🗓️23 JULHO - S. APOLINÁRIO, Bispo e Mártir


Apolinário, primeiro bispo de Ravena, viveu no século I. Tradição aponta que foi discípulo de São Pedro. Enviado para evangelizar Ravena, converteu muitos com pregação e milagres. Sofreu perseguições, sendo exilado e torturado. Martirizado na Dalmácia, sua fé inabalável inspirou cristãos.
Sua vida reflete o pastor que guia com humildade e enfrenta tribulações.

Introito (Dn 3, 84 e 87 | ib., 57)
Sacerdótes Dei, benedícite Dóminum... Sacerdotes de Deus, bendizei o Senhor; santos e humildes de coração, louvai a Deus. Ps. Obras do Senhor, bendizei todas o Senhor; louvai-O e exaltai-O por todos os séculos.. ℣. Glória ao Pai…

Epístola (I Pe 5, 1-11)
Caríssimos: Aos mais velhos, que estão entre vós, peço eu, como da mesma idade e testemunha da Paixão do Cristo, eu que tive parte também nesta glória que será revelada no futuro: Apascentai o rebanho que Deus vos confiou, velando sobre ele, não por constrangimento, porém espontaneamente, conforme a vontade de Deus; não por um ganho vergonhoso, porém por dedicação. Não vos porteis como senhores sobre a herança [de Deus], porém tornando-vos um exemplo para o rebanho, do íntimo do coração. E quando aparecer o príncipe dos pastores, vós obtereis a coroa incorruptível da glória; e vós também, ó jovens, submetei-vos aos mais velhos. Sede todos humildes uns para com os outros; porque Deus resiste aos soberbos, e aos humildes dá a sua graça. Humilhai-vos, pois, sob a poderosa mão de Deus, para que Ele vos eleve, no tempo de sua visita. Confiai-Lhe todos os vossos cuidados, pois é Ele quem toma conta de vós. Sede sóbrios e vigiai; vosso adversário, o demônio, como um leão ameaçador, anda em redor, procurando a quem devorar. Resisti-lhe, firmes na fé, sabendo que os vossos irmãos, que estão neste mundo, suportam as mesmas aflições. O Deus de toda a graça que nos chamou para a sua eterna glória no Cristo Jesus, aperfeiçoará Ele mesmo os vossos passos, vos sustentará e vos fortificará. A Ele, honra e glória por todos os séculos dos séculos.

Gradual (Sl 88, 21-23 | Sl 109, 4)
Escolhi Davi para meu servo; com o meu santo óleo o ungi; minha mão lhe assistirá e meu braço o fortificará. ℣. O inimigo em nada prevalecerá contra ele e o malfeitor não poderá ofendê-lo.Aleluia, aleluia. ℣. O Senhor jurou e não se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedec. Aleluia.

Evangelho (Lc 22, 24-30)
Naquele tempo, levantou-se entre os discípulos uma discussão sobre qual deles deveria ser considerado o maior. Jesus porém lhes disse: Os reis das nações dominam sobre elas; e os que têm autoridade sobre elas se fazem chamar de benfeitores. Não façais assim; porém, o que for o maior entre vós, seja como o menor; e o que governa, seja como o que serve. Por que, qual é o maior? o que está sentado à mesa, ou o que serve? Não é o que está assentado à mesa? Eu estou no entanto no meio de vós, como o que serve; vós sois os que permanecestes comigo em minhas provações. E eu vos preparo um Reino, como meu Pai preparou para mim. Vós comereis e bebereis, à minha mesa, em meu Reino; estareis sentados sobre tronos, julgando as doze tribos de Israel.

Reflexão litúrgica
  1. O bispo, como pastor, deve vigiar o rebanho com caridade, não por obrigação, mas por amor, sendo exemplo de humildade (Santo Agostinho, Sermão 46).
  2. A verdadeira grandeza está em servir, pois o Reino de Deus inverte as glórias humanas (Santo Ambrósio, Comentário sobre Lucas 22).
  3. Resistir ao maligno exige vigilância espiritual, pois a humildade é a arma contra a soberba (Santo Bernardo, Sermão sobre a Epístola de Pedro).
  4. A autoridade do pastor é confirmada pelo sofrimento, que o une a Cristo (Santo Gregório Magno, Homilia 24).
  5. Mateus 20, 26-28: O Filho do Homem veio para servir e dar a vida, enfatizando o sacrifício como essência do serviço.
  6. Marcos 10, 42-45: A liderança cristã rejeita a dominação mundana, destacando a redenção pelo serviço humilde.
  7. João 13, 12-17: Jesus lava os pés dos discípulos, mostrando que o serviço é ato concreto de amor.
  8. Filipenses 2, 5-8: Cristo se humilhou, tornando-se servo, reforçando a humildade como imitação divina.
  9. 1 Coríntios 9, 19-22: Paulo se faz servo de todos para ganhar muitos, destacando a adaptação pastoral para a salvação.
  10. Efésios 4, 11-12: Os dons de liderança, como o episcopado, existem para edificar a Igreja, não para glória pessoal.
  11. Concílio de Trento, Sessão 23, cap. 1: O bispo deve ser irrepreensível, ensinando e corrigindo com paciência, não por poder terreno.
  12. Encíclica Mystici Corporis (1943), n. 44: A autoridade episcopal é serviço ao Corpo de Cristo, unindo os fiéis em caridade.
  13. Decreto de Graciano, Dist. 21: O pastor deve suportar perseguições com firmeza, imitando os apóstolos em sua missão.