Comemoração de S. Tomás de Aquino, Confessor e Doutor.
Foi um dos mais influentes teólogos e filósofos da Igreja Católica, nascido em Roccasecca, Itália, em uma família nobre. Entrou na Ordem dos Dominicanos em 1244, contra a vontade de seus parentes, dedicando-se ao estudo e à espiritualidade. Estudou em Paris e Colônia, sendo discípulo de Santo Alberto Magno, e tornou-se mestre em teologia em 1256. Sua vida foi marcada pela busca da harmonia entre fé e razão, o que o levou a criar a síntese filosófico-teológica conhecida como Tomismo. Canonizado em 1323 por Papa João XXII, foi declarado Doutor da Igreja em 1567. Seus feitos espirituais incluem a profunda devoção eucarística e hinos litúrgicos, como os compostos para a festa de Corpus Christi. Uma das obras mais célebres de São Tomás de Aquino é a Summa Theologiae, escrita entre 1265 e 1274, um tratado monumental que aborda teologia, filosofia e ética. Nela, ele sistematiza o conhecimento cristão, respondendo a questões fundamentais sobre Deus, a criação e a moralidade. Um texto representativo é da Prima Pars, Questão 2, Artigo 3, onde ele apresenta as "Cinco Vias" para provar a existência de Deus. Ele escreve: Tudo o que se move é movido por outro. [...] Portanto, é necessário chegar a um primeiro motor, que não é movido por nada.
Foi um dos mais influentes teólogos e filósofos da Igreja Católica, nascido em Roccasecca, Itália, em uma família nobre. Entrou na Ordem dos Dominicanos em 1244, contra a vontade de seus parentes, dedicando-se ao estudo e à espiritualidade. Estudou em Paris e Colônia, sendo discípulo de Santo Alberto Magno, e tornou-se mestre em teologia em 1256. Sua vida foi marcada pela busca da harmonia entre fé e razão, o que o levou a criar a síntese filosófico-teológica conhecida como Tomismo. Canonizado em 1323 por Papa João XXII, foi declarado Doutor da Igreja em 1567. Seus feitos espirituais incluem a profunda devoção eucarística e hinos litúrgicos, como os compostos para a festa de Corpus Christi. Uma das obras mais célebres de São Tomás de Aquino é a Summa Theologiae, escrita entre 1265 e 1274, um tratado monumental que aborda teologia, filosofia e ética. Nela, ele sistematiza o conhecimento cristão, respondendo a questões fundamentais sobre Deus, a criação e a moralidade. Um texto representativo é da Prima Pars, Questão 2, Artigo 3, onde ele apresenta as "Cinco Vias" para provar a existência de Deus. Ele escreve: Tudo o que se move é movido por outro. [...] Portanto, é necessário chegar a um primeiro motor, que não é movido por nada.
Introito (Sl 26, 8 e 9 | ib., 1)
Tibi dixit cor meum, quæsívi vultum tuum. vultum tuum, Dómine, requíram... Meu coração Vos diz: Procuro a vossa face, Senhor, procurarei a vossa presença; não afasteis de mim a vossa face. Sl. O Senhor é minha Luz e minha Salvação; a quem temerei? ℣. Glória ao Pai.
Epístola (3 Reis, 17, 8-16)
Naqueles dias, a palavra do Senhor foi dirigida a Elias, de Tesbé, nestes termos: Levanta-te, vai a Sarepta dos Sidônios e ali permanece: porque ordenei ali a uma mulher viúva, que te sustente. Levantou-se [Elias] e foi a Sarepta. Chegando à porta da cidade, apareceu-lhe uma mulher viúva que juntava lenha. Chamou-a, dizendo-lhe: Dá-me um pouco dágua em um vaso, para que beba. Enquanto ela ia buscar água para lhe dar, ele gritou atrás dela, dizendo. Traze-me também, suplico-te, um bocado de pão, em tua mão. Ao que ela respondeu: Pelo Senhor, teu Deus, que não tenho pão; tenho apenas um pouco de farinha, quanto possa caber em uma vasilha, e um pouco de azeite em um vaso. Venho apanhar alguns pedaços de lenha para ir aprontar comida para mim e para meu filho, para que comamos e depois morramos. E Elias respondeu: Não te [preocupes, mas vai e faze como disseste; porem prepara primeiro para mim, desse restinho de farinha, um pequeno pão cozido nas cinzas e traze-mo; farás o mesmo depois para ti e para teu filho. Porque, eis o que disse o Senhor Deus de Israel: A farinha que está na vasilha não faltará, nem o óleo diminuirá no vaso até o dia em que o Senhor faça chover sobre a terra. Foi-se pois a mulher e fez conforme a palavra de Elias; e Ele comeu, e ela, e toda a sua família. E desde esse dia, a farinha não faltou na vasilha, nem o óleo diminuiu no vaso, como o Senhor dissera pela boca de Elias.
Evangelho (Mt 23, 1-12)
Naquele tempo, falou Jesus às multidões e a seus discípulos, dizendo: Sobre a cadeira de Moisés assentaram-se os escribas e os fariseus. Tudo pois, quanto eles vos disserem, observai-o e fazei-o. Não imiteis, porém, as suas obras, porque o que dizem, não o fazem. Eles amarram fardos pesados e insustentáveis e os põem nos ombros dos homens; não querem, porém, movê-los com um dedo seu. Fazem todas as suas obras, para serem vistos pelos homens, pelo que, usam filatérias mais largas e mais compridas franjas. Gostam dos primeiros lugares nas festas, e das primeiras cadeiras nas sinagogas, das saudações no foro, e de serem chamados mestres pelos homens. Vós, porém, não queirais ser chamados mestres, porque um só é vosso Mestre; todos vós sois, no entanto, irmãos. E não chameis de pai a ninguém na terra: um só é vosso Pai, O que está nos céus. Não vos chamem de mestres, que o vosso Mestre é só um: o Cristo. O que é o maior dentre vós será o vosso servo. Aquele que se exaltar será humilhado, e quem se humilhar exaltado será.
São João Crisóstomo, Homilia 72 – O padre doutor São João Crisóstomo afirma que os escribas e fariseus, ao se assentarem na cátedra de Moisés, usurpam uma autoridade que não lhes pertence por mérito, mas por ambição, e ensinam com palavras o que não vivem em atos, tornando-se mestres da hipocrisia; ele adverte que o verdadeiro discípulo de Cristo deve buscar a humildade, pois a exaltação vem de Deus, não dos homens, e que aquele que se eleva por vanglória será humilhado no juízo final; Crisóstomo destaca que os fardos pesados impostos pelos fariseus são invenções humanas, não divinas, e que o cristão deve carregar apenas o jugo leve de Cristo; ele condena a ostentação das vestes e títulos, dizendo que a honra externa é vaidade que corrompe a alma, enquanto a simplicidade interior é o caminho para a verdadeira grandeza; por fim, exorta os fiéis a não seguirem os exemplos dos líderes corruptos, mas a discernirem a verdade pela retidão do coração, pois Deus vê o oculto e recompensa o humilde.