S. Gabriel, Arcanjo
O grande mensageiro da Encarnação do Verbo Divino foi quem designou ao profeta Daniel, o tempo, a Zacarias, o nascimento do Precursor, e a Maria Santíssima, a sua escolha para Mãe do Redentor do mundo.
PRÓPRIO DO DIA
Introito (Sl 55, 5 | ib., 2)
In Deo laudábo verbum, in Dómino laudábo sermónem... Em Deus me glorio, por causa de sua promessa: no Senhor me glorio por causa de sua palavra. Espero em Deus; não temo; que poderá fazer-me o homem? Sl. Tende piedade de mim, ó Deus, pois o inimigo me calca aos pés e procura oprimir-me, todo o dia.
Epístola (4 Reis 5, 1-15)
Naqueles dias, Naaman, general do exército do rei da Síria, era um homem poderoso e considerado junto de.seu senhor, porque por ele havia o Senhor salvo a Síria. Era um homem forte e rico, porém leproso. Ora, da Síria haviam fugido alguns ladrões, e levaram cativa da terra de Israel, uma menina que foi posta ao serviço da mulher de Naaman. Disse ela à sua senhora: Oxalá o meu senhor fosse ter com o Profeta que está em Samaria; sem dúvida, ele o havia de curar da lepra que tem. Ouvindo isto, Naaman foi procurar o seu senhor e contou-lhe o fato, dizendo: Tal e tal coisa disse a menina da terra de Israel. Respondeu-lhe o rei da Síria: Vai, e mandarei uma carta ao rei de Israel. Ele partiu, pois, e tomou consigo dez talentos de prata, seis mil moedas de ouro e dez roupas de festa; e levou a carta ao rei de Israel. Esta era assim redigida: Quando tiveres recebido esta carta, saberás que eu te mandei o meu servo Naaman, para o curares de sua lepra. Quando o rei de Israel acabou de ler a carta, rasgou as suas vestimentas e disse: Acaso sou eu Deus, que pode tirar ou dar a vida? Por que me enviou ele este homem para eu o curar de sua lepra? Reparai bem e vede que ele procura uma ocasião para me perder. Quando Eliseu, homem de Deus, ouviu falar que o rei de Israel rasgara suas vestes, mandou-lhe dizer: Por que rasgaste tuas vestes? Venha esse homem a mim e saiba que ainda há um profeta em Israel. Veio, pois, Naaman, com os seus cavalos e carros e parou a soleira da casa de Eliseu. E enviou-lhe Eliseu um mensageiro, dizendo-lhe: Vai lavar-te sete vezes no Jordão e o teu corpo ficará são. Irado, retirou-se Naaman, dizendo: Pensei que ele viesse a mim, e de pé, invocasse o Nome do Senhor, seu Deus, e tocasse sua mão no lugar da lepra e assim me curasse. Não serão porventura melhores, Abana e Farfar, rios de Damasco, do que todas as águas de Israel, podendo eu lavar-me ali e ficar são? Ele já se havia voltado e ia retirar-se, indignado, quando os seus servos se aproximaram e lhe falaram: Pai, mesmo que coisas difíceis te dissesse o Profeta, certamente deverias fazê-las; quanto mais que só te disse: Lava-te e ficarás limpo. Desceu, pois, Naaman, e lavou-se sete vezes no Jordão, conforme o ordenara o homem de Deus, e limpa ficou a sua carne como a carne duma criancinha; e curado ficou. Voltando ao homem de Deus, com toda a sua comitiva, veio e apresentou-se diante dele, dizendo-lhe: Verdadeiramente, sei que não há outro Deus em toda a terra, como O que está em Israel.
