⚕️São Rafael é um dos sete Arcanjos que estão diante do trono de Deus, e seu nome significa "Medicina de Deus". Sua história é narrada no Livro de Tobias, onde ele é enviado por Deus para acompanhar o jovem Tobias em sua jornada. Disfarçado de um parente chamado Azarias, Rafael guia e protege Tobias, ensinando-o a usar as entranhas de um peixe para exorcizar o demônio Asmodeu, que afligia Sara, sua futura esposa, e para curar a cegueira de seu pai, Tobit. Ao final da missão, ele revela sua verdadeira identidade angélica, afirmando: "Eu sou o Anjo Rafael, um dos sete que estamos sempre na presença do Senhor". Como ser angélico, não se aplica a ele um ano de morte. Sua festa celebra o papel dos anjos como mensageiros, protetores e curadores, instrumentos da providência divina na vida dos homens.
📜Epístola (Tob 12, 7-15)
🕊️Naqueles dias, disse o Anjo Rafael a Tobias: É útil esconder o segredo de um rei, porém é honroso revelar e publicar as obras de Deus. A oração acompanhada do jejum e da esmola é boa e vale mais do que amontoar o ouro. Porque a esmola livra da morte e é ela que apaga os pecados e faz achar a misericórdia e a vida eterna. Os que cometem o pecado e a maldade, no entanto, são inimigos de sua alma. Eu te revelo, pois, a verdade e não te esconderei coisa alguma que seja secreta. Quando oravas com lágrimas e enterravas os mortos, e deixavas tuas refeições, escondendo os mortos em tua casa, durante o dia, para os sepultar durante a noite, eu apresentei tua oração ao Senhor. E como eras agradável a Deus, foi indispensável que a tentação te experimentasse. E agora o Senhor me mandou para te curar, e livrar do demônio a Sara, a esposa do teu filho. Pois eu sou o Anjo Rafael, um dos sete que estamos sempre na presença do Senhor.
📖Evangelho (Jo 5, 1-4)
💧Naquele tempo, num dia de festa dos judeus, subiu Jesus a Jerusalém. Ora, há em Jerusalém uma piscina Probática, que em hebreu se chama Betsaida e tem cinco pórticos. Nestes jazia uma grande multidão de enfermos, de cegos, de coxos, de paralíticos que esperavam o movimento da água, porque o Anjo do Senhor descia em certo tempo à piscina, e a água era agitada. E o primeiro que descesse à piscina, depois do movimento da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse.
✝️Reflexões
🙏A liturgia de hoje nos imerge no mistério da ação curadora de Deus, manifestada visivelmente pela intercessão dos seus anjos. São Rafael, a "Medicina de Deus", personifica esta intervenção divina. O Evangelho da piscina de Betsaida e a Epístola do Livro de Tobias se espelham mutuamente: em ambos, um anjo é o mediador da cura divina. Na piscina, o anjo agita a água, símbolo da graça que desce do céu, preparando o terreno para o milagre. Esta ação angélica prefigura o próprio Cristo, que é a fonte de toda a cura e a água viva que purifica a alma. A multidão de enfermos esperando o movimento das águas representa a humanidade inteira, enferma pelo pecado, que anseia pela salvação que somente Deus pode oferecer. A cura de um só de cada vez simbolizava a antiga aliança, limitada, em contraste com a nova aliança em Cristo, cuja graça é oferecida a todos.
🏛️Santo Agostinho oferece uma profunda interpretação simbólica da piscina de Betsaida. Para ele, os cinco pórticos representam os cinco livros da Lei de Moisés, o Pentateuco. A Lei, diz Agostinho, era capaz de abrigar os enfermos, ou seja, de apontar e conter o pecado, mas não tinha o poder de curá-los. "A Lei convencia os pecadores, mas não os absolvia" (Santo Agostinho, Tratado sobre o Evangelho de João, 17, 3). Os doentes sob os pórticos são a imagem de Israel sob a Lei, consciente de sua enfermidade espiritual, mas impotente para se curar. O anjo que descia e agitava a água era um prenúncio de Cristo, cuja vinda perturbaria a estagnação da humanidade e traria a verdadeira cura através das águas do Batismo. A cura de um único homem simbolizava a unidade da Igreja, para a qual todos são chamados a entrar e serem curados.
🌟A Epístola complementa esta visão, mostrando o aspecto pessoal e íntimo da intercessão angélica. São Rafael não apenas cura, mas guia, protege e apresenta as orações a Deus: "eu apresentei tua oração ao Senhor". Isso confirma a doutrina católica da comunhão dos santos e da intercessão dos anjos, como ensina o Catecismo da Igreja Católica: "Desde a infância até à morte, a vida humana é cercada pela sua proteção e intercessão" (CIC, 336). A cura de Tobias e Sara não é um ato mágico, mas o fruto de uma vida de piedade, caridade e fé, como o próprio anjo enumera: oração, jejum e esmola. Assim, a liturgia nos ensina que, enquanto aguardamos a intervenção da graça divina, somos chamados a uma cooperação ativa, vivendo uma vida virtuosa que agrada a Deus e abre nossos corações para receber Sua cura, seja para o corpo ou para a alma.