Tópicos a serem defendidos:
Conhecimento de Deus pela Razão Natural: Afirmar que Deus pode ser conhecido com certeza pela luz natural da razão a partir da observação do mundo criado (teologia natural).
Tópicos a serem rejeitados:
Provas Exteriores da Revelação: Aceitar os milagres e profecias como sinais seguros da origem divina da religião cristã.
Instituição da Igreja por Cristo: Crer que a Igreja foi instituída por Cristo e construída sobre Pedro e seus sucessores.
Continuidade da Doutrina da Fé: Defender que a doutrina da fé foi transmitida desde os Apóstolos sem mudança de significado.
Natureza da Fé: Afirmar que a fé é um assentimento da inteligência à verdade revelada por Deus, e não um sentimento subjetivo.
Submissão às Encíclicas: Submeter-se às condenações e proibições contidas na encíclica Pascendi e no decreto Lamentabili.
Não Contradição entre Fé e História: Rejeitar a ideia de que a fé pode contradizer a história ou que os dogmas católicos sejam irreconciliáveis com uma visão realista das origens da religião cristã.
Unidade entre Crente e Historiador: Rejeitar a ideia de que um cristão possa separar sua fé de sua prática como historiador.
Interpretação das Escrituras: Defender o método de interpretação das Escrituras que se alinha com a Tradição da Igreja e a Sé Apostólica.
Supernaturalidade da Tradição: Rejeitar a ideia de que a Tradição sagrada não tenha nada de divino, especialmente em um sentido panteísta.
Instituição da Igreja por Cristo: Crer que a Igreja foi instituída por Cristo e construída sobre Pedro e seus sucessores.
Continuidade da Doutrina da Fé: Defender que a doutrina da fé foi transmitida desde os Apóstolos sem mudança de significado.
Natureza da Fé: Afirmar que a fé é um assentimento da inteligência à verdade revelada por Deus, e não um sentimento subjetivo.
Submissão às Encíclicas: Submeter-se às condenações e proibições contidas na encíclica Pascendi e no decreto Lamentabili.
Não Contradição entre Fé e História: Rejeitar a ideia de que a fé pode contradizer a história ou que os dogmas católicos sejam irreconciliáveis com uma visão realista das origens da religião cristã.
Unidade entre Crente e Historiador: Rejeitar a ideia de que um cristão possa separar sua fé de sua prática como historiador.
Interpretação das Escrituras: Defender o método de interpretação das Escrituras que se alinha com a Tradição da Igreja e a Sé Apostólica.
Supernaturalidade da Tradição: Rejeitar a ideia de que a Tradição sagrada não tenha nada de divino, especialmente em um sentido panteísta.
Tópicos a serem rejeitados:
Evolução dos Dogmas: Rejeitar a noção de que os dogmas podem evoluir ou mudar de significado ao longo do tempo.
Dogmas como Invenção Humana: Rejeitar a ideia de que os dogmas são meras invenções filosóficas ou produtos da consciência humana.
Fé como Sentimento Subjetivo: Rejeitar a visão de que a fé é apenas um sentimento subjetivo emergente do subconsciente.
Contradição entre Fé e Realidade Histórica: Rejeitar a ideia de que a fé cristã possa ser contraditória com uma visão realista da história.
Crítica Textual como Norma Suprema: Rejeitar o uso exclusivo da crítica textual racionalista para interpretar as Escrituras, desconsiderando a Tradição da Igreja.
Interpretação Científica dos Escritos dos Padres: Rejeitar a ideia de que os escritos dos Padres devem ser interpretados puramente com métodos científicos, sem levar em conta a autoridade sagrada.
Modernismo: Rejeitar o modernismo, especialmente a ideia de que a Tradição sagrada não possui nada de divino ou que é apenas uma continuação histórica por esforço humano.
Dogmas como Invenção Humana: Rejeitar a ideia de que os dogmas são meras invenções filosóficas ou produtos da consciência humana.
Fé como Sentimento Subjetivo: Rejeitar a visão de que a fé é apenas um sentimento subjetivo emergente do subconsciente.
Contradição entre Fé e Realidade Histórica: Rejeitar a ideia de que a fé cristã possa ser contraditória com uma visão realista da história.
Crítica Textual como Norma Suprema: Rejeitar o uso exclusivo da crítica textual racionalista para interpretar as Escrituras, desconsiderando a Tradição da Igreja.
Interpretação Científica dos Escritos dos Padres: Rejeitar a ideia de que os escritos dos Padres devem ser interpretados puramente com métodos científicos, sem levar em conta a autoridade sagrada.
Modernismo: Rejeitar o modernismo, especialmente a ideia de que a Tradição sagrada não possui nada de divino ou que é apenas uma continuação histórica por esforço humano.