05 MAIO - S. PIO V, Papa e Confessor


São Pio V, Papa e Confessor, nasceu como Antonio Ghislieri em 17 de janeiro de 1504, em Bosco, Itália, e faleceu em 1º de maio de 1572, em Roma. Membro da Ordem dos Dominicanos, foi eleito Papa em 1566, destacando-se por sua firmeza na defesa da fé católica durante a Contrarreforma. Implementou as reformas do Concílio de Trento, publicou o Missal Romano de 1570 (base do Rito Tridentino), o Breviário Romano e o Catecismo Romano. Organizou a Liga Santa, que culminou na vitória na Batalha de Lepanto (1571), atribuída à intercessão do Rosário, prática que ele promoveu intensamente. Sua vida espiritual era marcada por austeridade, oração fervorosa e devoção à Virgem Maria, vivendo como um modelo de humildade e santidade em meio às responsabilidades papais. Uma das obras mais significativas de São Pio V é a bula Quo Primum Tempore (1570), que estabeleceu o Missal Romano como norma litúrgica para a Igreja Latina, consolidando o Rito Tridentino. Um trecho representativo é: “Decretais perpetuo que este Missal seja usado agora e no futuro, não apenas nas igrejas patriarcais, mas em todas as igrejas do mundo, sem qualquer permissão de alterá-lo ou omiti-lo.”

Introito (Jo 21, 15, 16 et 17 | Sl 29, 2)
Si díligis Me, Simon Petre, pasce agnos meos, pasce oves meas... Se tu me amas, Simão Pedro, apascenta os meus cordeiros, apascenta as minhas ovelhas. Sl. Eu Vos glorificarei, Senhor, porque me recebestes, e não permitistes que os meus inimigos se alegrassem à minha custa. ℣. Glória ao Pai.

Epístola (I Pe 5, 1-4.10-11)
Caríssimos: Aos anciãos entre vós exorto eu, ancião como eles e testemunha dos padecimentos de Cristo, como também companheiro na glória que se há de manifestar. Apascentai o rebanho de Deus que vos está confiado; tende cuidado dele, não constrangidos, mas de bom grado, segundo Deus, não por amor de lucro vil, mas por dedicação, não como que exercendo domínio sobre os Eleitos, mas fazendo-vos de coração modelos do rebanho. Quando então aparecer o Supremo Pastor recebereis a coroa imarcessível da glória. O Deus de toda a graça, que no Cristo Jesus nos chamou para a sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, vos aperfeiçoará, fortificará e consolidará. A Ele a glória e por todos os séculos. Amen.

Evangelho (Mt 16, 13-19)
Naquele tempo, veio Jesus para os lados de Cesareia de Filipe, e interrogou os seus discípulos: Na opinião dos homens quem é o Filho do homem? E eles responderam: Uns dizem que é João Batista, outros que é Elias, outros que Jeremias ou algum dos Profetas. Disse-lhes Jesus: E vós, quem julgais que eu sou? Tomando a palavra, Simão Pedro disse: Vós sois o Cristo, Filho de Deus vivo. E respondendo, Jesus disse: Bem-aventurado és tu, Simão Bar Jonas [filho de Jonas], porque não foi a carne e o sangue que te revelaram isso, mas meu Pai que está nos céus. E por isso te digo que és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do Reino dos céus. E tudo que ligares sobre a terra, será ligado nos céus; e tudo o que desligares sobre a terra, será desligado nos céus.