15 out
S. Teresa, Virgem


❤️‍🔥Nascida em Ávila, Espanha, Santa Teresa (1515-1582) foi uma figura central na Contra-Reforma, reformando a Ordem Carmelita com um retorno à oração e à pobreza evangélica. Seus escritos, como "O Castelo Interior" e "O Caminho da Perfeição", tornaram-na uma mestra da vida espiritual e uma das grandes místicas da Igreja, o que lhe valeu o título de Doutora. Sua vida foi um testemunho de união íntima com Deus em meio a intensos trabalhos, guiada pelo lema que resumia seu anseio celestial: "Ou sofrer ou morrer."

📜Epístola (II Cor 10, 17-18; 11, 1-2)
Irmãos: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor. Porque não é o que se recomenda a si mesmo que é aprovado, mas, sim, aquele que Deus recomenda. Ah! se quisésseis suportar um pouco de loucura de minha parte; mas suportai-me ainda. Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus. Com efeito, eu vos desposei com um Esposo único, para vos consagrar ao Cristo como virgem pura.

📖Evangelho (Mt 13, 44-52)
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos esta parábola: O Reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo. Quem o encontra, o esconde e, contente com o achado, vai e vende tudo o que tem, e compra aquele campo. O Reino dos céus é também semelhante a um mercador que procurava belas pérolas e, tendo achado uma de grande valor, foi-se, vendeu tudo o que possuía e a comprou. O Reino dos céus é ainda semelhante a uma rede que, lançada ao mar, colheu peixes de toda espécie. Quando estava cheia, os pescadores a puxaram para a praia e, sentados ali, escolheram os bons peixes para os vasos e lançaram fora os ruins. Assim será no fim do mundo. Virão os Anjos e separarão os maus do meio dos Justos, e os lançarão na fornalha de fogo. E ali haverá choro e ranger de dentes. Compreendestes tudo isto? Responderam-Lhe: Sim. E Ele continuou: Por esta razão todo escriba instruído no Reino dos céus, é semelhante a um pai de família que tira de seu tesouro coisas novas e velhas.

🤔Reflexões

💎O tesouro escondido e a pérola de grande valor representam a doçura da vida interior, a qual, uma vez descoberta, faz com que todas as coisas terrenas percam seu brilho. Santa Teresa de Ávila encarnou essa verdade ao abandonar tudo para adquirir este único bem. Assim ensina São Gregório Magno, que o homem vende tudo o que tem não por um preço, mas por uma troca de afeto: o coração, inflamado pelo amor celestial, despoja-se dos desejos terrenos para possuir unicamente aquilo que encontrou de eterno. (São Gregório Magno, Homilia 11 sobre os Evangelhos).

💍O zelo de Deus, mencionado pelo Apóstolo, é o ciúme santo que busca preservar a alma em pureza para seu único Esposo, Cristo. Santa Teresa, como mãe espiritual, demonstrou este mesmo zelo ao reformar o Carmelo, desejando apresentar suas filhas como virgens puras a Cristo, livres de qualquer afeto desordenado. São João Crisóstomo explica que esta é a glória do apóstolo e do pastor: não atrair os fiéis para si, mas conduzi-los à união nupcial com o Senhor, onde a única recomendação válida é a que vem de Deus, através de uma vida de santidade. (São João Crisóstomo, Homilia 23 sobre a Segunda Epístola aos Coríntios).

✝️A doutrina perene da Igreja, expressa no Catecismo Romano, ensina que a busca pela perfeição cristã, ilustrada nas parábolas do tesouro e da pérola, encontra sua via régia nos conselhos evangélicos. A vida religiosa, abraçada por Santa Teresa, é a resposta radical a este chamado: vender tudo, renunciando aos bens, prazeres e vontade própria, para se unir exclusivamente a Cristo, o Esposo. Assim, a alma se torna a "virgem pura" que o Apóstolo deseja apresentar ao Senhor, não por mérito próprio, mas pela graça de Deus que a recomendou e a escolheu para tão sublime vocação. (Catecismo do Concílio de Trento, Parte III).