🗓️29 JULHO - S. MARTA, Virgem


Santa Marta é reconhecida como virgem e irmã de Lázaro e Maria de Betânia, figuras centrais nos Evangelhos. Embora as Escrituras não forneçam datas precisas de seu nascimento ou morte, sua vida está intrinsecamente ligada aos eventos do Novo Testamento, particularmente no século I, durante o ministério de Jesus. Marta é conhecida por sua hospitalidade, acolhendo Jesus em sua casa em Betânia, como narrado em Lucas 10, 38-42, e por ser testemunha da ressurreição de seu irmão Lázaro (Jo 11). Sua obra espiritual é marcada pela fé prática, serviço ativo e confiança em Cristo, mesmo em meio à inquietação, como revelado em sua interação com o Senhor. A tradição a venera como modelo de serviço e devoção, com sua festa litúrgica enraizada na espiritualidade da Igreja primitiva.

Introito (Sl 44, 8 | ib., 2)
Dilexísti justítiam, et odísti iniquitátem... Amastes a justiça e odiastes a iniquidade. Por isto, Deus, o vosso Deus, vos ungiu com óleo de alegria, mais que às vossas companheiras. Sl. Exulta o meu coração em alegre canto: ao Rei dedico as minhas obras. ℣. Glória ao Pai…

Coleta
Ouvi-nos, ó Deus, nosso Salvador, e concedei que assim como nos alegramos com a festividade de Santa Marta, vossa Virgem, assim sejamos por ela instruídos na verdadeira devoção. Por N.S.

Epístola (II Cor 10, 17-18; 11, 1-2)
Irmãos: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor. Porque não é o que se recomenda a si mesmo que é aprovado, mas, sim, aquele que Deus recomenda. Ah! se quisésseis suportar um pouco de loucura de minha parte; mas suportai-me ainda. Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus. Com efeito, eu vos desposei com um Esposo único, para vos consagrar ao Cristo como virgem pura.

Evangelho (Lc 10, 38-42)
Naquele tempo, entrou Jesus em uma aldeia, e uma mulher, chamada Marta, O recebeu em sua casa. Tinha esta uma irmã, chamada Maria, a qual, sentando-se aos pés do Senhor, ouvia a sua palavra. Marta, porém, se afadigava na contínua lida da casa; e, chegando-se perto, disse: Senhor, não Vos importais que minha irmã me deixe só com o serviço da casa? Mandai, pois, que ela me ajude. E o Senhor, respondendo, disse-lhe: Marta, Marta, cuidadosa e inquieta andas com muitas coisas; entretanto uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada.

Reflexões

  1. A justiça que Marta amou e a iniquidade que odiou, conforme o introito, não são apenas atos externos, mas a orientação do coração para Deus 🙏, que unge a alma com o óleo da caridade. Marta, em sua hospitalidade, manifesta essa justiça, pois servir a Cristo é amar a ordem divina que Ele estabelece. (Santo Agostinho, Sermões sobre os Salmos, 44, 8)
  2. O zelo de Marta, que a Epístola descreve como o zelo de Deus, reflete a chama do amor divino 🔥 que purifica a alma para a união com Cristo, o Esposo. Sua inquietação no serviço não é defeito, mas um ardor que, ordenado pela caridade, conduz à santidade. (São Gregório Magno, Homilias sobre os Evangelhos, 28)
  3. A “melhor parte” escolhida por Maria, segundo o Evangelho, não condena a ação de Marta, mas aponta para a eternidade da contemplação 🌟, onde a alma repousa em Deus. Marta, em seu serviço, prepara o coração para essa união, pois a caridade ativa é o alicerce da visão beatífica. (São Bernardo de Claraval, Sermões sobre o Cântico dos Cânticos, 57)
  4. A unção de Marta com o “óleo de alegria” (introito) simboliza a graça que a distingue 🎁, não por mérito próprio, mas pela eleição divina. Sua vida de serviço é um reflexo da humildade que aceita a vontade de Deus acima de tudo. (Santo Ambrósio, Sobre as Virgens, 2, 2)
  5. Em João 11, 20-27, Marta demonstra uma fé teológica profunda ao encontrar Jesus antes da ressurreição de Lázaro, proclamando sua crença na ressurreição e na divindade de Cristo ✝️. Essa confissão explícita de fé não aparece em Lucas 10, 38-42, onde seu papel é centrado no serviço.
  6. João 12, 1-8 descreve Marta servindo durante o jantar em Betânia 🍽️, complementando Lucas ao mostrar sua constância no serviço, enquanto Maria unge os pés de Jesus, reforçando a complementaridade entre ação e contemplação.
  7. Em Mateus 26, 6-13 e Marcos 14, 3-9, o contexto do jantar em Betânia omite Marta, mas destaca a unção de Jesus por uma mulher (provavelmente Maria), sugerindo que a hospitalidade de Marta criou o ambiente para esse ato de adoração 🕊️.
  8. Em Romanos 12, 11-13, Paulo exorta os cristãos a serem “fervorosos no espírito” e a praticarem a hospitalidade, ecoando a dedicação de Marta ao serviço 🙌, que não é mencionada explicitamente no Evangelho de Lucas como uma virtude espiritual.
  9. Em 1 Coríntios 13, 1-3, Paulo enfatiza que todo serviço, como o de Marta, deve ser guiado pela caridade ❤️, pois sem ela, até as maiores obras são vãs. Isso adiciona uma dimensão espiritual ao trabalho de Marta, não explícita em Lucas.
  10. Em Filipenses 2, 4-8, a humildade de Cristo, que se fez servo, ilumina o serviço de Marta como uma imitação do próprio Cristo 🙇, que não é destacado diretamente no relato de Lucas.
  11. O Missal Romano (edição de 1920, In Festis Sanctae Marthae) sublinha que a hospitalidade de Marta é um modelo de caridade prática, que prepara a alma para a contemplação 📖, complementando a narrativa de Lucas ao destacar sua virtude como exemplo para os fiéis.
  12. O Breviário Romano (edição de 1948, Lição do Segundo Noturno) descreve Marta como uma figura de ação ordenada à contemplação, sugerindo que seu serviço é uma via para a santidade 🌹, um aspecto não diretamente abordado no Evangelho.
  13. A encíclica Rerum Ecclesiae (Pio XI, 1926) exalta a vida ativa dos santos como um reflexo da missão da Igreja ⛪, conectando a hospitalidade de Marta ao chamado universal de servir a Cristo nos irmãos, uma dimensão mais ampla que o contexto doméstico de Lucas.