São Zeferino, romano, liderou a Igreja como Papa no final do século II, um tempo de intensas perseguições onde seus treze predecessores foram martirizados. Sua principal luta não foi apenas contra a violência externa, mas contra as heresias internas, como o gnosticismo e o monarquianismo, que minavam a divindade de Cristo. Embora não fosse um grande teólogo, com prudência e auxílio divino, ele se aliou a grandes defensores da ortodoxia como Santo Irineu e Tertuliano para guiar a Igreja, defendendo a fé contra os rigorismos e as falsas doutrinas até seu martírio em 217.
🙏 Introito (Jo 21, 15, 16 et 17 | Sl 29, 2)
Si díligis Me, Simon Petre, pasce agnos meos, pasce oves meas... Se tu me amas, Simão Pedro, apascenta os meus cordeiros, apascenta as minhas ovelhas. Sl. Eu Vos glorificarei, Senhor, porque me recebestes, e não permitistes que os meus inimigos se alegrassem à minha custa.
📜 Epístola (I Pe 5, 1-4.10-11)
Caríssimos: Aos anciãos entre vós exorto eu, ancião como eles e testemunha dos padecimentos de Cristo, como também companheiro na glória que se há de manifestar. Apascentai o rebanho de Deus que vos está confiado; tende cuidado dele, não constrangidos, mas de bom grado, segundo Deus, não por amor de lucro vil, mas por dedicação, não como que exercendo domínio sobre os Eleitos, mas fazendo-vos de coração modelos do rebanho. Quando então aparecer o Supremo Pastor recebereis a coroa imarcessível da glória. O Deus de toda a graça, que no Cristo Jesus nos chamou para a sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, vos aperfeiçoará, fortificará e consolidará. A Ele a glória e por todos os séculos. Amen.
📖 Evangelho (Mt 16, 13-19)
Naquele tempo, veio Jesus para os lados de Cesareia de Filipe, e interrogou os seus discípulos: Na opinião dos homens quem é o Filho do homem? E eles responderam: Uns dizem que é João Batista, outros que é Elias, outros que Jeremias ou algum dos Profetas. Disse-lhes Jesus: E vós, quem julgais que eu sou? Tomando a palavra, Simão Pedro disse: Vós sois o Cristo, Filho de Deus vivo. E respondendo, Jesus disse: Bem-aventurado és tu, Simão Bar Jonas [filho de Jonas], porque não foi a carne e o sangue que te revelaram isso, mas meu Pai que está nos céus. E por isso te digo que és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do Reino dos céus. E tudo que ligares sobre a terra, será ligado nos céus; e tudo o que desligares sobre a terra, será desligado nos céus.
🤔 Reflexões
🏛️A confissão de Pedro é o fundamento da Igreja, pois sobre a rocha da fé em Cristo Filho de Deus vivo é que a estrutura se ergue; a Pedro não foi dito 'Tu és a rocha', mas 'Tu és Pedro', sendo a Rocha o próprio Cristo a quem ele confessou (Santo Agostinho, Sermão 295). Este poder das chaves, entregue a um homem, não foi para ser retido por ele, mas para ser transmitido a todos os líderes da Igreja, pois o que foi confiado a um foi destinado a todos, e é na unidade da fé que a autoridade se manifesta (São Leão Magno, Sermão 4). Assim, o pastoreio exortado na Epístola não é um domínio, mas um serviço de administrar esta autoridade para a salvação, pois o pastor que serve de modelo ao rebanho recebe do Supremo Pastor a coroa da glória, que é a recompensa por usar as chaves para abrir o céu, e não para o fechar (São Beda, o Venerável, Comentário sobre 1 Pedro).
🔄Os evangelhos de Marcos (Mc 8, 27-30) e Lucas (Lc 9, 18-21) narram a mesma confissão de Pedro, mas ambos omitem a promessa institucional que se segue em Mateus: a menção de Pedro como a pedra, a edificação da Igreja e a entrega das chaves. Lucas, no entanto, acrescenta o detalhe de que Jesus estava "orando a sós" antes de fazer a pergunta, sublinhando a solenidade divina do momento. O Evangelho de João, embora não tenha esta cena, complementa-a com a passagem do "apascenta as minhas ovelhas" (Jo 21, 15-17), que confirma, após a ressurreição, o encargo pastoral de Pedro sobre todo o rebanho, como ecoado no Introito do dia.
⛪️Os escritos de São Paulo aprofundam a metáfora da Igreja como um edifício, afirmando que ela está "edificada sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo por pedra angular o próprio Cristo Jesus" (Ef 2, 20). Isso complementa a visão de Mateus, mostrando que, embora Pedro tenha uma primazia, todo o colégio apostólico serve de alicerce. Paulo reforça que "ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo" (1 Cor 3, 11), alinhando-se à interpretação de que a fé em Cristo é a verdadeira rocha. Em Gálatas, ele se refere a Pedro (Cefas), Tiago e João como "as colunas" da Igreja (Gl 2, 9), reconhecendo a liderança de Pedro dentro de uma estrutura colegiada.
📜A Constituição Dogmática Pastor Aeternus do Concílio Vaticano I define formalmente que a primazia de jurisdição sobre toda a Igreja foi prometida e conferida imediata e diretamente a São Pedro por Cristo, citando extensivamente Mateus 16 e João 21. A encíclica Satis Cognitum do Papa Leão XIII reitera que este primado não é meramente de honra, mas de verdadeira autoridade, sendo o princípio visível e o fundamento perpétuo da unidade da fé e da comunhão na Igreja. Estes documentos articulam dogmaticamente a autoridade papal implícita nos textos litúrgicos do dia.