Concílio Vaticano II
Suenens foi um dos principais protagonistas do Concílio Vaticano II (1962-1965), tendo sido escolhido pelo Papa João XXIII como um dos quatro moderadores do Concílio. Ele desempenhou um papel fundamental na orientação dos debates conciliares, especialmente sobre a reforma litúrgica, a natureza da Igreja, o papel dos leigos e a abertura ao ecumenismo. Suenens defendia uma Igreja mais pastoral e menos clericalista, promovendo uma compreensão mais inclusiva do papel dos leigos e das mulheres na Igreja. Seu livro "A Igreja em Diálogo" foi amplamente lido e influenciou as discussões conciliares. No entanto, houve preocupações de que algumas das reformas propostas poderiam minar aspectos tradicionais da liturgia e enfraquecer o senso de hierarquia e autoridade eclesiástica.
Papa João XXIII
O relacionamento de Suenens com o Papa João XXIII foi marcado por uma profunda confiança mútua. João XXIII apreciava a visão progressista e o compromisso de Suenens com uma reforma autêntica da Igreja. Suenens foi um dos principais defensores da ideia de "aggiornamento" (atualização), promovida pelo Papa João XXIII, e trabalhou para implementar uma visão de renovação e abertura na Igreja durante o Concílio Vaticano II. Alguns acreditaram, contudo, que essa visão poderia levar a uma diluição da identidade católica e a uma confusão entre os fiéis sobre os ensinamentos tradicionais da Igreja.
Papa Paulo VI
O Papa Paulo VI viu o valor da Renovação Carismática para a Igreja e confiou em Suenens como um mediador importante entre o movimento e a hierarquia eclesiástica. A confiança de Paulo VI em Suenens ficou clara quando ele nomeou o cardeal como seu representante pessoal para acompanhar o desenvolvimento da Renovação Carismática na Igreja Católica. Suenens desempenhou um papel diplomático vital, equilibrando a inovação espiritual do movimento com a tradição e a doutrina católica. Papa Paulo VI expressou gratidão a Suenens pelo seu trabalho em garantir que a Renovação Carismática permanecesse em sintonia com os ensinamentos e a unidade da Igreja. No entanto, havia preocupações de que a ênfase na renovação espiritual pudesse ser vista como uma distração de práticas sacramentais tradicionais e da obediência ao Magistério.
Renovação Carismática
Suenens foi um defensor importante da Renovação Carismática no seio da Igreja Católica e desempenhou um papel essencial na legitimação do movimento. Ele destacou que a Renovação Carismática deveria ser compreendida como um "fluxo de graça" e uma forma de renovação espiritual que não se limita a um grupo ou movimento, mas que está aberta a todos os membros da Igreja. Suenens acreditava que esse movimento poderia trazer uma nova vitalidade espiritual, reconectando os fiéis com as práticas dos primeiros cristãos e promovendo uma experiência mais pessoal do Espírito Santo. Ele também foi um defensor da inclusão de um maior protagonismo dos leigos e das mulheres na Igreja através da Renovação Carismática. No entanto, havia receios de que tal movimento pudesse incentivar um subjetivismo espiritual, desviando a atenção da autoridade eclesiástica tradicional e da doutrina estabelecida.
Documentos de Malines
Os Documentos de Malines são uma série de textos que fornecem diretrizes pastorais e teológicas sobre a Renovação Carismática. Suenens foi o editor principal desses documentos, que são amplamente considerados como uma referência autorizada sobre o movimento. Os Documentos de Malines cobrem diversos temas, incluindo a natureza eclesial da Renovação Carismática, seu papel na vida da Igreja, e a importância de discernimento pastoral e espiritual para evitar abusos. Suenens destacou a importância de que a Renovação Carismática seja acompanhada por uma sólida formação doutrinal e permaneça sempre em comunhão com o Magistério da Igreja. No entanto, alguns consideraram que esses documentos poderiam ser interpretados como uma concessão a práticas que desafiam a ordem e o controle tradicional da hierarquia eclesiástica.
Movimento Ecumênico
Suenens foi um dos primeiros líderes da Igreja Católica a apoiar fortemente o movimento ecumênico, que busca promover a unidade entre as diferentes denominações cristãs. Ele trabalhou para construir pontes com outras tradições cristãs, especialmente durante e após o Concílio Vaticano II. Suenens acreditava que a Renovação Carismática, com seu foco no Espírito Santo, poderia ser uma força unificadora entre católicos e protestantes, e trabalhou para fomentar o diálogo ecumênico nesse contexto. Alguns, no entanto, acreditaram que o esforço ecumênico de Suenens poderia comprometer a clareza da identidade católica e diluir as diferenças doutrinárias fundamentais.
