27 dez
S. João, apóstolo e evangelista


🦅São João Evangelista, o "discípulo amado", foi o único dos apóstolos a permanecer ao pé da Cruz e a quem Jesus confiou Sua Mãe Santíssima. Autor do quarto Evangelho, de três epístolas e do Apocalipse, sua obra é marcada pela profunda elevação teológica sobre a divindade do Verbo e o mistério do Amor Divino. Após sobreviver milagrosamente ao martírio em óleo fervente em Roma, foi exilado na ilha de Patmos e, posteriormente, retornou a Éfeso, onde faleceu em idade avançada, por volta do ano 100 d.C., sendo o único do colégio apostólico a não morrer pelo martírio de sangue, mas pelo consumamento de uma vida inteiramente dedicada ao amor de Deus.

📜Introito (Eclo 15, 5 | Sl 91, 2)

In médio Ecclésiæ apéruit os ejus: et implévit eum Dóminus spíritu sapiéntiæ et intelléctus: stolam glóriæ índuit eum. 
No meio da assembleia, o Senhor o fez falar e o encheu com o Espírito de sabedoria e inteligência. E o revestiu com uma túnica de glória. É bom louvar o Senhor e cantar salmos a vosso Nome, ó Altíssimo.

📜Epístola (Eclo 15, 1-6)

Aquele que teme a Deus praticará boas obras, e o que está firmado na justiça possuirá a sabedoria, que lhe virá ao encontro como mãe cheia de dignidade. Ela o nutrirá com o pão da vida e da inteligência, e lhe dará a beber a água da sabedoria salutar. E firmar-se-á nele e torná-lo-á inabalável. Sustentá-lo-á e ele não será confundido. Ela o exalta entre os seus companheiros e o faz falar no meio da assembleia; enche-o com o Espírito de sabedoria e de inteligência e o reveste com manto de glória. O Senhor, nosso Deus, o cumulará de alegria e exultação e dar-lhe-á por herança um nome eterno.

📜Evangelho (Jo 21, 19-24)

Naquele tempo, disse Jesus a Pedro: Segue-me. Voltando-se, Pedro viu que o seguia aquele discípulo a quem Jesus amava, e que, na ceia, reclinara a cabeça sobre o seu peito e Lhe perguntara: Senhor, quem é aquele que Vos há de trair? Por isso, vendo-o, Pedro disse a Jesus: Senhor, e o que será deste? Respondeu-lhe Jesus: Eu quero que fique assim, até que eu venha; que te importa? Segue-me. Correu logo esta notícia entre os irmãos que aquele discípulo não haveria de morrer. No entanto, Jesus não lhe dissera: Não morrerá. E sim: Eu quero que fique assim, até que eu venha; que te importa? É este mesmo discípulo quem dá testemunho destas coisas e as escreveu, e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro.

🕯️A Sabedoria Contemplativa do Discípulo Amado

🏹A liturgia consagra a São João o título de teólogo por excelência, aquele que, ao reclinar a cabeça sobre o peito do Verbo Encarnado, sorveu as águas da sabedoria eterna que a Epístola descreve como o pão da inteligência. Santo Agostinho ensina que, enquanto Pedro simboliza a vida ativa e as lutas da Igreja militante, João representa a vida contemplativa, o repouso na verdade que se estende até a vinda final do Senhor (Tratados sobre o Evangelho de João, 124, 5). Essa sabedoria não é mera erudição humana, mas um dom do Espírito que o revestiu com a túnica de glória mencionada no Introito, permitindo-lhe anunciar que o Verbo se fez carne (Jo 1, 14). O Catecismo da Igreja Católica recorda que o testemunho do apóstolo amado é o fundamento da nossa fé na divindade de Cristo (CIC 454). No Evangelho, o diálogo entre Jesus e Pedro revela que o destino de João - o de "ficar" até que o Senhor venha - manifesta a permanência da doutrina da caridade e da contemplação na Igreja. Como explica São Tomás de Aquino, o amor de João era mais terno e familiar, o que lhe conferia uma inteligência mais profunda dos mistérios divinos (Suma Teológica, II-II, q. 124, a. 5). Portanto, a festa de hoje convida o fiel a buscar essa sabedoria salutar, nutrindo-se da Palavra e da Eucaristia para que, como o Evangelista, possamos dar um testemunho verdadeiro e inabalável da luz que dissipa as trevas do mundo.

📅Veja o calendário do mês aqui.