❤️🔥Nascida em Ávila, Espanha, Santa Teresa (1515-1582) foi uma figura central na Contra-Reforma, reformando a Ordem Carmelita com um retorno à oração e à pobreza evangélica. Seus escritos, como "O Castelo Interior" e "O Caminho da Perfeição", tornaram-na uma mestra da vida espiritual e uma das grandes místicas da Igreja, o que lhe valeu o título de Doutora. Sua vida foi um testemunho de união íntima com Deus em meio a intensos trabalhos, guiada pelo lema que resumia seu anseio celestial: "Ou sofrer ou morrer."
Epístola (II Cor 10, 17-18; 11, 1-2)
Irmãos: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor. Porque não é o que se recomenda a si mesmo que é aprovado, mas, sim, aquele que Deus recomenda. Ah! se quisésseis suportar um pouco de loucura de minha parte; mas suportai-me ainda. Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus. Com efeito, eu vos desposei com um Esposo único, para vos consagrar ao Cristo como virgem pura.
Evangelho (Mt 25, 1-13)
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: «O Reino dos Céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo e da esposa. Cinco delas eram insensatas, e cinco, prudentes. As insensatas, ao tomarem as lâmpadas, não levaram azeite consigo; as prudentes, porém, levaram azeite nos seus vasos, juntamente com as lâmpadas. Como o esposo tardasse, todas começaram a dormitar e adormeceram. Mas, à meia-noite, ouviu-se um clamor: “Eis o esposo! Saí ao seu encontro!” Então, levantaram-se todas aquelas virgens e prepararam as suas lâmpadas. As insensatas disseram às prudentes: “Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão-se apagando.” Responderam as prudentes: “Não, para que não falte a nós e a vós; ide antes aos que o vendem e comprai-o.” Enquanto foram comprá-lo, chegou o esposo; e as que estavam preparadas entraram com ele para as núpcias, e fechou-se a porta. Mais tarde, chegaram as outras virgens, dizendo: “Senhor, senhor, abre-nos!” Mas ele respondeu: “Em verdade vos digo: Não vos conheço.” Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora.»