27 ABRIL - DOMINGO IN ALBIS


Introito (I Pe 2, 2 | Sl 80, 2) (Áudio)
Quasi modo géniti infántes, allelúia... Como meninos recém-nascidos, aleluia, razoáveis todavia, desejai sinceramente o leite [espiritual], aleluia, aleluia, aleluia. Sl. Cantai alegremente a Deus, nosso auxílio; cantai jubilosos ao Deus de Jacó. ℣. Glória ao Pai…

Epístola (I Jo 5, 4-10)
Leitura da Epístola de São João Apóstolo.Caríssimos: Tudo o que nasceu de Deus vence o mundo; e a vitória que vence o mundo, é a nossa fé. Quem é que vence o mundo senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus ? Ele é O que veio pela água e pelo sangue, Jesus Cristo; não só pela água, senão pela água e pelo sangue [batismo e morte na cruz]. Também o Espírito é o que dá testemunho que Cristo é a Verdade. Porque três são os que testemunham no céu: o Pai, o Verbo e o Espírito Santo; e estes três são um só [testemunho]. E são três os que testemunham na terra: o Espírito, a água e o sangue; e estes três são um só [testemunho]. Se admitimos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é o maior; ora, este é o testemunho de Deus, que é maior, porque Ele o deu de seu Filho. Quem crê no Filho de Deus tem em si o testemunho de Deus.

Evangelho (Jo 20, 19-31)
Naquele tempo, chegada já a tarde daquele dia, que era o primeiro dia da semana, e estando fechadas as portas do lugar onde se achavam reunidos os discípulos com medo dos judeus, veio Jesus, e pondo-se no meio deles, disse-lhes : A paz seja convosco. E dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Alegraram-se muito os discípulos, vendo o Senhor. Disse-lhes Jesus outra vez: A paz seja convosco! Assim como meu Pai me enviou, assim também eu vos envio. Ditas estas palavras, soprou sobre eles, dizendo-lhes : Recebei o Espírito Santo. Aqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados: e àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos. Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles, quando veio Jesus. Disseram-lhe, pois, os outros discípulos : Vimos o Senhor! Ele porém lhes disse: Se eu não vir em suas mãos o sinal dos cravos, se não meter o meu dedo no lugar dos cravos, e se não meter minha mão em seu lado, não acreditarei. Oito dias depois, estavam os discípulos de Jesus outra vez no mesmo lugar e Tomé com eles. Veio Jesus, estando fechadas as portas. E pondo-se no meio deles, disse: A paz seja convosco! Depois disse a Tomé: Mete aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; chega também a tua mão e mete-a em meu lado; não sejas incrédulo, mas fiel. Respondeu Tomé e disse-Lhe: Meu Senhor e meu Deus! Disse-lhe Jesus: Tu creste, ó Tomé, porque me viste; bem-aventurados os que não viram e todavia creram. Jesus fez ainda em presença dos discípulos, muitos outros milagres, que não foram escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus Cristo é o Cristo, Filho de Deus; e para que, crendo, tenhais a vida em seu Nome.

Homilias e Explicações Teológicas
A fé, que é a vitória sobre o mundo, não é um mero assentimento intelectual, mas um dom divino que nos une ao testemunho do Espírito, da água e do sangue, pois estes três convergem para revelar a verdade do Filho de Deus encarnado, cuja divindade é confirmada pela sua humanidade redentora (Santo Agostinho, Comentário à Primeira Carta de João, 10.1). A dúvida de Tomé, longe de ser uma fraqueza, é um caminho pedagógico ordenado por Cristo, que, ao permitir o toque em suas chagas, ensina que a fé verdadeira nasce da humildade de reconhecer a verdade divina manifestada na carne, elevando a confissão de Tomé a um ato de adoração que transcende a visão (São Gregório Magno, Homilias sobre os Evangelhos, 26.7). O testemunho do Espírito, que procede do Pai e do Filho, é o fundamento da certeza da fé, pois, como o amor de Deus se manifesta na entrega do Filho, a confiança do crente repousa na unidade da Trindade, que autentica a missão salvífica de Cristo (Santo Tomás de Aquino, Comentário à Primeira Carta de João, 5.7). A aparição de Jesus aos discípulos, com portas fechadas, simboliza a entrada do Verbo na alma, que, mesmo encerrada pelo medo ou pecado, é penetrada pela graça divina, oferecendo paz e missão aos que creem sem ver, pois a fé é o olhar interior que contempla o Ressuscitado (São Bernardo de Claraval, Sermões sobre o Cântico dos Cânticos, 28.9).

Síntese Comparativa com os Demais Evangelhos
O relato de João 20,19-31, com a aparição de Jesus aos discípulos e a dúvida de Tomé, apresenta elementos únicos quando comparado aos outros evangelhos. Em Mateus 28,16-20, a aparição de Jesus na Galileia enfatiza a missão universal de fazer discípulos, sem referência ao toque nas chagas ou à dúvida de um apóstolo, destacando a autoridade de Cristo sobre céu e terra. Marcos 16,14-18 menciona a incredulidade dos discípulos como grupo, mas não individualiza Tomé, focando na ordem de pregar e nos sinais que acompanharão os crentes, como curas e exorcismos. Lucas 24,36-49 complementa João ao descrever Jesus comendo com os discípulos, reforçando a corporeidade da ressurreição, e explicando as Escrituras, um aspecto ausente em João, que prioriza a paz e a fé gerada pelo encontro pessoal. Esses evangelhos, ao omitirem a confissão explícita de Tomé (“Meu Senhor e meu Deus”), destacam menos a dimensão adoracional da fé e mais a missão e a continuidade da obra de Cristo.

Síntese Comparativa com Textos de São Paulo
O evangelho de João 20,19-31, com sua ênfase na fé em Cristo Ressuscitado e na paz concedida aos discípulos, encontra complementos significativos nas epístolas paulinas. Em Romanos 5,1-5, Paulo explica que a paz com Deus vem pela justificação através da fé, um processo que aprofunda a “paz” oferecida por Jesus em João, vinculando-a à esperança e à perseverança nas tribulações, aspectos não abordados no evangelho. Em 1 Coríntios 15,12-19, Paulo argumenta que a ressurreição de Cristo é o fundamento da fé cristã, complementando a experiência de Tomé ao afirmar que, sem a ressurreição, a fé seria vã, um raciocínio teológico ausente em João. Em Gálatas 2,20, a ideia de viver pela fé no Filho de Deus, que se entregou por amor, ecoa a confissão de Tomé, mas Paulo a universaliza, descrevendo a fé como uma vida nova em Cristo, não limitada ao momento do encontro físico.