Nasceu na Espanha em 1491. Como oficial do exército, foi gravemente ferido no
cerco de Pamplona. Boas leituras, durante a sua doença, o levaram a deixar o
mundo e a servir somente na milícia do Senhor. Em Paris, alguns varões, animados
dos mesmos ideais, fundaram com ele a Companhia de Jesus. Em obediência ao
Superior, estes “soldados do Cristo” queriam propagar e defender a religião
católica e trabalhar na restauração da vida religiosa. Inácio, o primeiro
“General ” morreu em Roma. Pio XI o declarou Padroeiro dos exercícios
espirituais.
Introito (Fil. 2, 10-11| Sl 5, 12-13)
In nómine
Iesu omne genu fléctitur, coeléstium, terréstrium et infernórum... Ao nome de
Jesus, se dobre todo joelho daqueles que estão no céu, na terra e debaixo dela;
e toda língua confesse que o Senhor Jesus Cristo está na glória de Deus Pai. Sl.
Todos os que amam o vosso Nome, Vos louvem, ó Senhor, porque abençoais o Justo.
℣. Glória ao Pai…
Coleta
Ó Deus, que para a propagação da maior glória de vosso Nome, destes nova força à
vossa Igreja militante com um novo subsídio, por meio de S. Inácio,
concedei-nos, que, com seu auxílio e a seu exemplo, combatendo na terra,
mereçamos ser coroados com ele no céu. Por N. S.
Epístola (II Tim 2,
8-10; 3, 10-12)
Caríssimo: Lembra-te que o Senhor Jesus Cristo, da estirpe
de Davi, ressuscitou dos mortos, segundo o meu Evangelho pelo qual sofro ao
ponto de ser algemado, como se fora um malfeitor; mas a palavra de Deus não está
presa. Eis porque, tudo suporto pelos escolhidos, para que também eles consigam
a salvação que está no Cristo Jesus, com a glória celeste. Tu, porém, tens
seguido a minha doutrina, o meu modo de viver, as minhas resoluções, a fé, a
longanimidade, a caridade, a paciência: as perseguições, os vexames que me
fizeram em Antioquia, Icônio e Listria. Grandes foram as perseguições que sofri,
mas de todas me livrou o Senhor. E assim todos os que querem viver piamente no
Cristo Jesus padecerão perseguições.
Gradual (Sl 91, 13 e 14 e 3 |Tg
1, 12)
O Justo floresce como a palmeira, na plenitude da fôrça, como o cedro do Líbano
na casa do Senhor. ℣. Para anunciar pela manhã a vossa misericórdia e a vossa
fidelidade durante a noite. Aleluia, aleluia. ℣. Bem-aventurado o homem que
suporta a tentação; porque depois que tiver sido provado receberá a coroa da
vida. Aleluia.
Evangelho (Lc 10, 1-9)
Naquele tempo, designou o
Senhor outros setenta e dois discípulos e mandou-os, dois a dois, em suai
frente, por todas as cidades e lugares onde Ele próprio devia ir. Ele lhes
dizia: A messe é grande, mas os operários são poucos. Rogai, pois, ao dono da
seara que mande operários para sua messe. Ide, eis que vos envio como cordeiros
para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem alforge, nem calçado e pelo caminho
a ninguém saudeis. Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: A paz seja
nesta casa. E se aí houver um filho da paz, repousará sobre ele a vossa paz; se
não, voltará ela para vós. Na mesma casa ficai, comendo e bebendo do que eles
tiverem, pois o operário merece seu salário. Não andeis de casa em casa. E se
entrardes em alguma cidade e vos receberem, comei o que vos derem. Curai os
enfermos que aí houver e dizei-lhes: Aproximou-se de vós o Reino de Deus.
Reflexões
🙏O nome de Jesus, ao qual todo joelho se dobra, não é
apenas um som, mas a força divina que submete toda criação à sua majestade. A
alma, ao pronunciá-lo com fé, encontra a verdadeira liberdade, pois é nele que a
glória do Pai se manifesta. (Santo Agostinho, Sermões sobre o Evangelho de João,
6.4)
⛓️A paciência de Inácio, como a de Paulo, reflete a cruz de
Cristo, que suporta as algemas do mundo para libertar os eleitos. A palavra de
Deus, nunca presa, floresce nos corações pela perseverança dos justos. (Santo
Ambrósio, Comentário sobre a Segunda Carta a Timóteo, 2.9)
🐑Os
setenta e dois enviados, como cordeiros entre lobos, simbolizam a Igreja
militante, que, despojada de bens terrenos, leva a paz de Cristo. Esta paz não é
aceita por todos, mas retorna ao coração fiel que a oferece. (São Gregório
Magno, Homilias sobre os Evangelhos, 17.3)
🌴O justo, como a
palmeira, cresce na adversidade, pois a tentação purifica a alma para a coroa da
vida. Inácio, provado pela doença e perseguição, tornou-se cedro firme na casa
de Deus. (São Bernardo de Claraval, Sermões sobre o Cântico dos Cânticos,
15.2)
📖Mateus 10, 5-15: Jesus instrui os Doze a não irem aos
gentios, mas às ovelhas perdidas de Israel, um foco inicial ausente em Lucas.
Também proíbe levar ouro, prata ou cobre, detalhe material não mencionado em
Lucas 10.
📖Marcos 6, 7-13: Marcos destaca que os discípulos recebem
autoridade sobre espíritos impuros, um aspecto explícito do poder espiritual não
enfatizado em Lucas. A ordem de sacudir o pó dos pés contra cidades inóspitas
complementa a ideia de rejeição da paz em Lucas.
🕊️João 20, 21-23:
Jesus envia os discípulos com o Espírito Santo e o poder de perdoar pecados, uma
dimensão sacramental do envio apostólico que Lucas 10 não aborda diretamente.
🗣️Romanos
10, 14-15: Paulo enfatiza a necessidade de pregadores para que a fé seja ouvida,
complementando o envio dos setenta e dois em Lucas como operários da messe. A
beleza dos pés dos que anunciam a paz ecoa a missão de levar a paz às casas.
🤝1
Coríntios 9, 19-23: Paulo descreve sua adaptação aos costumes dos outros para
ganhar almas, um princípio missionário que amplia a instrução de Lucas de comer
o que for oferecido, sugerindo flexibilidade cultural na evangelização.
🛡️Efésios
6, 15: A imagem dos pés calçados com o evangelho da paz reforça a missão dos
discípulos em Lucas, mas Paulo a conecta à armadura espiritual, destacando a
preparação interior contra combates espirituais.
📜Concílio de
Trento, Sessão V (1546): A doutrina da justificação pela fé operante na caridade
complementa a missão dos setenta e dois, que curam enfermos e anunciam o Reino,
mostrando que a graça de Deus atua nas obras apostólicas.
✍️Encíclica
Rerum Novarum (1891): Leão XIII destaca a dignidade do trabalho, ecoando a
afirmação de Lucas de que o operário merece seu salário.
📚Catecismo
Romano (1566): A explicação da oração dominical, pedindo “venha a nós o vosso
Reino”, alinha-se com o anúncio do Reino em Lucas, mas enfatiza a dimensão
escatológica e interior da vinda de Deus, menos explícita no envio dos
discípulos.