29 nov
Vigília de S. André


📜Santo André (vídeo), o "Protokletos" ou "Primeiro Chamado", irmão de Simão Pedro e natural de Betsaida, foi inicialmente discípulo de João Batista antes de reconhecer Jesus como o Cordeiro de Deus e segui-Lo prontamente, tornando-se um dos doze Apóstolos; após o Pentecostes, a tradição indica que evangelizou regiões como a Cítia, o Épiro e a Trácia, selando seu testemunho com o sangue em Patras, na Acaia, por volta do ano 60 d.C., onde foi martirizado em uma cruz em forma de X, a qual saudou com amor reverente por ter sustentado o corpo de Cristo, sendo esta vigília litúrgica um momento de preparação espiritual e penitência que antecipa sua festa e o início do ciclo do Advento.

⚔️Epístola (Eclo 44, 25-27; 45, 2-4 e 6-9)
A bênção do Senhor está sobre a cabeça do justo. Por isso, o Senhor lhe deu uma herança e lhe destinou uma parte entre as doze tribos; e ele encontrou graça aos olhos de toda carne. E o Senhor o engrandeceu no temor dos inimigos, e com suas palavras aplacou prodígios. Glorificou-o na presença dos reis, deu-lhe ordens diante de seu povo e mostrou-lhe a sua glória. Em sua fé e mansidão, o fez santo e o escolheu dentre toda carne. E deu-lhe, diante de todos, os preceitos e a lei da vida e da disciplina, e o elevou. Estabeleceu com ele uma aliança eterna, cingiu-o com o cinto da justiça e o Senhor o coroou com uma coroa de glória.

✝️Evangelho (Jo 15, 12-16)
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Este é o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este: dar a vida pelos seus amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu, porém, vos chamei amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai vos dei a conhecer. Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; para que tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vo-lo conceda.

🕯️Reflexões

⚓A liturgia desta vigília nos introduz no mistério da eleição divina, tema central para compreendermos a vocação de Santo André e a dinâmica da graça na vida cristã. O Evangelho de São João é taxativo ao afirmar a primazia da iniciativa divina: "Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi". Esta verdade doutrinal ressalta que a santidade não é uma conquista humana, mas uma resposta à predileção amorosa de Deus. Santo Agostinho, ao meditar sobre esta passagem, ensina que o Senhor não nos escolhe porque somos bons, mas nos escolhe para nos tornar bons, infundindo em nós a caridade que nos capacita a dar frutos. A Epístola corrobora esta visão ao descrever o justo que "encontrou graça" e com quem Deus estabeleceu uma "aliança eterna", demonstrando que a dignidade apostólica de André deriva inteiramente do decreto eterno da vontade salvífica de Deus, que prepara seus eleitos para a glória através da fé e da mansidão (Santo Agostinho, Tratado sobre o Evangelho de João, 86).

🩸O ápice desta eleição é a amizade com Cristo, selada pelo sacrifício supremo, conforme o mandamento do amor: "Ninguém tem maior amor do que este: dar a vida pelos seus amigos". A distinção que Jesus faz entre servos e amigos é fundamental; o servo obedece por temor ou obrigação, desconhecendo os planos do senhor, enquanto o amigo obedece por amor e participação na vontade divina. São Tomás de Aquino esclarece que a caridade é, essencialmente, a amizade do homem com Deus, e o martírio é o ato mais perfeito desta virtude, pois demonstra o desapego total da vida temporal em favor do Amigo Divino. Santo André compreendeu perfeitamente esta doutrina ao abraçar sua cruz, não como um instrumento de tortura, mas como o meio de configuração definitiva ao Cristo amado, transformando o sofrimento em liturgia e testemunho (São Tomás de Aquino, Suma Teológica, II-II, q. 23, a. 1).

🍇A finalidade desta escolha e desta amizade é a fecundidade espiritual: "para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça". O fruto que permanece é a caridade operante e a salvação das almas, missão confiada aos Apóstolos e perpetuada na Igreja. A referência da Epístola à "lei da vida e da disciplina" indica que o fruto apostólico exige ordem, doutrina e fidelidade aos preceitos. Santa Teresa de Ávila nos recorda que obras são o verdadeiro sinal do amor e que a união com Deus deve transbordar em serviço à Igreja. Nesta vigília, somos convidados a examinar se nossa vida cristã está produzindo frutos de eternidade ou se permanece estéril no egoísmo, lembrando que a promessa de Cristo de atender ao que pedimos ao Pai está intrinsecamente ligada à nossa permanência no seu amor e no cumprimento do seu mandato missionário (Santa Teresa de Ávila, Moradas, VII, 4).