Abstinência de carne
Ezequiel 18,20-28
A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai levará a iniquidade do filho; a justiça do justo será sobre ele, e a impiedade do ímpio será sobre ele. Mas, se o ímpio se converter de todos os seus pecados, que cometeu, e guardar todos os meus preceitos, e fizer juízo e justiça, certamente viverá, não morrerá. De todas as suas transgressões, que cometeu, não se fará memória contra ele; na sua justiça, que obrar, viverá. Porventura quero eu a morte do ímpio, diz o Senhor Deus, e não antes que se converta dos seus caminhos, e viva? Mas, se o justo se apartar da sua justiça, e cometer iniquidade, segundo todas as abominações, que costuma fazer o ímpio, porventura viverá? Todas as suas justiças, que tinha feito, não lhe serão mencionadas; na prevaricação, com que prevaricou, e no seu pecado, que pecou, neles morrerá. E vós dissestes: Não é direito o caminho do Senhor. Ouvi, pois, casa de Israel: Porventura não é direito o meu caminho? Não são antes os vossos caminhos que não são direitos? Porque, apartando-se o justo da sua justiça, e cometendo iniquidade, morrerá nela; na iniquidade, que cometeu, morrerá. E, convertendo-se o ímpio da sua impiedade, que cometeu, e fazendo juízo e justiça, este conservará a sua alma em vida. Porque, considerando, e apartando-se de todas as suas transgressões, que cometeu, certamente viverá, não morrerá.
João 5,1-15
Depois disto era a festa dos judeus, e subiu Jesus a Jerusalém. Ora, há em Jerusalém, junto à porta das ovelhas, um tanque que em hebraico se chama Betesda, o qual tem cinco entradas. Nestes jazia uma grande multidão de enfermos, cegos, coxos e secos, esperando o movimento da água. Porque um anjo do Senhor descia em certo tempo ao tanque, e movia a água; e o primeiro que descia ao tanque, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse. E estava ali um homem que havia trinta e oito anos que se achava enfermo. Jesus, vendo este que jazia, e sabendo que havia muito tempo que estava assim, disse-lhe: Queres ser são? Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho homem que, quando a água se mover, me meta no tanque; porque, enquanto eu venho, outro desce antes de mim. Disse-lhe Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda. E logo aquele homem foi são, e tomou o seu leito, e andava. E era sábado aquele dia. Diziam, pois, os judeus ao que tinha sido curado: É sábado, não te é lícito levar o teu leito. Ele respondeu-lhes: O que me deu saúde, esse me disse: Toma o teu leito e anda. Perguntaram-lhe, pois: Quem é esse homem que te disse: Toma o teu leito e anda? E o que tinha sido curado não sabia quem era; porque Jesus se havia retirado, por causa da multidão que estava naquele lugar. Depois disto achou-o Jesus no templo, e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que te não suceda alguma coisa pior. Foi aquele homem, e anunciou aos judeus que era Jesus o que o tinha curado.
Homilia
Santo Agostinho, Tratado sobre o Evangelho de João, Tratado 17, 1-5 - O milagre da cura no tanque de Betesda revela a fraqueza da humanidade sem a graça divina, pois o enfermo, por trinta e oito anos, representa a incapacidade da Lei de salvar sem o Salvador, já que trinta e oito é dois menos que quarenta, número da perfeição; a multidão de enfermos simboliza a Igreja antes da vinda de Cristo, gemendo sob o peso do pecado, esperando a salvação; a pergunta de Jesus, "Queres ficar curado?", não busca informação, mas desperta a fé, mostrando que a vontade humana, embora necessária, é impotente sem a ação divina; o homem queixa-se da falta de auxílio humano, mas Cristo, o verdadeiro médico, não depende de intermediários, pois é Ele quem desce ao tanque da humanidade para curá-la; a ordem "Levanta-te, toma teu leito e anda" significa a ressurreição espiritual, o leito sendo o corpo que, antes um fardo, agora serve ao espírito renovado; o sábado aponta para o repouso eterno, mas os judeus, presos à letra da Lei, não veem o Senhor do sábado; a cura é um sinal da divindade de Cristo, que opera além das limitações humanas e legais; o encontro no templo e a advertência "não peques mais" ensinam que a graça recebida exige santidade, pois o pecado renovado traz juízo mais severo; assim, o milagre não é apenas físico, mas um chamado à conversão e à vida nova em Deus, mostrando que Cristo é o fulfillmento da Lei e o restaurador da criação caída.