Movimento Neocatecumenal
Suenens também teve interações com líderes do Movimento Neocatecumenal, um movimento de renovação dentro da Igreja Católica que se concentra na redescoberta do batismo e na formação de comunidades vivas de fé. Embora seu envolvimento direto com o movimento não tenha sido tão intenso quanto com a Renovação Carismática, ele apoiou a ideia de renovação espiritual autêntica em várias formas e foi simpático a movimentos que buscavam revitalizar a vida paroquial e comunitária. No entanto, havia quem visse com preocupação o impacto potencial de tais movimentos na uniformidade das práticas litúrgicas e doutrinais da Igreja.
Movimento pelos Direitos das Mulheres na Igreja
Suenens foi um defensor do papel mais significativo das mulheres na Igreja Católica. Ele acreditava que o Espírito Santo trabalhava igualmente através de homens e mulheres e que a Igreja deveria ser mais inclusiva quanto à participação feminina em todos os níveis. Embora ele não defendesse o sacerdócio feminino, ele foi pioneiro em dar visibilidade e apoio a mulheres líderes em várias áreas da vida eclesial, incluindo teologia, espiritualidade e pastoral. Entretanto, alguns argumentaram que essa ênfase poderia encorajar demandas por mudanças que iam contra a tradição doutrinária da Igreja.
Veronica O’Brien
Veronica O’Brien, uma leiga católica irlandesa, foi uma colaboradora próxima de Suenens. Ela teve uma influência significativa em sua jornada espiritual e pastoral, encorajando-o a investigar o impacto da Renovação Carismática nos Estados Unidos. O'Brien ajudou a estabelecer contatos entre Suenens e líderes carismáticos nos EUA, o que levou Suenens a entender melhor o movimento e a trazer sua energia renovadora para a Igreja Católica na Europa. Ela também apoiou Suenens em sua visão de que o Espírito Santo deveria ser uma presença viva e dinâmica na vida da Igreja. No entanto, alguns criticaram a influência de leigos em questões que tradicionalmente caberiam exclusivamente ao clero.
Dom Helder Câmara
Dom Helder Câmara, arcebispo de Olinda e Recife, foi um dos co-autores dos Documentos de Malines, juntamente com Suenens. Ambos compartilhavam uma visão comum sobre a necessidade de uma Igreja mais aberta às inspirações do Espírito Santo e mais comprometida com as causas sociais e a justiça. Eles enfatizaram que a Renovação no Espírito deveria ser direcionada não apenas para o crescimento espiritual pessoal, mas também para o serviço ao próximo e para a transformação social. O documento que co-autoraram foca em como a Renovação Carismática pode estar ao serviço da humanidade, promovendo a justiça social, a paz e o compromisso com os pobres. Porém, alguns acreditavam que o foco em causas sociais poderia obscurecer a missão espiritual primordial da Igreja.
Yves Congar
O teólogo dominicano francês Yves Congar foi um dos mais influentes teólogos do Concílio Vaticano II e colaborou de perto com Suenens. Ambos eram defensores de uma eclesiologia mais aberta e do envolvimento ativo dos leigos na Igreja. Congar influenciou Suenens com sua teologia da Igreja como "povo de Deus", o que foi refletido nas contribuições de Suenens durante o Concílio, especialmente em relação à Lumen Gentium, o documento conciliar sobre a natureza da Igreja. Contudo, houve quem visse nisso uma ameaça à distinção entre clero e leigos e uma possível erosão da autoridade eclesiástica tradicional.
Hans Küng
Hans Küng, outro teólogo influente do Concílio Vaticano II, teve um relacionamento colaborativo, mas por vezes tenso, com Suenens. Ambos partilhavam uma visão de renovação para a Igreja, mas Küng era conhecido por suas posições mais radicais em comparação com a abordagem mais diplomática de Suenens. Ainda assim, os dois contribuíram significativamente para o debate teológico que moldou muitos dos documentos do Concílio. No entanto, havia temores de que o diálogo com teólogos de posições radicais pudesse enfraquecer a unidade doutrinária da Igreja.
Chiara Lubich
Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares, teve uma amizade próxima e uma colaboração espiritual significativa com o Cardeal Suenens. Ele apoiou o Movimento dos Focolares e suas iniciativas para promover a unidade e o amor fraterno dentro e fora da Igreja. Ambos compartilhavam a visão de uma Igreja mais carismática, aberta ao Espírito Santo e comprometida com o ecumenismo e o diálogo inter-religioso. Entretanto, críticos apontaram que sua ênfase no diálogo inter-religioso poderia levar a concessões perigosas em relação à doutrina católica.
Jean Vanier
Jean Vanier, fundador da Comunidade de L'Arche, dedicada a pessoas com deficiência intelectual, teve uma relação respeitosa com Suenens. O cardeal admirava a abordagem inclusiva de Vanier, que refletia uma Igreja aberta e acolhedora. Suenens apoiou os esforços de Vanier para integrar a fé cristã com o serviço humanitário e a dignidade humana. No entanto, considerou-se que ele estava priorizando questões sociais em detrimento das preocupações teológicas e litúrgicas centrais da Igreja.