Pelos anos 90 ele fazia comentários sobre a TFP (Tradição, Família e Propriedade), uma organização fundada pelo Dr. Plinio Corrêa de Oliveira, que foi um influente líder católico brasileiro. Dr. Plinio foi um defensor fervoroso do catolicismo tradicional e crítico do comunismo e do progressismo religioso.
Dom Williamson, em seus comentários, geralmente defende a postura tradicionalista de figuras como Dr. Plinio e Dom Mayer, destacando a importância da preservação das tradições católicas e criticando as mudanças introduzidas pelo Concílio Vaticano II.
Dom Williamson, em seus comentários, geralmente defende a postura tradicionalista de figuras como Dr. Plinio e Dom Mayer, destacando a importância da preservação das tradições católicas e criticando as mudanças introduzidas pelo Concílio Vaticano II.
Em suas palestras e escritos, Dom Williamson frequentemente destaca o que ele vê como uma falta de alinhamento da TFP com os princípios mais rigorosos do catolicismo tradicionalista. Ele também critica a ênfase da TFP em aspectos sociais e políticos, argumentando que isso pode desviar o foco das questões espirituais e doutrinárias centrais.
Critica a TFP por promover uma forma de catolicismo que, segundo ele, minimiza a importância do clero. Ele acredita que a TFP coloca uma ênfase excessiva na ação dos leigos e nas questões sociais e políticas, em detrimento da autoridade e do papel central do clero na Igreja Católica. Para Dom Williamson, essa abordagem pode enfraquecer a estrutura tradicional da Igreja e desviar o foco das questões espirituais e doutrinárias essenciais.
Critica a TFP pela postura personalista em torno da figura de Plinio Corrêa de Oliveira. Ele acredita que essa ênfase excessiva em um único líder pode desviar o foco dos princípios e valores centrais do catolicismo tradicional. Para Dom Williamson, a centralização em torno de uma figura carismática pode criar uma dependência que não é saudável para a estrutura eclesiástica e para a fé dos seguidores.
Diz que assim a TFP se tornou um verdadeiro culto em torno da figura de Plinio Corrêa de Oliveira. Ele acredita que a devoção excessiva a Plinio e a centralização de poder e influência em torno de sua pessoa desviam a organização dos princípios fundamentais do catolicismo tradicional.