vez disso, concentram-se na preservação da Tradição Católica e dos sacramentos, sem participar diretamente da estrutura hierárquica da Igreja contemporânea.
Na prática, a SSPV frequentemente opera como os sedevacantistas, celebrando os sacramentos exclusivamente segundo os ritos tradicionais (pré-Vaticano II) e rejeitando as reformas litúrgicas e doutrinais pós-conciliares.
Clarence Kelly e a SSPV têm uma relação tensa até mesmo com outros grupos tradicionalistas, como a Sociedade de São Pio X (SSPX) e organizações abertamente sedevacantistas. Kelly acusou alguns sedevacantistas de adotar uma abordagem excessivamente radical e juridicamente insustentável. Por outro lado, sedevacantistas mais firmes frequentemente criticam Kelly por não declarar abertamente a vacância do trono papal.
A crítica de Clarence Kelly a alguns sedevacantistas
Clarence Kelly e a SSPV têm uma relação tensa até mesmo com outros grupos tradicionalistas, como a Sociedade de São Pio X (SSPX) e organizações abertamente sedevacantistas. Kelly acusou alguns sedevacantistas de adotar uma abordagem excessivamente radical e juridicamente insustentável. Por outro lado, sedevacantistas mais firmes frequentemente criticam Kelly por não declarar abertamente a vacância do trono papal.
A crítica de Clarence Kelly a alguns sedevacantistas
Muitos sedevacantistas declaram categoricamente que os papas pós-Vaticano II (como Paulo VI, João Paulo II, etc.) não são legítimos e que a Sé de Pedro está vaga. Kelly considera essa abordagem apressada e imprudente, pois, na visão dele, a questão da legitimidade papal é extremamente séria e exige um julgamento formal e canônico, que, segundo ele, a SSPV ou qualquer outro grupo dissidente não tem autoridade para fazer.
De acordo com a teologia tradicional da Igreja Católica, um papa só pode ser julgado herético ou destituído sob certas condições específicas e por uma autoridade que tenha jurisdição universal, o que, na prática, não existe fora da própria hierarquia da Igreja.
Kelly argumenta que, mesmo se um papa estiver em erro ou heresia, a Igreja não possui um mecanismo claro para destituí-lo automaticamente. Ele enfatiza que nenhum grupo ou bispo isolado pode decidir unilateralmente sobre a vacância da Sé Apostólica. Para ele, os sedevacantistas radicais se colocam como juízes de um papa, algo que é tradicionalmente considerado um ato impossível, já que "o papa não pode ser julgado por ninguém" (Prima Sedes a nemine iudicatur).
Ele critica o fato de que muitos sedevacantistas interpretam as leis eclesiásticas de maneira privada e fora de um contexto de autoridade legítima, o que enfraquece a própria lógica de governança da Igreja.
Ele critica o fato de que muitos sedevacantistas interpretam as leis eclesiásticas de maneira privada e fora de um contexto de autoridade legítima, o que enfraquece a própria lógica de governança da Igreja.
Kelly defende uma posição mais moderada, que poderíamos chamar de agnosticismo papal prático. Ele evita uma declaração definitiva sobre a vacância da Sé, argumentando que: A Igreja está em crise, mas não cabe a ele ou à SSPV resolver questões de jurisdição ou determinar formalmente a validade do papado. É mais importante preservar os sacramentos e a doutrina tradicional do que entrar em disputas teológicas sem solução clara.
Bispo Clarence Kelly escreveu várias obras significativas, especialmente focadas na teologia tradicionalista e na crítica ao modernismo dentro da Igreja Católica:
"The Sacred and the Profane" - Uma análise das diferenças entre o sagrado e o profano na prática religiosa moderna.
"Conspiracy Against God and Man" - Um estudo sobre as influências modernistas na Igreja Católica e a defesa da tradição.
"The Problems with the New Mass" - Uma crítica à Missa Novus Ordo e uma defesa da Missa Tridentina.
O bispo Alfred Mendez
O bispo Alfred Mendez (1907–1995) foi um clérigo católico romano conhecido principalmente por seu papel como bispo de Arecibo, Porto Rico, de 1960 a 1974, e posteriormente como bispo emérito até sua morte. Ele teve uma carreira tradicional no início, mas ficou mais conhecido nos círculos católicos tradicionalistas por sua consagração episcopal de Clarence Kelly, realizada sem autorização do Vaticano.
Nomeado bispo de Arecibo em 1960, onde serviu até sua renúncia em 1974, após atingir a idade de aposentadoria. Durante seu episcopado, ele liderou a diocese em tempos de mudanças significativas, especialmente devido às reformas do Concílio Vaticano II (1962–1965).
Após sua aposentadoria, Mendez tornou-se crítico das mudanças litúrgicas e doutrinárias que surgiram do Concílio Vaticano II, alinhando-se em espírito com o movimento tradicionalista, embora não fosse publicamente militante.
Após sua aposentadoria, Mendez tornou-se crítico das mudanças litúrgicas e doutrinárias que surgiram do Concílio Vaticano II, alinhando-se em espírito com o movimento tradicionalista, embora não fosse publicamente militante.
Alfred Mendez passou seus últimos anos de vida em relativo anonimato, vivendo como bispo emérito. Ele não desempenhou um papel público significativo após a consagração de Kelly. Faleceu em 1995.
Nomes proeminentes associados à SSPV
Nomes proeminentes associados à SSPV
Bispo Clarence Kelly
Fundador e líder principal da SSPV. Foi ordenado padre na Sociedade de São Pio X (SSPX) por Dom Marcel Lefebvre, mas rompeu com a SSPX em 1983 devido a divergências sobre a validade de certos sacramentos administrados por padres ordenados após o Concílio Vaticano II. Foi consagrado bispo em 1993 por Dom Alfred Mendez. Faleceu em 2 de dezembro de 2023.
Padre William Jenkins
Um dos membros mais conhecidos da SSPV. Tem estado à frente de várias capelas tradicionais afiliadas ao grupo nos Estados Unidos. Conhecido por seus discursos e escritos em defesa da posição tradicionalista e contra os erros que ele vê no pós-Vaticano II.
Padre Joseph Santay
Um dos padres mais proeminentes da SSPV. Tem desempenhado um papel significativo no treinamento e na supervisão de seminaristas dentro da organização. É frequentemente visto como uma das vozes principais em assuntos litúrgicos e doutrinários.
Padre Thomas Zapp
Outro clérigo importante dentro da SSPV. Envolvido na administração de capelas e no ensino da doutrina tradicional. Focado em manter o rigor teológico e litúrgico no grupo.
Padre Denis McMahon
Um dos membros fundadores da SSPV, já falecido. Teve um papel importante no estabelecimento inicial do grupo após o rompimento com a SSPX.