09 out
S. João Leonardi, Confessor


🙏São João Leonardi, nascido em Lucca, Itália, levou uma vida leiga como farmacêutico até os 26 anos, quando sentiu o chamado ao sacerdócio. Ordenado, dedicou-se ardentemente à formação de jovens e à catequese, culminando na fundação da Ordem dos Clérigos Regulares da Mãe de Deus, voltada para a reforma do clero e a educação na fé. Enfrentou intensas perseguições e exílio, mas sua obra perseverou, sendo um pilar da Contrarreforma. Sua visão é encapsulada em sua máxima: "A reforma da Igreja deve começar por cada um de nós. Se queres reformar o mundo, reforma-te a ti mesmo".

📖Introito (Eclo 42, 15-16 | Sl 95, 1)
Pelas palavras do Senhor se dirigem as suas obras; como o sol ilumina todas as coisas, assim as suas obras estão cheias da glória do Senhor. Sl. Cantai ao Senhor um cântico novo: cantai ao Senhor, ó terra toda. ℣. Glória ao Pai…

✉️Epístola (II Cor 4, 1-6. 15-18)
Irmãos: Sendo encarregados deste ministério, segundo a misericórdia que alcançamos, não desanimamos, mas rejeitamos as maquinações vergonhosas. Não andamos com subterfúgios, nem adulteramos a palavra de Deus, mas recomendamo-nos, manifestando a verdade à consciência de todos os homens diante de Deus. Se, no entanto, o nosso Evangelho ainda fica encoberto, encoberto está para aqueles que se perdem. Neles, o Deus deste século cegou o entendimento dos infiéis, para que não vejam a luz do Evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. Pois não pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo Nosso Senhor, e a nós mesmos como servos vossos por amor de Jesus. Porque Deus, que disse: “Das trevas resplandeça a luz”, Ele mesmo iluminou os nossos corações, para manifestar o conhecimento da glória de Deus na face de Cristo Jesus. Porquanto tudo é por vossa causa, para que a graça, largamente concedida, pelo grande número faça avultar a ação de graças para glória de Deus. Por isso não esmorecemos: antes, ainda que se consuma o nosso homem exterior, o nosso interior renova-se de dia em dia. Porquanto a nossa presente tribulação, momentânea e leve, produz em nós abundantemente, no mais alto grau, um gozo eterno de glória, se não olharmos para as coisas visíveis, mas para as invisíveis. As coisas que se veem são temporárias, e as que não se veem são eternas.

✝️Evangelho (Lc 10, 1-9)
Naquele tempo, designou o Senhor outros setenta e dois discípulos e mandou-os, dois a dois, em sua frente, por todas as cidades e lugares onde Ele próprio devia ir. Ele lhes dizia: A messe é grande, mas os operários são poucos. Rogai, pois, ao dono da seara que mande operários para sua messe. Ide, eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem alforge, nem calçado e pelo caminho a ninguém saudeis. Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: A paz seja nesta casa. E se aí houver um filho da paz, repousará sobre ele a vossa paz; se não, voltará ela para vós. Na mesma casa ficai, comendo e bebendo do que eles tiverem, pois o operário merece seu salário. Não andeis de casa em casa. E se entrardes em alguma cidade e vos receberem, comei o que vos derem. Curai os enfermos que aí houver e dizei-lhes: Aproximou-se de vós o Reino de Deus.

🕊️Reflexões

⛪️Santo Agostinho explica que os setenta e dois discípulos enviados representam a universalidade da pregação do Evangelho a todas as nações, ecoando a obra missionária de São João Leonardi. São Gregório Magno, ao comentar a escassez de operários, lamenta que "muitos há que querem ouvir o que é bom, mas faltam-lhes pregadores", uma carência que o Santo do dia buscou suprir com a fundação de sua ordem, enviando sacerdotes zelosos como cordeiros, cuja força não reside em si mesmos, mas na paz de Cristo que anunciam. (Santo Agostinho, Sermão 101; São Gregório Magno, Homilia 17 sobre os Evangelhos).

✨São João Crisóstomo, ao meditar sobre a recusa do apóstolo em adulterar a palavra de Deus, vê nisto o selo da autenticidade do pregador, que, como São João Leonardi, não busca o próprio louvor, mas manifesta a verdade de Cristo. A luz que "resplandeceu das trevas" no coração do apóstolo é a mesma que moveu o Santo a suportar as tribulações, compreendendo que o desgaste do "homem exterior" pela penitência e perseguição coopera para um "eterno peso de glória", pois o olhar do missionário está fixo, não nas recompensas temporais, mas na eternidade. (São João Crisóstomo, Homilia 8 sobre a Segunda Epístola aos Coríntios).

📜A vida e a obra de São João Leonardi refletem os princípios perenes sobre o sacerdócio católico, como delineados em documentos pontifícios. A ênfase na formação doutrinal sólida para combater os erros e a necessidade de uma vida interior intensa para sustentar o ministério exterior são pontos centrais. A missão confiada aos setenta e dois discípulos é apresentada não como uma iniciativa humana, mas como um mandato divino que exige santidade pessoal e desapego total, ecoando o chamado à perfeição sacerdotal como condição para a eficácia apostólica e a verdadeira reforma da Igreja. (Pio XI, Encíclica Ad Catholici Sacerdotii).