pesquisa blog

terça-feira, 19 de novembro de 2024

A Sociedade Sacerdotal Trento e os bispos sedevacantistas Thục, Carmona, Zamora, Pivarunas

É uma sociedade clerical católica tradicionalista e sedevacantista, baseada no México. Fundada em 1993, a sociedade é composta por sacerdotes que seguem estritamente a doutrina e os ritos tradicionais da Igreja Católica, conforme estabelecidos pelo Concílio de Trento.

A sociedade celebra a Missa Tridentina, codificada pelo Papa Pio V e promulgada a perpetuidade na Bula Quo Primum Tempore. Eles utilizam o Missal e o Ritual para sacramentos estabelecidos por Pio V e seguem as modificações litúrgicas autorizadas por Pio XII. Assim, ela rejeita as reformas do Concílio Vaticano II, incluindo a Missa Novus Ordo, que consideram inválida. Eles acreditam que essas reformas criaram uma nova igreja que está em contradição com os dogmas e práticas da verdadeira Igreja Católica. A sociedade sustenta que a Sé Apostólica está vacante desde a morte do Papa Pio XII, devido às doutrinas promulgadas pelo Concílio Vaticano II, que consideram heréticas.

Fundação

Como precursora, a União Católica Trento foi formada na década de 1970 por Joaquín Sáenz y Arriaga, Moisés Carmona e Adolfo Zamora. Tinha como objetivo a oposição às reformas do Concílio Vaticano II e defesa da tradição católica e atividades o envolvimento em atividades pastorais e litúrgicas tradicionais, além de promover a formação de capelas e igrejas independentes que mantêm a liturgia pré-Vaticano II. A Sociedade Sacerdotal Trento foi fundada em 1993, por sacerdotes ligados à União, mantendo o mesmo objetivo e atividades.

Liderança e associados

Moisés Carmona Rivera - bispo sedevacantista que desempenhou um papel crucial na liderança do movimento no México. Foi ordenado sacerdote em novembro de 1939 por Dom Leopoldo Díaz y Escudero. Em outubro de 1981, foi consagrado bispo pelo arcebispo Ngô Đình Thục em Toulon, França. Ele consagrou vários bispos, incluindo os mexicanos Benigno Bravo e Roberto Martinez y Gutiérrez, e os americanos George Musey e Mark Pivarunas. Faleceu em um acidente de carro em 1991. 

Adolfo Zamora Hernández - Desempenhou um papel importante na propagação do sedevacantismo no México. Em 1981 foi consagrado bispo pelo arcebispo Ngô Đình Thục. 
Faleceu em 15 de dezembro de 2020

Mark Pivarunas - Bispo sedevacantista americano que ajudou a consolidar a sociedade após a morte de Moisés Carmona. Foi ordenado sacerdote em 27 de junho de 1985 pelo bispo George Musey. Em 24 de setembro de 1991, foi consagrado bispo por Moisés Carmona Rivera. Pivarunas é o Superior Geral da Congregação de Maria Imaculada Rainha (CMRI), uma congregação religiosa sedevacantista. Ele fundou e opera o Seminário Mater Dei em Omaha, Nebraska. Consagrou vários bispos, Dom Daniel Dolan, consagrado em 30 de novembro de 1993, Dom Martín Dávila, consagrado em 11 de maio de 1999, com a assistência de Dom Daniel Dolan.

Dom Joaquín Sáenz y Arriaga - teólogo católico mexicano e um dos primeiros promotores do sedevacantismo.

Padre Daniel Armando Pérez Gómez - Superior Geral desde 2016.

Martín Dávila Gandara - Bispo consagrado em 1999, desempenha um papel significativo na liderança da sociedade.

Padre Hernán Vergara Monroy - foi ordenado sacerdote por Monsenhor Martín Dávila Gandara.