pesquisa blog

quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Combate aos Cátaros - São Francisco de Assis

A visão de Francisco de Assis sobre a criação se contrapõe radicalmente à perspectiva dos cátaros. Alguns pontos-chave sobre essa diferença: Francisco de Assis via a criação como uma maravilha divina, algo a ser contemplado e celebrado. Ele tinha uma perspectiva positiva e otimista em relação ao mundo natural. Ele é famoso por seu "Cântico das Criaturas", onde louva o Sol, a Lua, as Estrelas, a Água, o Fogo e até a Morte como irmãos e irmãs.

Já os cátaros acreditavam em uma visão dualista da criação, em uma divisão radical entre o mundo material, que consideravam ser obra do Demônio, e o mundo espiritual, que era considerado puro e bom.
Para Francisco, a natureza revelava a bondade e a glória de Deus. Ele via a si mesmo como parte integral da criação, irmão de todas as criaturas.

Os cátaros, por outro lado, viam a matéria e a carne como algo corrupto, a ser superado através da ascese e da negação do mundo.

A espiritualidade de São Francisco de Assis teve um impacto duradouro na Igreja Católica e influenciou muitos a ver a criação como um dom divino a ser apreciado e preservado.