Evangelho (Lc 4, 23-30)
Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: Sem dúvida, aplicais a mim este provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo; as grandes coisas feitas por ti em Cafarnaum, de que ouvimos falar, faze-as aqui em teu país.E acrescentou: Em verdade, eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. Digo-vos, na verdade: havia muitas viúvas no tempo de Elias, em Israel, quando o céu foi fechado durante três anos e seis meses, havendo uma grande fome em toda a terra. E a nenhuma foi Elias enviado, senão a uma viúva de Sarepta, no país de Sidon. E havia muitos leprosos em Jerusalém, no tempo do profeta Eliseu e nenhum deles foi curado, a não ser Naaman, o sírio. Cheios de cólera ficaram todos, na sinagoga, ouvindo estas palavras. E levantando-se, O expulsaram da cidade e O levaram até a beira do monte sobre o qual a sua cidade fora edificada, para dali O lançarem abaixo, Jesus, porém, passou no meio deles, e se afastou.
São Tomás de Aquino: Suma Teológica, Parte III, q. 27, a. 1 - A rejeição de Cristo em sua pátria é um exemplo da incapacidade humana de reconhecer a divindade escondida na humildade. Os nazarenos, presos à visão carnal, não compreenderam que o Filho de Deus, por sua natureza divina, não precisava provar-se com milagres para os convencer, mas veio para ensinar a fé que transcende os sinais. A menção às viúvas e aos leprosos fora de Israel mostra que a graça divina opera segundo a vontade soberana de Deus, não segundo os méritos humanos ou as expectativas terrenas. A ira deles reflete a concupiscência do coração que rejeita a ordem divina quando esta contraria os desejos próprios. A passagem de Jesus pelo meio da multidão é um sinal de sua omnipotência, pois, sendo verdadeiro Deus, nenhuma força humana pode impedi-lo de cumprir sua missão. Este evento ensina que a salvação exige humildade para aceitar os caminhos de Deus, que muitas vezes desafiam a razão natural e os preconceitos terrenos.
PRÓPRIO DO DIA
Introito (Sl 55, 5 | ib., 2)
In Deo laudábo verbum, in Dómino laudábo sermónem... Em Deus me glorio, por causa de sua promessa: no Senhor me glorio por causa de sua palavra. Espero em Deus; não temo; que poderá fazer-me o homem? Sl. Tende piedade de mim, ó Deus, pois o inimigo me calca aos pés e procura oprimir-me, todo o dia.
Epístola (4 Reis 5, 1-15)
Naqueles dias, Naaman, general do exército do rei da Síria, era um homem poderoso e considerado junto de.seu senhor, porque por ele havia o Senhor salvo a Síria. Era um homem forte e rico, porém leproso. Ora, da Síria haviam fugido alguns ladrões, e levaram cativa da terra de Israel, uma menina que foi posta ao serviço da mulher de Naaman. Disse ela à sua senhora: Oxalá o meu senhor fosse ter com o Profeta que está em Samaria; sem dúvida, ele o havia de curar da lepra que tem. Ouvindo isto, Naaman foi procurar o seu senhor e contou-lhe o fato, dizendo: Tal e tal coisa disse a menina da terra de Israel. Respondeu-lhe o rei da Síria: Vai, e mandarei uma carta ao rei de Israel. Ele partiu, pois, e tomou consigo dez talentos de prata, seis mil moedas de ouro e dez roupas de festa; e levou a carta ao rei de Israel. Esta era assim redigida: Quando tiveres recebido esta carta, saberás que eu te mandei o meu servo Naaman, para o curares de sua lepra. Quando o rei de Israel acabou de ler a carta, rasgou as suas vestimentas e disse: Acaso sou eu Deus, que pode tirar ou dar a vida? Por que me enviou ele este homem para eu o curar de sua lepra? Reparai bem e vede que ele procura uma ocasião para me perder. Quando Eliseu, homem de Deus, ouviu falar que o rei de Israel rasgara suas vestes, mandou-lhe dizer: Por que rasgaste tuas vestes? Venha esse homem a mim e saiba que ainda há um profeta em Israel. Veio, pois, Naaman, com os seus cavalos e carros e parou a soleira da casa de Eliseu. E enviou-lhe Eliseu um mensageiro, dizendo-lhe: Vai lavar-te sete vezes no Jordão e o teu corpo ficará são. Irado, retirou-se Naaman, dizendo: Pensei que ele viesse a mim, e de pé, invocasse o Nome do Senhor, seu Deus, e tocasse sua mão no lugar da lepra e assim me curasse. Não serão porventura melhores, Abana e Farfar, rios de Damasco, do que todas as águas de Israel, podendo eu lavar-me ali e ficar são? Ele já se havia voltado e ia retirar-se, indignado, quando os seus servos se aproximaram e lhe falaram: Pai, mesmo que coisas difíceis te dissesse o Profeta, certamente deverias fazê-las; quanto mais que só te disse: Lava-te e ficarás limpo. Desceu, pois, Naaman, e lavou-se sete vezes no Jordão, conforme o ordenara o homem de Deus, e limpa ficou a sua carne como a carne duma criancinha; e curado ficou. Voltando ao homem de Deus, com toda a sua comitiva, veio e apresentou-se diante dele, dizendo-lhe: Verdadeiramente, sei que não há outro Deus em toda a terra, como O que está em Israel.
