07 JUNHO - VIGÍLIA DE PENTECOSTES


1. LEITURAS (AS PROFECIAS)

Gênesis 22:1-19
Sucedeu que depois destas coisas tentou Deus a Abraão, e lhe disse: Abraão, Abraão. E ele respondeu: Eis-me aqui. E disse-lhe Deus: Toma teu filho unigênito, que amas, Isaac, e vai à terra da visão, e lá o oferecerás em holocausto sobre um dos montes que eu te mostrarei. Levantou-se, pois, Abraão de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois moços, e Isaac, seu filho; e tendo cortado lenha para o holocausto, pôs-se a caminho para o lugar que Deus lhe havia ordenado. Ao terceiro dia, levantando os olhos, viu o lugar de longe. E disse aos seus moços: Esperai aqui com o jumento; eu e o menino iremos até lá, e depois de adorarmos, voltaremos a vós. Tomou, pois, a lenha do holocausto, e pô-la sobre Isaac, seu filho; e ele mesmo levou nas mãos o fogo e o cutelo. E indo ambos juntos, disse Isaac a seu pai Abraão: Meu pai. E ele respondeu: Que queres, filho? Eis aqui, disse ele, o fogo e a lenha, mas onde está a vítima para o holocausto? Disse Abraão: Deus proverá para si a vítima do holocausto, meu filho. E continuaram ambos a caminhar juntos. Chegaram ao lugar que Deus lhe havia mostrado; e edificou ali Abraão um altar, e pôs em ordem a lenha, e tendo ligado Isaac, seu filho, pô-lo sobre o altar em cima da lenha. E estendeu Abraão a mão, e tomou o cutelo para imolar seu filho. Mas eis que o Anjo do Senhor lhe bradou do céu, e disse: Abraão, Abraão. Ele respondeu: Eis-me aqui. E disse-lhe o Anjo: Não estendas a tua mão sobre o menino, nem lhe faças mal algum; porque agora sei que temes a Deus, e não perdoaste o teu filho unigênito por amor de mim. Levantou Abraão os olhos, e viu atrás de si um carneiro enlaçado pelos chifres entre os espinhos; o qual tomou, e ofereceu em holocausto em lugar de seu filho. E pôs Abraão o nome àquele lugar: O Senhor vê. Donde se diz até hoje: No monte o Senhor verá. Tornou o Anjo do Senhor a bradar a Abraão do céu pela segunda vez, dizendo: Por mim mesmo jurei, diz o Senhor: porque fizeste isto, e não perdoaste o teu filho unigênito por amor de mim, eu te abençoarei, e multiplicarei a tua descendência como as estrelas do céu, e como a areia que está na praia do mar; a tua descendência possuirá as portas dos seus inimigos, e em tua semente serão benditas todas as nações da terra, porque obedeceste à minha voz. Voltou Abraão para os seus moços, e levantando-se, foram juntos para Berseba, e habitou em Berseba.

Êxodo 14:24 – 15:1
Na vigília da manhã olhou o Senhor para o exército dos egípcios desde a coluna de fogo e de nuvem, e perturbou o exército deles. E embaraçou as rodas dos seus carros, de sorte que dificilmente podiam avançar. Então disseram os egípcios: Fujamos da face de Israel, porque o Senhor combate por eles contra nós. E disse o Senhor a Moisés: Estende a tua mão sobre o mar, para que as águas tornem sobre os egípcios, sobre os seus carros, e sobre os seus cavaleiros. Estendeu Moisés a mão sobre o mar, e ao amanhecer tornou o mar ao seu lugar; e os egípcios, fugindo, foram ao seu encontro, e o Senhor submergiu os egípcios no meio do mar. Porque tornando as águas cobriram os carros, e os cavaleiros de todo o exército de Faraó, que haviam entrado no mar seguindo-os, e não ficou deles nem um só. Mas os filhos de Israel passaram pelo meio do mar enxuto, tendo as águas como um muro à sua direita e à sua esquerda. E naquele dia livrou o Senhor a Israel da mão dos egípcios, e viram os egípcios mortos na praia do mar. Viu Israel o grande poder que o Senhor tinha mostrado contra os egípcios; e temeu o povo ao Senhor, e creu no Senhor e em Moisés, seu servo. Então cantou Moisés e os filhos de Israel este cântico ao Senhor, e disseram: Cantemos ao Senhor, porque gloriosamente se sublimou; o cavalo e o seu cavaleiro lançou no mar.

