Diogo Rafael Moreira escreve um texto em que Bento XVI promoveria um indiferentismo frente ao protestantismo, considerando três aspectos:
Bento XVI defende uma "obediência comum" entre católicos e protestantes. Esta posição, expressa em seu discurso de 2011: "católicos e luteranos devem comemorar sua 'obediência comum a nosso Senhor e à sua Palavra'", contradiz o Syllabus de Pio IX que condenava a ideia de que "o protestantismo não é outra coisa que uma forma diferente da própria verdadeira religião cristã".
Sua promoção de orações conjuntas com protestantes. Bento XVI defendia rezar juntos, mas isto contraria Pio XI em Mortalium Animos: "Ninguém ignora por certo que o próprio João, o Apóstolo da Caridade [...] vetou inteiramente até mesmo manter relações com os que professavam de forma não íntegra e incorrupta a doutrina de Cristo".
Católicos e protestantes compartilham culpa pela divisão. São Cipriano dizia que a Igreja é indivisível: "A unidade não pode ser cindida: um corpo que permanece único não pode dividir-se pelo fracionamento de seu organismo".
Bento XVI já defendia estas posições há muito tempo, veja sua declaração de 1982: "Ambas, a interpretação católica e protestante do cristianismo, tem significado, cada qual a sua maneira; elas são verdadeiras em seu momento histórico".
O ecumenismo promovido por Bento XVI leva ao "indiferentismo religioso e modernismo". Pio XI alertava contra tentativas de unidade que ignorassem diferenças fundamentais de doutrina: "De que modo pedirmos que participem de um só e mesmo Conselho homens que se distanciam por sentenças contrárias [...] os que afirmam e os que negam ser a sagrada Tradição uma fonte genuína da Revelação Divina?"
Referências
Nostis et Nobiscum - Pio IX (número 6)
Exsurge Domine - Papa Leão X (15 junho 1520)
Mortalium Animos - Papa Pio XI (6 janeiro 1928)
Satis Cognitum - Papa Leão XIII
Editae Saepe - São Pio X (número 9, 26 maio 1910)
Rerum Omnium Perturbationem - Papa Pio XI (número 4, 26 janeiro 1923)
Documentos de Bento XVI:
Discurso à Delegação da Igreja Unida Evangélica Luterana da Alemanha (2011)
Encontro com representantes do Conselho da "Igreja Evangélica da Alemanha" (23 setembro 2011)
Principles of Catholic Theology (1982, p. 16) - quando era Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé
São Cipriano - De cath. Eccl. unitate (números 6 e 23)
Fonte (1)