Evangelho (Lc 4, 23-30)
Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: Sem dúvida, aplicais a mim este provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo; as grandes coisas feitas por ti em Cafarnaum, de que ouvimos falar, faze-as aqui em teu país.E acrescentou: Em verdade, eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. Digo-vos, na verdade: havia muitas viúvas no tempo de Elias, em Israel, quando o céu foi fechado durante três anos e seis meses, havendo uma grande fome em toda a terra. E a nenhuma foi Elias enviado, senão a uma viúva de Sarepta, no país de Sidon. E havia muitos leprosos em Jerusalém, no tempo do profeta Eliseu e nenhum deles foi curado, a não ser Naaman, o sírio. Cheios de cólera ficaram todos, na sinagoga, ouvindo estas palavras. E levantando-se, O expulsaram da cidade e O levaram até a beira do monte sobre o qual a sua cidade fora edificada, para dali O lançarem abaixo, Jesus, porém, passou no meio deles, e se afastou.
Homilias
Orígenes: Homilias sobre o Evangelho de Lucas, Homilia 33 - A rejeição de Jesus em Nazaré revela a dureza do coração humano que se fecha à graça divina por causa da familiaridade e do orgulho. Os nazarenos, ao ouvirem que a salvação se estende além de Israel, inflamaram-se de ciúme, pois não suportaram que os gentios fossem favorecidos por Deus em detrimento dos eleitos. Este evento prefigura a Cruz, onde o Salvador seria novamente rejeitado, mas também sua vitória, pois, ao passar pelo meio deles, demonstra que o poder divino transcende a maldade humana. A ira deles é um sinal da resistência à verdade que liberta, enquanto a passagem de Jesus pelo meio da multidão simboliza a Ressurreição, onde a morte não pôde detê-lo. A mensagem é clara: a salvação não se limita a um povo, mas é universal, e isso provoca escândalo aos que se julgam superiores. Assim, o mistério da eleição divina se manifesta: Deus escolhe os humildes e os estrangeiros para confundir os sábios e os arrogantes, chamando todos à conversão.
São Tomás de Aquino: Suma Teológica, Parte III, q. 27, a. 1 - A rejeição de Cristo em sua pátria é um exemplo da incapacidade humana de reconhecer a divindade escondida na humildade. Os nazarenos, presos à visão carnal, não compreenderam que o Filho de Deus, por sua natureza divina, não precisava provar-se com milagres para os convencer, mas veio para ensinar a fé que transcende os sinais. A menção às viúvas e aos leprosos fora de Israel mostra que a graça divina opera segundo a vontade soberana de Deus, não segundo os méritos humanos ou as expectativas terrenas. A ira deles reflete a concupiscência do coração que rejeita a ordem divina quando esta contraria os desejos próprios. A passagem de Jesus pelo meio da multidão é um sinal de sua omnipotência, pois, sendo verdadeiro Deus, nenhuma força humana pode impedi-lo de cumprir sua missão. Este evento ensina que a salvação exige humildade para aceitar os caminhos de Deus, que muitas vezes desafiam a razão natural e os preconceitos terrenos.