Michael Davies foi um escritor católico tradicionalista conhecido por suas obras críticas sobre as mudanças litúrgicas e teológicas na Igreja Católica após o Concílio Vaticano II. Aqui estão alguns dos seus livros mais notáveis:
A Revolução Litúrgica na Igreja Católica (Trilogia): Volume I: A Reforma Litúrgica de Cranmer, Volume II: O Concílio de João XXIII, Volume III: A Missa Nova de Paulo VI
Apologia Pro Marcel Lefebvre (Trilogia): Uma defesa do Arcebispo Marcel Lefebvre e da Sociedade de São Pio X.
Santo Atanásio - Defensor da Ortodoxia:Uma biografia de Santo Atanásio, focando em sua defesa da fé ortodoxa contra o arianismo.
Bombas-relógio Litúrgicas no Vaticano II:Uma análise crítica das mudanças litúrgicas introduzidas pelo Concílio Vaticano II.
Medjugorje: The First Twenty-One Years (1981-2002):Uma contribuição baseada em fontes para a história definitiva das alegadas aparições da Virgem Maria em Medjugorje.
Volume I: A Reforma Litúrgica de Cranmer
Concentra-se na reforma litúrgica promovida por Thomas Cranmer durante a Reforma Protestante na Inglaterra e sua relevância para entender as reformas litúrgicas posteriores na Igreja Católica.
Thomas Cranmer e a Reforma Inglesa:
Thomas Cranmer foi o Arcebispo de Cantuária e uma figura-chave na Reforma Protestante inglesa, liderando a criação do "Book of Common Prayer" (Livro de Oração Comum) em 1549 e 1552. Davies argumenta que as reformas litúrgicas de Cranmer foram projetadas para alterar a teologia subjacente da liturgia católica, transformando radicalmente a Missa para refletir a doutrina protestante da época.
Mudanças Litúrgicas:
Mudanças Litúrgicas:
O livro detalha as mudanças específicas introduzidas por Cranmer, como a criação do Livro de Oração Comum (Book of Common Prayer), que substituiu a Missa Católica tradicional. Davies argumenta que essas mudanças foram projetadas para refletir a teologia protestante, especialmente a negação da transubstanciação e a ênfase na “ceia do Senhor” como um memorial simbólico.
Comparações com o Movimento Litúrgico Moderno:
Davies traça paralelos entre as reformas de Cranmer e as reformas litúrgicas promovidas pelo Concílio Vaticano II, sugerindo que ambas as reformas tentaram simplificar a liturgia e torná-la mais acessível, mas com possíveis consequências teológicas controversas. Ele argumenta que, assim como a reforma de Cranmer procurou mudar a compreensão dos fiéis sobre a Eucaristia e outros sacramentos, a reforma pós-Vaticano II também foi vista como uma tentativa de "protestantizar" a Missa Católica.
Contexto do Concílio Vaticano II:Davies explora o contexto histórico e eclesiástico que levou à convocação do Concílio Vaticano II, destacando as expectativas e os objetivos do Papa João XXIII.
Documentos Conciliários:O autor examina os principais documentos produzidos pelo Concílio, com foco especial na Constituição sobre a Sagrada Liturgia (Sacrosanctum Concilium). Ele discute como esses documentos foram interpretados e implementados após o Concílio.
Mudanças Litúrgicas:Davies detalha as mudanças litúrgicas introduzidas pelo Concílio, incluindo a reforma do rito da Missa. Ele argumenta que essas mudanças representaram uma ruptura significativa com a tradição litúrgica anterior.
Teologia e Doutrina:O livro aborda as mudanças teológicas promovidas pelo Concílio, especialmente no que diz respeito à eclesiologia, à relação com outras religiões e à liberdade religiosa. Davies critica essas mudanças como sendo contrárias à tradição católica.
Impacto e Consequências:Davies discute as consequências das reformas do Concílio Vaticano II para a Igreja Católica, argumentando que elas levaram a uma crise de identidade e a uma perda de fé entre os fiéis, sendo uma traição à tradição apostólica e uma causa de confusão e divisão dentro da Igreja.
Volume III: A Missa Nova de Paulo VI
Neste livro, Davies oferece uma análise crítica da reforma litúrgica implementada pelo Papa Paulo VI após o Concílio Vaticano II.
Desenvolvimento do Novus Ordo:O autor detalha o processo de desenvolvimento do novo rito, incluindo o papel do Arcebispo Annibale Bugnini e da Comissão para a Implementação da Reforma Litúrgica. Davies argumenta que o novo rito foi influenciado por teologias protestantes e modernistas.
Comparação com a Missa Tridentina:Davies compara o Novus Ordo com a Missa Tridentina (Rito Tradicional), destacando as diferenças teológicas e litúrgicas. Ele critica o novo rito por se afastar da teologia eucarística definida pelo Concílio de Trento.
Críticas e Controvérsias:O livro aborda as críticas feitas ao Novus Ordo, incluindo a famosa carta dos cardeais Ottaviani e Bacci, que descrevem o novo rito como um “impressionante afastamento” da teologia católica tradicional.
Impacto na Igreja:Davies argumenta que a reforma litúrgica levou a uma crise de fé e a uma perda de reverência pela Eucaristia.