🌟Celebra-se hoje o oitavo dia da Epifania, encerrando o ciclo solene desta manifestação gloriosa. A liturgia tradicional recorda que a Epifania comemora três mistérios divinos: a adoração dos Magos, o Batismo de Jesus no Jordão e o primeiro milagre nas Bodas de Caná. Neste dia de oitava, a Igreja concentra sua atenção de modo especial no Batismo do Senhor, conforme narrado pelo Evangelho de São João. É o momento em que a profecia de Isaías sobre a "luz" que nasce sobre Jerusalém se concretiza no testemunho do Batista, que aponta o "Cordeiro de Deus". A descida do Espírito Santo em forma de pomba e o testemunho de João sobre a filiação divina de Jesus autenticam o início da missão redentora de Cristo, revelando a Santíssima Trindade e santificando as águas para o nosso renascimento espiritual.
🎶Introito (Mal 3, 1; I Cr 29, 12; Sl 71, 1)
Ecce, advénit dominátor Dóminus: et regnum in manu ejus et potéstas et impérium. Ps. Deus, judícium tuum Regi da: et justítiam tuam Fílio Regis.
Eis que aí vem o soberano Senhor; em sua mão está o Reino, o Poder e o Império. Sl. Ó Deus, dai o vosso julgamento ao Rei; e a vossa justiça ao Filho do Rei.
📜Epístola (Is 60, 1-6)
Levanta-te, Jerusalém, e resplandece, porque já veio a tua luz, e a glória do Senhor nasceu sobre ti. Porque eis que as trevas cobrem a terra, e a escuridão, os povos, mas sobre ti se levanta o Senhor e em ti se manifesta a sua glória. E as nações caminham ao fulgor de tua luz, e os reis, ao esplendor de tua aurora. Ergue os olhos em derredor e vê: todos os povos se congregam e vêm a ti; teus filhos vêm de longe, e tuas filhas surgem de todos os lados. Então verás e transbordarás de alegria, teu coração se maravilhará e se dilatará, quando a ti vier a multidão de além dos mares, e os grandes, dentre os pagãos, se acercarem de ti. Serás como inundada pela afluência de camelos e dromedários de Madiã e Efá; todos virão de Sabá, trazendo ouro e incenso, e proclamando os louvores do Senhor.
📖Evangelho (Jo 1, 29-34)
Naquele tempo, viu João a Jesus que vinha a ele e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. D’Este é que eu disse: Depois de mim virá um homem que foi antes de mim, porque existia primeiro que eu. Eu não O conhecia, mas, para Ele ser conhecido em Israel, vim batizar em água. E mais ainda testificou João: Vi o Espírito descer do céu, em forma de pomba, e pousar sobre Ele. Eu não O conhecia, mas, O que me mandou batizar com água, disse-me: Sobre quem vires descer e repousar o Espírito, Esse é quem batiza no Espírito Santo. Foi o que vi; e dou testemunho que Este é o Filho de Deus.
🕊️O Cordeiro, a Pomba e a manifestação da Graça
💧A liturgia deste oitavo dia une admiravelmente a profecia luminosa de Isaías à realidade sacramental revelada no Jordão. Isaías convida Jerusalém a "levantar-se e resplandecer", pois a glória do Senhor nasceu sobre ela; no Evangelho, essa Glória é identificada não mais como uma luz distante, mas como uma Pessoa: "Eis o Cordeiro de Deus". Santo Agostinho, em seus tratados sobre o Evangelho de João, destaca a profundidade teológica do título "Cordeiro". Ele observa que João não diz que Cristo tira os "pecados" (no plural), mas o "pecado do mundo" (no singular), referindo-se à raiz de todo mal, o pecado original e a condição decaída da humanidade que somente o sacrifício perfeito poderia expiar (Santo Agostinho, In Ioannis Evangelium). A Epifania no Jordão é, portanto, a revelação da economia da salvação: o Pai envia, o Filho assume a natureza de Cordeiro vítima, e o Espírito Santo desce para ungir e santificar. A descida do Espírito "em forma de pomba" não é acidental; segundo São João Crisóstomo, a pomba é um animal manso e puro, símbolo da reconciliação (como no tempo de Noé) e da simplicidade que deve caracterizar os batizados. Cristo não precisava do batismo de penitência, mas, ao entrar nas águas, Ele as santificou pelo contato com Sua carne puríssima, conferindo-lhes o poder de gerar filhos para Deus. Assim, a "luz" que Isaías profetizou que atrairia as nações é a graça batismal que flui de Cristo, o Cordeiro, reunindo "filhos de longe" e de "todos os lados" na unidade da Igreja Católica.
📅Veja o calendário do mês aqui.