Introito (Sl 118, 95-96 | ib., 1 )
Me exspectavérunt peccatóres, ut pérderent me... Os pecadores me esperam para me perder, porém eu compreendi os vossos ensinamentos, Senhor. Vi o fim de tudo que parecia perfeito; somente a vossa lei não tem limites. Sl. Bem-aventurados os que se mantêm imaculados no caminho, os que andam na lei do Senhor. ℣. Glória ao Pai.
Epístola (Cn 3, 2-5; 8, 6-7)
Levantar-me-ei e andarei pela cidade; pelas ruas e praças procurarei aquele que a minha alma ama; eu o procurei e não o encontrei. Encontraram-me as sentinelas que guardam a cidade [e eu lhes disse:] Não vistes, por acaso, aquele que amo? Quando eu passei por eles, mais adiante, encontrei-me com aquele que é o amado de minha alma. Eu o segurei, e não o deixarei partir até que o introduza na casa de minha mãe e no quarto daquela que me pôs no mundo. [Diz o esposo:] Eu vos suplico, filhas de Jerusalém, pelas gazelas e pelos cervos dos caminhos, não perturbeis, nem desperteis a bem-amada até que eia o queira. [A esposa:] Coloca-me como um selo em teu coração, como um selo em teu braço, pois o amor é forte como a morte e o zelo do amor, inflexível como o inferno: as suas lâmpadas são lâmpadas de fogo e de chamas. Muitas águas não podem extinguir o amor, nem os rios o submergirão. Mesmo que alguém desse todas as riquezas de sua casa pelo amor, seria considerado como um nada.
Gradual (Sl 44, 8 | ib., 3)
Amastes a justiça e odiastes a iniquidade. ℣. Por isso Deus, o vosso Deus, vos ungiu com óleo de alegria. Aleluia, aleluia. ℣. A graça expande-se em vossos lábios; por isso Deus vos abençoou para a eternidade. Aleluia.
Evangelho (Lc 7, 36-50)
Naquele tempo, pedira a Jesus, um fariseu, que fosse comer consigo. Entrando em casa do fariseu, Ele se pôs à mesa. E uma mulher que era pecadora na cidade, sabendo que Ele se sentara à mesa, em casa do fariseu, trouxe um vaso de alabastro, cheio de bálsamo e prostrando-se a seus pés, atrás d’Ele, com lágrimas se pôs a banhar-Lhe os pés, e a enxugá-los com os cabelos de sua cabeça, beijando-os e ungindo-os com o bálsamo. Vendo isto, o fariseu que convidara a Jesus, pensou em seu íntimo. Se este homem fosse o Profeta, saberia certamente quem é, e de que classe é a mulher que O toca, pois é uma pecadora. Compreendendo-o, Jesus lhe disse: Simão, tenho algo a dizer-te. E ele respondeu: Mestre, falai. [E Este:] Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentos dinheiros e o outro cinquenta. Não tendo estes com que reembolsá-lo, ele perdoou a ambos a sua dívida. Qual deles lhe teria mais amor? Respondeu Simão, dizendo: Penso que aquele a quem mais perdoou. Retrucou-lhe Jesus: Julgaste bem. E voltando-se para a mulher, disse a Simão: Reparaste nesta mulher? Entrei em tua casa e não me deste água para os pés; ela porém, lavou-mos com as suas lágrimas e os enxugou com os seus cabelos. Tu não me beijaste, porém ela, depois que entrou, não cessou de oscular os meus pés. Não me deste óleo para ungir a minha cabeça; ela no entanto, ungiu os meus pés com bálsamo. E por isto, digo-te que muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou. Aquele, porém, a quem se perdoa menos, menos ama. Disse então à mulher: Perdoados estão os teus pecados. E os que estavam à mesa diziam entre si: Quem é Este que até perdoa pecados? E Ele disse à mulher: Tua fé te salvou; vai em paz.
Reflexões
- O amor que perdoa é mais forte que o pecado, pois o coração que se entrega a Deus encontra misericórdia sem medida. (Santo Agostinho, Sermões sobre o Evangelho de João, 49)
- A unção dos pés de Cristo revela a alma que, ao reconhecer sua miséria, busca a glória da graça divina. (São Gregório Magno, Homilias sobre os Evangelhos, 33)
- A visão de Maria Madalena ao Ressuscitado ensina que a fé verdadeira nasce do encontro com o amor que vence a morte. (São Bernardo de Claraval, Sermões sobre o Cântico dos Cânticos, 57)
- Em João 12, 1-8, a unção em Betânia destaca o gesto de Maria como preparação para a sepultura de Jesus, enfatizando sua compreensão profética do sacrifício.
- Marcos 14, 3-9 sublinha que o ato de Maria será lembrado eternamente, conectando sua oferta ao memorial da Paixão.
- Mateus 26, 6-13 revela a indignação dos discípulos, contrastando com a aceitação de Jesus, que valoriza o amor acima do julgamento humano.
- Em Romanos 5, 20, Paulo afirma que onde abundou o pecado, superabundou a graça, ecoando o perdão concedido a Maria por seu grande amor.
- 1 Coríntios 15, 9-10 destaca a transformação de Paulo pela graça, semelhante à conversão de Maria, que de pecadora se torna apóstola.
- Efésios 2, 8-10 sublinha que a salvação vem pela graça mediante a fé, refletindo a redenção de Maria, que vive para as boas obras após o encontro com Cristo.
- O Missal Romano (edição de 1920) descreve Maria Madalena como modelo de penitência, cuja contrição perfeita a eleva à dignidade de testemunha da Ressurreição.
- O Breviário Romano (edição de 1911) exalta sua coragem ao permanecer junto à cruz, complementando sua fidelidade ao Ressuscitado no Evangelho.
- A Encíclica Divinum Illud Munus (1897) de Leão XIII conecta o amor ardente de Maria ao Espírito Santo, que inflama os corações para a missão evangelizadora.