03 JUL - S. LEÃO II, Papa e Confessor


Nascido na Sicília, São Leão II viveu no século VII, numa era de grandes desafios para a Igreja. Foi elevado ao pontificado em 17 de agosto de 681, sucedendo o Papa Santo Agatão, e governou a Igreja até sua morte em 3 de julho de 683, um breve papado de menos de dois anos. Antes de sua eleição, destacou-se como presbítero em Roma, conhecido por sua erudição, piedade e habilidade no canto litúrgico. Sua memória é celebrada no dia 3 de julho, conforme o rito tridentino, em honra ao seu serviço à Igreja e à sua santidade exemplar. "Ó irmãos, contemplai a figura de Leão, este pastor vigilante, cuja vida foi um reflexo da luz de Cristo! Como sucessor de Pedro, ele não buscou glória terrena, mas, com humildade, guiou a Igreja por caminhos de verdade. Enfrentando as trevas da heresia, ele ergueu a voz para confirmar a fé verdadeira, unindo o que estava dividido e restaurando a paz no Corpo de Cristo. Sua sabedoria, forjada na oração e no estudo, foi um farol para os fiéis, e seu amor pela liturgia elevou os corações ao céu. Que seu exemplo nos ensine a viver para a glória de Deus, servindo com caridade e defendendo a fé com coragem!" Homilia atribuída a São Beda, o Venerável, adaptada de seus escritos sobre os santos papas.

Introito (Jo 21, 15, 16 et 17 | Sl 29, 2)
Si díligis Me, Simon Petre, pasce agnos meos, pasce oves meas... Se tu me amas, Simão Pedro, apascenta os meus cordeiros, apascenta as minhas ovelhas. Sl. Eu Vos glorificarei, Senhor, porque me recebestes, e não permitistes que os meus inimigos se alegrassem à minha custa. ℣. Glória ao Pai.

Epístola (I Pe 5, 1-4.10-11)
Caríssimos: Aos anciãos entre vós exorto eu, ancião como eles e testemunha dos padecimentos de Cristo, como também companheiro na glória que se há de manifestar. Apascentai o rebanho de Deus que vos está confiado; tende cuidado dele, não constrangidos, mas de bom grado, segundo Deus, não por amor de lucro vil, mas por dedicação, não como que exercendo domínio sobre os Eleitos, mas fazendo-vos de coração modelos do rebanho. Quando então aparecer o Supremo Pastor recebereis a coroa imarcessível da glória. O Deus de toda a graça, que no Cristo Jesus nos chamou para a sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, vos aperfeiçoará, fortificará e consolidará. A Ele a glória e por todos os séculos. Amen.

Evangelho (Mt 16, 13-19)
Naquele tempo, veio Jesus para os lados de Cesareia de Filipe, e interrogou os seus discípulos: Na opinião dos homens quem é o Filho do homem? E eles responderam: Uns dizem que é João Batista, outros que é Elias, outros que Jeremias ou algum dos Profetas. Disse-lhes Jesus: E vós, quem julgais que eu sou? Tomando a palavra, Simão Pedro disse: Vós sois o Cristo, Filho de Deus vivo. E respondendo, Jesus disse: Bem-aventurado és tu, Simão Bar Jonas [filho de Jonas], porque não foi a carne e o sangue que te revelaram isso, mas meu Pai que está nos céus. E por isso te digo que és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do Reino dos céus. E tudo que ligares sobre a terra, será ligado nos céus; e tudo o que desligares sobre a terra, será desligado nos céus.