09 Set
S. Pedro Claver, Confessor


🙏São Pedro Claver, um jesuíta espanhol do século XVII, autodenominou-se "o escravo dos negros para sempre". Durante quarenta anos, em Cartagena, Colômbia, ele dedicou sua vida a cuidar dos escravos africanos que chegavam em condições desumanas. Ele não apenas lhes oferecia comida e cuidados médicos, mas também os catequizava e batizava, vendo em cada um o rosto sofredor de Cristo. Sua obra é um testemunho radical da caridade cristã, vivendo a parábola do Bom Samaritano ao servir o próximo mais desprezado e abandonado pela sociedade.

📖Intróito (Salmo 106, 9-10, 8)
Satiávit Dóminus ánimam inánem... O Senhor saciou a alma faminta: aqueles que estavam sentados nas trevas e na sombra da morte, presos na miséria e em cadeias. / Deem graças ao Senhor por sua misericórdia: e por suas maravilhas para com os filhos dos homens.

📜Leitura (Is. 58, 6-9 e 10)
Assim diz o Senhor: Quebra as cadeias da injustiça, desata os fardos opressivos; deixa livres os oprimidos e despedaça todo jugo. Reparte o teu pão com o faminto e acolhe em tua casa os pobres e errantes; quando vires um nu, cobre-o, e não desprezes a tua própria carne. Então, a tua luz despontará como a aurora, e a tua saúde brotará rapidamente; a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do Senhor te acompanhará. Então clamarás, e o Senhor te ouvirá; gritarás, e Ele dirá: Eis-me aqui. Quando deres de ti ao faminto e saciares a alma aflita, a tua luz surgirá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia.

✝️Evangelho (Lc. 10, 29-37)
Naquele tempo, um doutor da lei, querendo justificar-se, disse a Jesus: E quem é o meu próximo? Jesus, tomando a palavra, disse: Um homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos de ladrões, que o despojaram, feriram-no e se foram, deixando-o quase morto. Aconteceu que um sacerdote descia pelo mesmo caminho; vendo-o, passou ao largo. Do mesmo modo, um levita, estando perto do lugar e vendo-o, passou adiante. Mas um samaritano, que estava de viagem, chegou perto dele e, vendo-o, moveu-se de compaixão. Aproximando-se, atou-lhe as feridas, derramando nelas azeite e vinho; colocou-o no seu próprio animal, levou-o a uma estalagem e cuidou dele. No dia seguinte, tirou dois denários, deu-os ao dono da estalagem e disse: Cuida dele, e o que gastares a mais, eu te pagarei quando voltar. Qual destes três te parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos ladrões? Ele respondeu: Aquele que usou de misericórdia para com ele. Então Jesus lhe disse: Vai e faze tu o mesmo.

🤔Reflexões

💡Aquele que descia de Jerusalém é Adão, e a humanidade inteira. Jericó é o mundo, e os ladrões são o demônio e seus anjos, que o despojaram da imortalidade e o deixaram semimorto. O sacerdote e o levita, figuras da Lei e dos Profetas, passaram de largo, pois o Antigo Testamento não podia salvar. O Bom Samaritano é o próprio Cristo, que derrama em nossas feridas o azeite do consolo e o vinho da esperança, colocando-nos sobre sua própria carne, pois 'Ele mesmo levou os nossos pecados em seu corpo' (1 Pe 2,24), e nos conduz à estalagem, que é a Igreja, prometendo voltar (Santo Agostinho, Sermão 171). Portanto, a misericórdia não é apenas um sentimento, mas uma participação na obra redentora de Cristo; o próximo não é quem está perto por sangue, mas quem se aproxima pela compaixão, tornando-se um 'guardião' do irmão ferido (Santo Ambrósio, Exposição sobre o Evangelho de Lucas, Livro VII).

🕊️A parábola do Bom Samaritano é exclusiva do Evangelho de São Lucas. Contudo, o diálogo que a precede, sobre o maior mandamento, encontra paralelos em São Mateus (22, 35-40) e São Marcos (12, 28-34). Nesses, a pergunta é sobre 'o maior mandamento', e a resposta de Cristo une o amor a Deus e ao próximo. Em Lucas, a questão se aprofunda com a pergunta 'E quem é o meu próximo?', levando Jesus a inverter a perspectiva: em vez de definir quem é digno de nosso amor, Ele mostra que o verdadeiro próximo é aquele que se faz próximo pela misericórdia, transformando um preceito legal em uma exigência universal de caridade ativa.

✉️São Paulo aprofunda a lei do amor ao próximo, definindo-a como 'a plenitude da lei' (Rm 13, 10). A ação do Samaritano, que cuida do ferido, materializa o preceito paulino: 'Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo' (Gl 6, 2). Enquanto o Evangelho narra um ato singular de misericórdia, São Paulo universaliza este dever na doutrina do Corpo Místico, onde 'se um membro sofre, todos os membros sofrem com ele' (1 Cor 12, 26), eliminando a distinção entre próximo e distante, judeu ou gentio, pois todos são um em Cristo Jesus (Gl 3, 28).

🇻🇦O Magistério da Igreja, em documentos como a encíclica Rerum Novarum, estende o princípio do Bom Samaritano à esfera social. Assim como o samaritano não ignorou o homem ferido, a Igreja insiste que a sociedade não pode ignorar a condição dos operários e dos pobres, 'uma multidão de proletários desamparados'. A caridade, ensinada no Evangelho, torna-se um princípio de justiça social que exige não apenas atos individuais de misericórdia, mas também a criação de estruturas justas que protejam os fracos e não 'passem ao largo' diante do sofrimento causado pela exploração econômica e pela miséria.