25 JUN - S. GUILHERME, Abade


Ó alma fiel, contemplai a jornada de Guilherme, nascido em Vercelli no ano de 1085, de nobre linhagem, mas com o coração voltado para as coisas celestiais. Ainda jovem, aos quinze anos, abraçou o hábito monástico, renunciando às riquezas mundanas. Por volta de 1118, guiado por uma visão divina, fixou-se em Montevergine, onde fundou o mosteiro dos Eremitas Beneditinos em 1128, dedicando-o à Virgem Maria. Peregrino incansável, também estabeleceu outros mosteiros, como o de Monte Cognato e o de Goleto, onde, em 25 de junho de 1142, entregou sua alma a Deus. Suas relíquias, trasladadas em 1807 para Montevergine, repousam no santuário que ele mesmo consagrou. Em 1942, o Papa Pio XII o declarou padroeiro principal da Irpínia.

Introito (Sl 36, 30-31 | ib., 1)
Os justi meditábitur sapiéntiam, et lingua ejus loquétur judícium... A boca do Justo fala a sabedoria e a sua língua profere a equidade. A lei de seu Deus está em seu coração. SL. Não tenhas ciúmes dos maus, nem tenhas inveja dos que praticam a iniquidade. ℣.Glória ao Pai

Epístola (Eclo 45,1-6)
Ele [Moisés] foi amado de Deus e dos homens; sua memória é abençoada. O Senhor o igualou aos Santos na glória, engrandeceu-o para temor dos seus inimigos e por suas palavras fez cessar as pragas. Glorificou-o diante dos reis; deu-lhe seus preceitos diante de seu povo e mostrou-lhe sua glória. Por sua fidelidade e mansidão o santificou e o escolheu dentre todos os homens. Deus lhe fez ouvir a sua voz, e fê-lo entrar na nuvem. E deu-lhe, face a face, os seus preceitos e a lei da vida e da doutrina.

Evangelho (Mt 19, 27-29)
Naquele tempo, disse Pedro a Jesus: Eis que abandonamos tudo e Vos seguimos: que recompensa haverá então para nós? Respondeu-lhe Jesus: Em verdade vos digo, que no dia da regeneração, quando o Filho do homem se assentar no trono de sua glória, também vós, que me seguistes, assentar-vos-eis em doze tronos, e julgareis as doze tribos de Israel. E todo aquele que deixar a casa, ou os irmãos, ou as irmãs, ou o pai, ou a mãe, ou a mulher, ou os filhos, ou as terras, por causa de meu Nome, receberá o cêntuplo e possuirá a vida eterna.