Este artigo, escrito pelo Padre Anthony Cekada em 2004, discute uma citação frequentemente usada de São Roberto Belarmino sobre "resistência" ao papa, que tem sido empregada por tradicionalistas católicos para justificar sua oposição a certas mudanças na Igreja pós-Vaticano II.
Principais pontos:
A citação é frequentemente tirada de contexto e mal interpretada.Belarmino estava se referindo a um papa moralmente mau dando ordens moralmente más, não a um que ensina erros doutrinários ou impõe leis ruins.O contexto original era um debate sobre o galicanismo, não sobre um papa herético.A "resistência" mencionada por Belarmino era destinada a reis e prelados, não a católicos individuais.Em um capítulo posterior, Belarmino ensina que um papa herético perde automaticamente sua autoridade.A citação não pode ser aplicada à crise atual na Igreja ou usada contra o sedevacantismo.
O autor argumenta que o uso desta citação por tradicionalistas para justificar a "resistência" aos papas pós-Vaticano II, enquanto ainda os reconhecem como verdadeiros papas, é baseado em má interpretação e falta de compreensão do contexto original.
Data Relevante para o Tradicionalismo e a Resistência ao Vaticano II
O tradicionalismo católico, que defende uma resistência às mudanças introduzidas pelo Concílio Vaticano II (1962-1965), tem suas raízes em várias reações ao que muitos consideram uma ruptura com a tradição da Igreja. Uma data particularmente relevante para este movimento é 1969, quando o arcebispo Marcel Lefebvre fundou a Fraternidade Sacerdotal São Pio X (FSSPX).
Fonte: 1
O tradicionalismo católico, que defende uma resistência às mudanças introduzidas pelo Concílio Vaticano II (1962-1965), tem suas raízes em várias reações ao que muitos consideram uma ruptura com a tradição da Igreja. Uma data particularmente relevante para este movimento é 1969, quando o arcebispo Marcel Lefebvre fundou a Fraternidade Sacerdotal São Pio X (FSSPX).
Fonte: 1