pesquisa blog

quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Citação - Realeza social de Cristo - Contra o regalismo - Cardeal Pie

Enquanto Cristo não reinar sobre as nações, sua influência sobre os próprios indivíduos permanecerá superficial e precária. Se é verdade que a obra do apostolado consiste na conversão de indivíduos, e que não são as nações, mas as almas que vão, uma a uma, para o céu, ainda assim não devemos nos esquecer que o indivíduo está profundamente ligado a uma organização social que a todo momento influi sobre ele. Se o ambiente é cristão, ele o faz cristão; se ele não é cristão, ele o impede de sê-lo ou, se ele já tem a fé, ele tende a arruinar a sua fé. Imaginai que hajam instituições sociais mantidas cristãs em que Cristo já não vive no fundo dos corações: lá a religião não passa de um sinal deplorável, que em breve será removido. Mas, por outro lado, tentai converter os indivíduos sem querer cristianizar as instituições sociais, então eis que a vossa obra continua sendo frágil; porque aquilo que edificastes pela manhã, outros virão derrubar pela noite. Essa tática dos inimigos de Deus não nos ensina uma lição? Eles sempre quiseram tirar a fé do coração dos indivíduos, e ainda assim eles dirigem seus maiores esforços na conquista das instituições sociais; pois eles sabem que, mesmo uma única derrota de Deus nesse domínio, provoca o enfraquecimento da fé, senão sua ruína, em um grande número de almas.

CARDEAL PIE, Louis-Édouard. Siècle de l’Église de France, p. 500. In: DE S. JUST O.M.C., P. Théotime. La Royauté Sociale de N.-S. Jésus-Christ: d’après le Cardinal Pie. 2.ª ed. Paris: S. François d’Assise, 1925, p. 93s. Disponível em: http://www.liberius.net/livres/La_Royaute_Sociale_de_N.-S._Jesus-Christ_d_apres_le_cardinal_Pie_000000698.pdf

Biografia

O Cardeal Louis-Édouard-François-Désiré Pie, comumente conhecido como Cardeal Pie, faleceu em 18 de maio de 1880. Cardeal Pie foi uma figura importante na Igreja Católica francesa do século XIX. Ele serviu como Bispo de Poitiers de 1849 até sua morte e foi elevado ao cardinalato pelo Papa Pio IX em 1879, apenas um ano antes de sua morte. Ele era conhecido por suas posições ultramontanas (defendendo a autoridade suprema do Papa) e sua oposição ao liberalismo e ao secularismo. O Cardeal Pie também foi um defensor ferrenho da realeza social de Cristo.