Deuteronômio 31:22-30
Escreveu, pois, Moisés este cântico no mesmo dia, e o ensinou aos filhos de Israel. E ordenou a Josué, filho de Nun, e disse: Esforça-te e tem bom ânimo, porque tu introduzirás os filhos de Israel na terra que eu lhes jurei, e eu serei contigo. E tendo Moisés acabado de escrever as palavras desta lei num livro até se completarem, ordenou aos levitas, que levavam a arca da aliança do Senhor, dizendo: Tomai este livro da lei, e ponde-o ao lado da arca da aliança do Senhor vosso Deus, para que ali esteja por testemunho contra ti. Porque eu sei a tua rebelião, e a tua dura cerviz; eis que, vivendo eu ainda hoje convosco, sois rebeldes contra o Senhor; quanto mais depois da minha morte? Ajuntai-vos a mim todos os anciãos das vossas tribos, e os vossos oficiais, para que eu fale estas palavras aos seus ouvidos, e tome por testemunhas contra eles o céu e a terra. Porque sei que depois da minha morte certamente vos corrompereis, e vos desviareis do caminho que vos ordenei; e o mal vos sobrevirá nos últimos dias, porquanto fareis mal aos olhos do Senhor, provocando-o à ira com a obra das vossas mãos. Falou, pois, Moisés aos ouvidos de toda a congregação de Israel as palavras deste cântico, até se acabarem.

Isaías 4:1-6
Sete mulheres lançarão mão de um só homem naquele dia, dizendo: Nós comeremos do nosso pão, e nos vestiremos das nossas vestes; tão somente se nos chame pelo teu nome; tira o nosso opróbrio. Naquele dia o rebento do Senhor será cheio de beleza e de glória, e o fruto da terra será excelente e formoso para os que escaparem de Israel. E será que o que ficar em Sião, e o que restar em Jerusalém, será chamado santo; todo aquele que estiver inscrito entre os viventes em Jerusalém. Quando o Senhor tiver lavado a imundícia das filhas de Sião, e tiver purificado o sangue de Jerusalém do meio dela, com o espírito de justiça, e com o espírito de ardor. E criará o Senhor sobre toda a habitação do monte de Sião, e sobre as suas congregações, uma nuvem de dia, e um fumo, e um resplendor de fogo ardente de noite; porque sobre toda a glória haverá uma defesa. E haverá um tabernáculo para sombra contra o calor do dia, e para refúgio e esconderijo contra a tempestade e contra a chuva.

Baruc 3:9-38
Ouve, Israel, os mandamentos da vida; presta ouvidos, para que saibas a prudência. Por que, Israel, por que estás na terra dos teus inimigos, envelheceste em terra estranha, te contaminaste com os mortos, foste contado com os que descem à sepultura? Porque deixaste a fonte da sabedoria. Se tivesses andado pelo caminho de Deus, terias habitado em paz para sempre. Aprende onde está a prudência, onde está a força, onde está o entendimento, para que saibas também onde está a longevidade e a vida, onde está a luz dos olhos e a paz. Quem achou o seu lugar? E quem entrou nos seus tesouros? Onde estão os príncipes das nações, e os que dominam sobre os animais da terra? Os que se divertem com as aves do céu, e entesouram prata e ouro, em que os homens confiam, e não têm fim nas suas aquisições? Porque os que trabalham a prata, e são tão aplicados, e cujas obras não se podem calcular, onde estão? Desapareceram, e desceram à sepultura, e outros se levantaram em seu lugar. A geração nova viu a luz, e habitou sobre a terra; mas o caminho da ciência não conheceram, nem entenderam as suas veredas, nem os seus filhos a receberam; longe estão da sua salvação. Não se ouviu falar dela em Canaã, nem se viu em Teman. Os filhos de Agar, que buscam a ciência que está na terra, os mercadores de Merrã e de Teman, os narradores de fábulas, e os que buscam a prudência, não conheceram o caminho da sabedoria, nem se lembraram das suas veredas. Ó Israel, quão grande é a casa de Deus, e quão dilatado é o lugar da sua possessão! Grande é, e não tem fim; alto é, e não tem medida. Ali estiveram os famosos de outrora, homens grandes e formosos, e de grande sabedoria. O Senhor não os escolheu, nem lhes deu o caminho da ciência; pereceram, pois, por não terem sabedoria, pereceram por causa da sua loucura. Quem subiu ao céu, e a tomou, e a trouxe do meio das nuvens? Quem passou o mar, e a achou, e a trouxe por ouro fino? Não há quem conheça os seus caminhos, nem quem busque as suas veredas. Mas aquele que sabe todas as coisas, esse a conhece, e a achou com a sua prudência; aquele que formou a terra para sempre, e a encheu de animais quadrúpedes; aquele que envia a luz, e ela vai; chama-a, e ela lhe obedece com tremor. As estrelas resplandecem nos seus lugares, e alegram-se; ele as chama, e elas dizem: Eis-nos aqui; resplandecem com alegria para aquele que as fez. Este é o nosso Deus, e não se reputará outro em comparação com ele. Ele achou todo o caminho da ciência, e o deu a Jacó, seu servo, e a Israel, seu amado. Depois disto foi visto sobre a terra, e conversou com os homens.

