10 mar - SEGUNDA-FEIRA DA 1ª SEMANA DA QUARESMA

Féria de 3ª Classe – Missa Própria, com comemoração dos Ss. Quarenta Mártires de Sebaste – Estação em S. Pedro ad Vincula

PRÓPRIO DO DIA

Introito (Sl 122, 2 | ib., 1)
Sicut óculi servórum in mánibus dominórum suórum... Assim como os olhos dos escravos estão fixos nas mãos de seus senhores, assim os nossos olhos se fixam no Senhor, nosso Deus, até que tenha piedade de nós. Tende piedade de nós, Senhor, tende piedade de nós. Sl. Levanto os meus olhos a Vós, que habitais nos céus.
 
Epístola (Ez 34, 11-16)
Profeta Ezequiel. Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu mesmo procurarei minhas ovelhas e as visitarei. Assim como um pastor, durante o dia, cuida do seu rebanho, quando se acha no meio de suas ovelhas que estavam dispersas, assim cuidarei das minhas ovelhas e as libertarei dos lugares em que se haviam dispersado, em dia nublado ou de escuridão. Tira-las-ei dentre os povos e as reunirei de diversos países e as levarei à sua terra. Eu as farei pascer nas montanhas de Israel, ao longo dos regatos e nas regiões habitáveis do país. As campinas mais férteis eu as levarei a pastar e os altos montes de Israel serão o lugar de sua pastagem: aí descansarão na relva verdejante e em pastos abundantes pascerão sobre as montanhas de Israel. Eu mesmo farei pastar as minhas ovelhas e as farei descansar, diz o Senhor Deus. Procurarei o que estava perdido; recolherei o que estava disperso; ligarei o que estava quebrado, fortificarei o que estava fraco, e conservarei o que estava gordo e forte. E, como é justo, as apascentarei, diz o Senhor onipotente.

Evangelho (Mt 25, 31-46)
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Quando vier o Filho do homem em sua majestade e com Ele todos os Anjos, Ele se sentará no trono de sua realeza. Reunir-se-ão diante d’Ele todas as nações e Ele separará uns dos outros como o pastor separa dos cabritos, as ovelhas. Ele colocará as ovelhas à sua direita, e os cabritos à sua esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, e tomai posse do Reino que vos está preparado desde que se constituiu a terra. Porque tive fome e vós me destes a comer; tive sede e me destes a beber; estava desabrigado e me recolhestes; era nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; preso e viestes ver-me. Então os justos Lhe responderão, dizendo: Senhor, quando foi que Vos vimos ter fome e Vos demos a comer; ter sede e Vos demos a beber? Quando Vos vimos sem abrigo e Vos recolhemos, ou nu e Vos vestimos? Ou quando Vos vimos enfermo ou na prisão e fomos a Vós ? E o Rei lhes responderá: Em verdade, eu vos digo que todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, o fizestes a Mim. E também assim dirá aos que estiverem à sua esquerda: Afastai-vos de Mim, malditos, para o fogo eterno que foi preparado para o demônio e seus anjos. Porque tive fome e não me destes a comer; tive sede e não me destes a beber; estava sem abrigo, e não me recolhestes; nu, e não me vestistes; estava doente e na prisão, e não me visitastes. Então, também eles Lhe responderão: Senhor, quando foi que tivestes fome ou sede, e Vos vimos sem abrigo ou nu, ou enfermo, ou em prisão, e não Vos socorremos? Ele lhes responderá: Em verdade eu vos digo: todas as vezes que vós não o fizestes a um destes mais pequeninos, foi a Mim que vós deixastes de o fazer. E estes irão ao suplício eterno; os justos porém à vida eterna.

Homilia

São João Crisóstomo - Homilia 79 - Cristo, o Rei glorioso, não julga por aparência ou poder terreno, mas pela disposição do coração em amar os pobres e necessitados, pois Ele se identifica com os menores, sendo Ele mesmo o verdadeiro necessitado em sua encarnação; o julgamento final revela que a salvação não vem de riquezas ou feitos grandiosos, mas da caridade humilde, pois quem acolhe o faminto, o nu e o preso acolhe o próprio Cristo escondido; os justos, que agiram sem calcular recompensa, herdam o Reino preparado desde a eternidade, enquanto os condenados, que ignoraram os sofrimentos alheios por egoísmo, vão ao fogo eterno, pois rejeitaram a graça divina presente nos irmãos; São João exalta que este juízo separa os que vivem para si dos que vivem para Deus, mostrando que a verdadeira justiça é a misericórdia praticada sem ostentação; ele alerta que o Rei não pergunta sobre jejuns ou orações, mas sobre obras de amor, pois a fé sem caridade é morta, e o fogo preparado para o diabo aguarda os que imitam sua dureza de coração.