👑Santo Eduardo (†1066), conhecido como "o Confessor", foi o último rei anglo-saxão da Inglaterra antes da conquista normanda. Seu reinado foi marcado mais por sua profunda piedade do que por proezas militares, estabelecendo um período de paz e prosperidade. Vivendo em castidade dentro de seu próprio casamento, dedicou sua vida à oração e à caridade, especialmente para com os pobres e os doentes, a quem atendia pessoalmente. Sua maior obra material foi a construção da Abadia de Westminster, onde foi sepultado. Ele personificou o ideal do rei cristão, que governa não para a glória terrena, mas para a celestial, como expressou um de seus biógrafos, Ailred de Rievaulx: "Para ele, o trono era um lugar de serviço, não um assento de poder".
📜Epístola (Eclo 31, 8-11)
Bem-aventurado o homem que foi encontrado sem mancha, que se não deixou atrair pelo ouro, nem pôs sua esperança no dinheiro ou em riquezas. Quem é este, para nós o louvarmos? Porque fez coisas maravilhosas em sua vida. O que assim foi provado e encontrado perfeito, terá uma glória eterna. Pôde transgredir a lei de Deus, e não a transgrediu; pôde praticar o mal e não o fez! É por isso que os seus bens estão fixos no Senhor, e que toda a assembleia dos santos publicará as suas esmolas.
✝️Evangelho (Lc 12, 35-40)
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Estejam cingidos os vossos rins, e em vossas mãos lâmpadas acesas. E sede semelhantes a homens que esperam o seu senhor quando volta das bodas, para que, quando vier e bater à porta, logo a possam abrir. Bem-aventurados aqueles servos, que o Senhor, ao voltar, achar vigilantes. Em verdade vos digo: ele se cingirá e os fará sentar à mesa, e, passando por entre eles, os servirá. E se vier na segunda vigília, ou se vier na terceira e assim os encontrar, bem-aventurados esses servos! Atendei porém a isto: se o pai de família soubesse a hora em que viria o ladrão, com certeza haveria de vigiar e, sem dúvida, não deixaria invadir a sua casa. Assim, estai também vós preparados, porque à hora em que não cuidais, virá o Filho do homem.
🤔Reflexões
💡“Estejam cingidos os vossos rins” significa o controle das concupiscências; “lâmpadas acesas”, as boas obras que brilham. Assim, o servo fiel, como Santo Eduardo, não se entrega ao sono da negligência, mas governa os seus atos e ilumina o mundo com a caridade, esperando não com temor, mas com amor, a vinda do seu Senhor, que não o encontrará ocioso, mas reinando para Ele. (Santo Agostinho, Sermão 60 sobre o Novo Testamento).
💖A verdadeira bem-aventurança não está em possuir o ouro, mas em não ser por ele possuído. Aquele que, como o rei Santo Eduardo, “pôde transgredir e não transgrediu”, usando suas riquezas não para si, mas para os pobres, fixa seus bens no tesouro celestial. Sua glória eterna é o testemunho de que seu coração nunca se desviou para a avareza, e a assembleia dos santos louva não seu poder terreno, mas suas esmolas. (São João Crisóstomo, Homilias sobre a Epístola aos Hebreus).
⚖️O poder temporal encontra sua legitimidade e perfeição quando se submete ao reinado de Cristo. Um governante como Santo Eduardo manifesta concretamente que a autoridade civil deve ser exercida como um serviço para promover a virtude e a paz, preparando os súditos para o reino eterno. Ao governar com justiça e caridade, ele reconheceu que toda soberania na terra é uma participação na soberania de Cristo Rei, tornando seu reino um reflexo da ordem divina. (Cf. Pio XI, Encíclica Quas Primas).