Ezequiel 37:1-14
Foi a mão do Senhor sobre mim, e levou-me o Senhor em espírito, e me pôs no meio de um campo que estava cheio de ossos. E fez-me passar por eles ao redor; e eis que eram muito numerosos sobre a face do campo, e estavam sequíssimos. E disse-me: Filho do homem, porventura viverão estes ossos? E eu disse: Senhor Deus, tu o sabes. E disse-me: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor. Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: Eis que eu farei entrar em vós o espírito, e vivereis. E porei nervos sobre vós, e farei crescer carne sobre vós, e estenderei pele sobre vós, e porei em vós o espírito, e vivereis; e sabereis que eu sou o Senhor. Profetizei, pois, como me foi ordenado; e enquanto eu profetizava, houve um ruído, e eis que se fez um movimento, e os ossos se achegaram, cada osso ao seu osso. E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e a carne cresceu, e a pele se estendeu por cima; mas não havia neles espírito. E disse-me: Profetiza ao espírito, profetiza, filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor Deus: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. E profetizei como me havia ordenado, e o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo. Então me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel; eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; estamos de todo destruídos. Portanto, profetiza, e dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu abrirei os vossos sepulcros, e vos farei sair dos vossos sepulcros, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel. E sabereis que eu sou o Senhor, quando eu abrir os vossos sepulcros, e vos fizer sair dos vossos sepulcros, ó povo meu. E porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra; e sabereis que eu, o Senhor, disse isto, e o fiz, diz o Senhor.

2. ORAÇÃO E PRIMEIRA PARTE DAS LADAINHAS

3. BENÇÃO DA ÁGUA BATISMAL

4. BATISMOS (SE HOUVER)

5. RENOVAÇÃO DAS PROMESSAS DO BATISMO

6. CONTINUAÇÃO DAS LADAINHAS

7. MISSA SOLENE DA VIGÍLIA

Introito (Ez 36, 23-26 | Sl 33, 2)
Cum sanctificátus fúero in vobis, congregábo vos de univérsis terris... Logo que eu tenha sido santificado em vós, eu vos congregarei de todos os países; e derramarei sobre vós uma água pura; sereis purificados de todas as impurezas; e dar-vos-ei um Espírito novo, aleluia, aleluia. Sl. Bendirei o Senhor em todo tempo; em minha boca estará sempre o seu louvor.

Epístola (At 19, 1-8)
Naqueles dias, estando Apolo em Corinto, aconteceu que Paulo, depois de ter atravessado as províncias superiores, veio a Éfeso. Encontrando aí alguns discípulos, perguntou-lhes: Recebestes o Espírito Santo, quando abraçastes a fé? Responderam-lhe: Nós nem sequer ouvimos dizer que há Espírito Santo. Ele insistiu: Que batismo então recebestes? Eles responderam: O batismo de João. Disse então Paulo: João batizou o povo com o batismo de penitência, e disse: Crede n’Aquele que há-de vir depois de mim, isto é, em Jesus. Ouvindo isto, foram eles batizados em nome do Senhor Jesus. E, tendo-lhes Paulo imposto as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo e falavam [diversas] línguas e profetizavam. Eram ao todo cerca de doze homens. Depois, ele [Paulo] entrou na sinagoga, e falou com liberdade durante três meses, discutindo e convencendo-os acerca do Reino de Deus.

Evangelho (Jo 14, 15-21)
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Se me amais, guardai os meus mandamentos. Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador para que fique eternamente convosco o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber porque não O vê, nem O conhece. Mas vós O conhecereis, porque ficará convosco e estará em vós. Não vos deixarei órfãos; voltarei a vós. Ainda um pouco de tempo e o mundo já não me verá. Mas vós me vereis, porque eu vivo e vós vivereis. Naquele dia, conhecereis que eu estou em meu Pai e vós em mim, e eu em vós. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama. Ora, aquele que me ama, será amado por meu Pai; e eu também o amarei, e me manifestarei a ele.