04 jan
Santíssimo nome de Jesus


🕊️A festa do Santíssimo Nome de Jesus (audio) celebra a imposição do nome ao Filho de Deus no oitavo dia após o Natal, por ocasião da Sua circuncisão, momento em que o Sangue do Redentor foi derramado pela primeira vez. Este nome santíssimo, que significa "Deus Salva", não foi escolhido por vontade humana, mas revelado pelo Arcanjo Gabriel por mandato divino antes mesmo da concepção no seio de Maria. A devoção litúrgica a este Nome, diante do qual se dobram os céus, a terra e os infernos, foi ardentemente propagada no século XV pelos franciscanos, especialmente por São Bernardino de Siena (m. 1444) e São João de Capistrano, que utilizavam o monograma IHS para exaltar a divindade e a missão salvífica de Cristo. A Igreja reconhece neste Nome a própria essência da economia da salvação, pois é o único nome dado aos homens pelo qual podemos ser salvos.

📜Introito (Fil 2, 10-11 | Sl 8, 2)
In nómine Jesu omne genu flectátur, cœléstium, terréstrium et infernórum: et omnis lingua confiteátur, quia Dóminus Jesus Christus in glória est Dei Patris. Ps. 8, 2. Dómine, Dóminus noster, quam admirábile est nomen tuum in univérsa terra!
Ao Nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e nos infernos; e toda língua confesse que o Senhor Jesus Cristo está na glória de Deus Pai. Sl. Ó Senhor, Senhor nosso, como é admirável o vosso Nome em toda a terra!

📖Epístola (At 4, 8-12)
Naqueles dias, cheio do Espírito Santo, Pedro disse: Príncipes do povo e anciãos, escutai: Porque hoje temos que responder sobre o benefício praticado na pessoa de um homem enfermo, para dizer em que nome foi ele curado, sabei, vós todos e todo o povo de Israel, que foi em Nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, Nazareno, a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dos mortos; por Ele é que este homem está diante de vós e foi curado. Esse Jesus é a pedra que foi rejeitada por vós, que edificais, a qual se tornou a pedra angular. E em nenhum outro há salvação. Porque, sob o céu, nenhum outro nome foi dado aos homens pelo qual possamos ser salvos.

✠Evangelho (Lc 2, 21)
Naquele tempo, quando se completaram os oito dias para o Menino ser circuncidado, puseram-Lhe o Nome de Jesus, como Lhe havia chamado o Anjo, antes que fosse concebido no seio materno.

🛐O Nome que é óleo derramado e salvação

🕯️A liturgia deste dia nos confronta com a realidade sublime e terrível do Nome de Jesus, que é simultaneamente doçura para os que amam e julgamento para as potestades infernais. Conforme nos ensina São Bernardo de Claraval, Doutor da Igreja, o Nome de Jesus não é apenas uma designação convencional, mas "mel na boca, melodia no ouvido e júbilo no coração". No Evangelho de São Lucas, vemos a obediência da Sagrada Família à Lei, unindo o derramamento de sangue da Circuncisão à imposição do Nome. Isso nos revela teologicamente que a identidade de Jesus é inseparável de sua missão sacrificial; Ele é chamado Jesus porque salvará o seu povo, e o preço dessa salvação começa a ser pago já no oitavo dia. A Epístola de Pedro nos Atos dos Apóstolos reforça dogmaticamente que "em nenhum outro há salvação", destruindo qualquer pretensão de autossuficiência humana ou de caminhos alternativos para o Pai fora do Verbo Encarnado. Como explica Santo Agostinho, o nome de Cristo é o fundamento da fé, e sem a confissão deste Nome, nenhuma obra, por mais virtuosa que pareça, pode conduzir à vida eterna (Comentário aos Salmos). A pedra angular rejeitada pelos edificadores tornou-se a cabeça da esquina; assim, a humildade do Menino Deus, submetido à lâmina da circuncisão, prefigura a glória da Ressurreição. Meditar neste Nome é, portanto, aceitar que a salvação vem da humilhação de Deus que se fez homem. Devemos trazer este Nome gravado não apenas em nossos lábios, mas em nossas ações, permitindo que o poder que curou o enfermo na porta do Templo cure também as enfermidades de nossa alma.

📅Veja o calendário do mês aqui.