Livros sobre o renascimento litúrgico do século XIX, de Dom Prosper Guéranger (1805–1875)


Dom Prosper Guéranger (1805–1875) foi um monge beneditino, liturgista e teólogo francês, conhecido por ter restaurado a vida monástica beneditina na França após a Revolução e por ser uma das figuras centrais do movimento de renascimento litúrgico do século XIX. Em 1836, fundou a abadia de Solesmes, que se tornou um centro de renovação espiritual e litúrgica, notadamente pela recuperação do canto gregoriano e pela defesa do rito romano tradicional. Guéranger foi um fervoroso defensor da centralização litúrgica sob Roma, combatendo as liturgias locais galicanas e promovendo a unidade da Igreja por meio da liturgia universal. Sua obra mais conhecida, L’Année Liturgique (O Ano Litúrgico), é uma monumental série de 15 volumes que apresenta a espiritualidade e a teologia das festas do calendário romano com profundidade e piedade. Dom Guéranger também teve papel importante na definição dogmática da Imaculada Conceição e na preparação para o Concílio Vaticano I, sendo um dos primeiros a sustentar teologicamente a infalibilidade papal.

GUÉRANGER, Prosper. O ano litúrgico: explicação das festas da Igreja segundo o espírito dos santos Padres. Trad. Frei Pedro da Encarnação. Juiz de Fora: Mosteiro da Santa Cruz, 2001–2022. 15 v.
GUÉRANGER, Prosper. Institutions liturgiques. Paris: Périsse Frères, 1840. 3 v.
GUÉRANGER, Prosper. La messe: explication des prières et des cérémonies de la messe. Paris: Téqui, 1939.
GUÉRANGER, Prosper. Sainte Cécile et la société romaine aux deux premiers siècles. Paris: Périsse Frères, 1858.
GUÉRANGER, Dom Próspero. A Santa Missa: explicação das orações e cerimônias da Missa. Trad. Pe. Mateus Cardoso. 3. ed. Rio de Janeiro: Permanência, 2002.
GUÉRANGER, Dom Próspero. Catecismo da História Sagrada. Trad. Ir. Tarcísio de Jesus Maria. Juiz de Fora: Mosteiro da Santa Cruz, 2003.
GUÉRANGER, Dom Próspero. O Espírito da Liturgia. São Paulo: Editora Ecclesiae, 2020.