🗓️31 JULHO - S. INÁCIO DE LOIOLA, Confessor


Nasceu na Espanha em 1491. Como oficial do exército, foi gravemente ferido no cerco de Pamplona. Boas leituras, durante a sua doença, o levaram a deixar o mundo e a servir somente na milícia do Senhor. Em Paris, alguns varões, animados dos mesmos ideais, fundaram com ele a Companhia de Jesus. Em obediência ao Superior, estes “soldados do Cristo” queriam propagar e defender a religião católica e trabalhar na restauração da vida religiosa. Inácio, o primeiro “General ” morreu em Roma. Pio XI o declarou Padroeiro dos exercícios espirituais.

Introito (Fil. 2, 10-11| Sl 5, 12-13)
In nómine Iesu omne genu fléctitur, coeléstium, terréstrium et infernórum... Ao nome de Jesus, se dobre todo joelho daqueles que estão no céu, na terra e debaixo dela; e toda língua confesse que o Senhor Jesus Cristo está na glória de Deus Pai. Sl. Todos os que amam o vosso Nome, Vos louvem, ó Senhor, porque abençoais o Justo. ℣. Glória ao Pai…

Coleta
Ó Deus, que para a propagação da maior glória de vosso Nome, destes nova força à vossa Igreja militante com um novo subsídio, por meio de S. Inácio, concedei-nos, que, com seu auxílio e a seu exemplo, combatendo na terra, mereçamos ser coroados com ele no céu. Por N. S.

Epístola (II Tim 2, 8-10; 3, 10-12)
Caríssimo: Lembra-te que o Senhor Jesus Cristo, da estirpe de Davi, ressuscitou dos mortos, segundo o meu Evangelho pelo qual sofro ao ponto de ser algemado, como se fora um malfeitor; mas a palavra de Deus não está presa. Eis porque, tudo suporto pelos escolhidos, para que também eles consigam a salvação que está no Cristo Jesus, com a glória celeste. Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, o meu modo de viver, as minhas resoluções, a fé, a longanimidade, a caridade, a paciência: as perseguições, os vexames que me fizeram em Antioquia, Icônio e Listria. Grandes foram as perseguições que sofri, mas de todas me livrou o Senhor. E assim todos os que querem viver piamente no Cristo Jesus padecerão perseguições.

Gradual (Sl 91, 13 e 14 e 3 |Tg 1, 12)
O Justo floresce como a palmeira, na plenitude da fôrça, como o cedro do Líbano na casa do Senhor. ℣. Para anunciar pela manhã a vossa misericórdia e a vossa fidelidade durante a noite. Aleluia, aleluia. ℣. Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque depois que tiver sido provado receberá a coroa da vida. Aleluia.

Evangelho (Lc 10, 1-9)
Naquele tempo, designou o Senhor outros setenta e dois discípulos e mandou-os, dois a dois, em suai frente, por todas as cidades e lugares onde Ele próprio devia ir. Ele lhes dizia: A messe é grande, mas os operários são poucos. Rogai, pois, ao dono da seara que mande operários para sua messe. Ide, eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem alforge, nem calçado e pelo caminho a ninguém saudeis. Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: A paz seja nesta casa. E se aí houver um filho da paz, repousará sobre ele a vossa paz; se não, voltará ela para vós. Na mesma casa ficai, comendo e bebendo do que eles tiverem, pois o operário merece seu salário. Não andeis de casa em casa. E se entrardes em alguma cidade e vos receberem, comei o que vos derem. Curai os enfermos que aí houver e dizei-lhes: Aproximou-se de vós o Reino de Deus.

Reflexões

🙏O nome de Jesus, ao qual todo joelho se dobra, não é apenas um som, mas a força divina que submete toda criação à sua majestade. A alma, ao pronunciá-lo com fé, encontra a verdadeira liberdade, pois é nele que a glória do Pai se manifesta. (Santo Agostinho, Sermões sobre o Evangelho de João, 6.4)

⛓️A paciência de Inácio, como a de Paulo, reflete a cruz de Cristo, que suporta as algemas do mundo para libertar os eleitos. A palavra de Deus, nunca presa, floresce nos corações pela perseverança dos justos. (Santo Ambrósio, Comentário sobre a Segunda Carta a Timóteo, 2.9)

🐑Os setenta e dois enviados, como cordeiros entre lobos, simbolizam a Igreja militante, que, despojada de bens terrenos, leva a paz de Cristo. Esta paz não é aceita por todos, mas retorna ao coração fiel que a oferece. (São Gregório Magno, Homilias sobre os Evangelhos, 17.3)

🌴O justo, como a palmeira, cresce na adversidade, pois a tentação purifica a alma para a coroa da vida. Inácio, provado pela doença e perseguição, tornou-se cedro firme na casa de Deus. (São Bernardo de Claraval, Sermões sobre o Cântico dos Cânticos, 15.2)

📖Mateus 10, 5-15: Jesus instrui os Doze a não irem aos gentios, mas às ovelhas perdidas de Israel, um foco inicial ausente em Lucas. Também proíbe levar ouro, prata ou cobre, detalhe material não mencionado em Lucas 10.

📖Marcos 6, 7-13: Marcos destaca que os discípulos recebem autoridade sobre espíritos impuros, um aspecto explícito do poder espiritual não enfatizado em Lucas. A ordem de sacudir o pó dos pés contra cidades inóspitas complementa a ideia de rejeição da paz em Lucas.

🕊️João 20, 21-23: Jesus envia os discípulos com o Espírito Santo e o poder de perdoar pecados, uma dimensão sacramental do envio apostólico que Lucas 10 não aborda diretamente.

🗣️Romanos 10, 14-15: Paulo enfatiza a necessidade de pregadores para que a fé seja ouvida, complementando o envio dos setenta e dois em Lucas como operários da messe. A beleza dos pés dos que anunciam a paz ecoa a missão de levar a paz às casas.

🤝1 Coríntios 9, 19-23: Paulo descreve sua adaptação aos costumes dos outros para ganhar almas, um princípio missionário que amplia a instrução de Lucas de comer o que for oferecido, sugerindo flexibilidade cultural na evangelização.

🛡️Efésios 6, 15: A imagem dos pés calçados com o evangelho da paz reforça a missão dos discípulos em Lucas, mas Paulo a conecta à armadura espiritual, destacando a preparação interior contra combates espirituais.

📜Concílio de Trento, Sessão V (1546): A doutrina da justificação pela fé operante na caridade complementa a missão dos setenta e dois, que curam enfermos e anunciam o Reino, mostrando que a graça de Deus atua nas obras apostólicas.

✍️Encíclica Rerum Novarum (1891): Leão XIII destaca a dignidade do trabalho, ecoando a afirmação de Lucas de que o operário merece seu salário.

📚Catecismo Romano (1566): A explicação da oração dominical, pedindo “venha a nós o vosso Reino”, alinha-se com o anúncio do Reino em Lucas, mas enfatiza a dimensão escatológica e interior da vinda de Deus, menos explícita no envio dos discípulos.