27 DEZ - SÃO JOÃO, Apóstolo e Evangelista


Introito (Eclo 15, 5 | Sl 91, 2)
In médio Ecclésiæ apéruit os ejus... No meio da assembleia, o Senhor o fez falar e o encheu com o Espírito de sabedoria e inteligência. E o revestiu com uma túnica de glória. Sl. É bom louvar o Senhor e cantar salmos a vosso Nome, ó Altíssimo. ℣. Glória ao Pai.

Epístola (Eclo 15, 1-6)
Aquele que teme a Deus praticará boas obras, e o que está firmado na justiça possuirá a sabedoria, que lhe virá ao encontro como mãe cheia de dignidade. Ela o nutrirá com o pão da vida e da inteligência, e lhe dará a beber a água da sabedoria salutar. E firmar-se-á nele e torná-lo-á inabalável. Sustentá-lo-á e ele não será confundido. Ela o exalta entre os seus companheiros e o faz falar no meio da assembleia; enche-o com o Espírito de sabedoria e de inteligência e o reveste com manto de glória. O Senhor, nosso Deus, o cumulará de alegria e exultação e dar-lhe-á por herança um nome eterno.

Gradual (Jo 21, 23 e 19 | ib., 14)
Espalhou-se entre os irmãos que aquele discípulo não haveria de morrer; mas Jesus não dissera: Ele não morrerá. ℣. E sim: Eu quero que fique assim, até que eu venha; segue-me tu. Aleluia, aleluia. ℣. É este mesmo discípulo quem dá testemunho destas coisas; e sabem os que o seu testemunho é verdadeiro. Aleluia.

Evangelho (Jo 21, 19-24)
Naquele tempo, disse Jesus a Pedro: Segue-me. Voltando-se, Pedro viu que o seguia aquele discípulo a quem Jesus amava, e que, na ceia, reclinara a cabeça sobre o seu peito e Lhe perguntara: Senhor, quem é aquele que Vos há de trair? Por isso, vendo-o, Pedro disse a Jesus: Senhor, e o que será deste? Respondeu-lhe Jesus: Eu quero que fique assim, até que eu venha; que te importa? Segue-me. Correu logo esta notícia entre os irmãos que aquele discípulo não haveria de morrer. No entanto, Jesus não lhe dissera: Não morrerá. E sim: Eu quero que fique assim, até que eu venha; que te importa? É este mesmo discípulo quem dá testemunho destas coisas e as escreveu, e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro.