👑Nascida na família real da Suécia, Santa Brígida foi esposa, mãe de oito filhos e, após a morte de seu marido, fundadora da Ordem do Santíssimo Salvador. Sua vida é um testemunho de que a santidade pode ser alcançada em todos os estados de vida. Após uma peregrinação a Compostela, seu esposo ingressou na vida monástica, e Brígida dedicou-se inteiramente a uma vida de penitência e oração, sendo agraciada com inúmeras revelações místicas sobre a Paixão de Cristo e a vida da Igreja. Uma de suas célebres reflexões adverte sobre o amor-próprio: "O homem que se ama a si mesmo com um amor desordenado é como aquele que constrói sua casa sobre a areia; quando vier a inundação das tentações, ela cairá."
📜Epístola (I Tim 5, 3-10)
Caríssimo: Honra as viúvas que são verdadeiramente viúvas. E se alguma viúva tem filhos ou netos, saiba antes de tudo governar a sua casa e retribuir a seus pais os cuidados recebidos; porque isto é agradável a Deus. Aquela que é verdadeiramente viúva, mas desamparada, espere em Deus, e persevere noite e dia em súplicas e orações. Aquela, porém, que se entrega ao prazer, vivendo embora, morta está. Cientifica-as disto, para que sejam irrepreensíveis. Quem não cuida dos seus e máxime dos de sua casa, negou a fé e é pior que um infiel. —A viúva admitida para o serviço da Igreja conte não menos de sessenta anos; tendo sido esposa de um só marido, tenha reputação de boas obras: se educou os filhos, se exerceu a hospitalidade, se lavou os pés dos santos, se acudiu aos atribulados, se praticou toda a sorte de boas obras.
🕊️Evangelho (Mt 13, 44-52)
Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos esta parábola: "O Reino dos Céus é semelhante a um tesouro escondido num campo. Um homem o encontra, esconde-o novamente e, cheio de alegria por causa disso, vai, vende tudo o que possui e compra aquele campo. O Reino dos Céus é também semelhante a um negociante que busca pérolas preciosas. Ao encontrar uma pérola de grande valor, ele vai, vende tudo o que tem e a compra. O Reino dos Céus é ainda semelhante a uma rede lançada ao mar, que recolhe peixes de toda espécie. Quando está cheia, os pescadores a puxam para a praia, sentam-se e separam os bons em cestos, mas jogam fora os maus. Assim será na consumação do século: os anjos virão e separarão os maus do meio dos justos, e os lançarão na fornalha de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes. Compreendestes tudo isso?" Eles responderam: "Sim." Então, Jesus disse-lhes: "Por isso, todo escriba instruído no Reino dos Céus é semelhante a um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas."
🤔Reflexões
💎O Evangelho nos apresenta o Reino dos Céus como um tesouro e uma pérola de valor inestimável, pelos quais um homem vende tudo o que possui. Santa Brígida encarnou esta parábola em sua vida, pois, após uma vida nobre e a viuvez, renunciou às pompas de sua condição real para "comprar" este campo, dedicando sua fortuna e sua vida à fundação de uma ordem religiosa e ao serviço de Deus. A alegria de quem encontra o tesouro é a mesma que impulsiona a alma a desapegar-se de tudo o que é terreno para possuir o único bem necessário. "Quem compreendeu perfeitamente a doçura da vida celestial, abandona com gosto tudo aquilo que na terra o deleitava. E para que se possa fazer isto, é necessário vender tudo e comprar o campo: desprezar todos os desejos carnais e renunciar aos prazeres terrenos pela disciplina celeste." (São Gregório Magno, Homilia 11 sobre os Evangelhos).
❤️🩹A Epístola de São Paulo a Timóteo descreve o ideal da viúva cristã, um modelo perfeitamente realizado por Santa Brígida. Ela não apenas cumpriu o dever de educar seus filhos na fé, mas, uma vez livre dos laços matrimoniais, dedicou-se inteiramente às "súplicas e orações", dia e noite. Sua vida tornou-se um exemplo de "boas obras", exercendo a hospitalidade espiritual através de seus escritos e conselhos a papas e reis, e acudindo aos atribulados com sua caridade e intercessão. "Paulo não exige apenas que ela seja viúva, mas que esteja desolada, ou seja, sem amparo humano, para que, livre de todos os cuidados, possa se dedicar inteiramente ao serviço de Deus, pondo n'Ele toda a sua esperança." (São João Crisóstomo, Homilia 14 sobre a Primeira Epístola a Timóteo).
🏛️A vida de Santa Brígida, passando pelos estados de esposa, mãe e viúva consagrada, ilustra a doutrina perene da Igreja sobre a vocação universal à santidade. O Catecismo Romano ensina que cada estado de vida possui os meios necessários para alcançar a perfeição, e que a graça divina opera de modos diversos em cada um. A santa demonstra que as responsabilidades familiares, quando vividas cristãmente, são um caminho para Deus, e a viuvez pode se tornar uma oportunidade para uma dedicação ainda mais radical ao "tesouro escondido" do Evangelho. Suas obras de caridade e penitência, descritas na Epístola como o selo da verdadeira viúva, são a expressão da fé que atua pelo amor, um princípio fundamental da justificação, conforme ensinado pelo Concílio de Trento.