Recomendável a abstinência e, a critério, o jejum
PRÓPRIO DO DIA
Introito (Sl 87, 3 | ib., 2)
Intret orátio mea in conspéctu tuo... Suba a minha oração à vossa presença; inclinai, Senhor, o vosso ouvido à minha súplica. Sl. Senhor, Deus de minha salvação, de dia e de noite, eu clamo por Vós.
I Leitura (Deut 26, 12-19)
Livro do Deuteronômio. Naqueles dias, falou Moisés ao povo, nestes termos: Quando tiveres acabado de pagar o dízimo de todos os teus frutos, dirás na presença do Senhor, teu Deus: Eu tirei de minha casa o que Vos é consagrado, e dei-o ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva como me ordenastes; não transgredi os vossos mandamentos, nem me esqueci de vosso preceito. Obedeci à voz do Senhor, meu Deus, e fiz tudo como me ordenastes. Olhai de vosso santuário, da excelsa morada dos céus e abençoai Israel, vosso povo, e a terra que nos destes, como jurastes a nossos país, terra de onde mana leite e mel. O Senhor, teu Deus, ordenou-te hoje, observes estes mandamentos e leis; guarda-os e cumpre-os de todo o teu coração e de toda a tua alma. Tu escolheste hoje o Senhor para ser o teu Deus, para andares por seus caminhos, observares as suas cerimônias, as suas ordenações e leis, e para obedeceres ao seu mando. O Senhor te escolheu hoje para que sejas o seu povo como Ele te declarou, e guardes todos os seus preceitos; e Ele te faça ilustre entre todas as nações que Ele criou, para seu louvor, honra e glória sua, a fim de que sejas o povo santo do Senhor, teu Deus, como Ele disse.
II Leitura (Deut 11, 22-25)
Livro do Deuteronômio. Naqueles dias, disse Moisés aos filhos de Israel: Se observardes e puserdes em prática os mandamentos que vos prescrevo, amando o Senhor, vosso Deus, andando em todos os seus caminhos, e estando unidos a Ele, o Senhor destruirá, a vossa vista, todas estas nações, e vós as possuíreis, embora sejam elas maiores e mais poderosas do que vós. Todo lugar em que puserdes o pé, será vosso. Vossos limites serão, desde o deserto e desde o Líbano, desde o grande rio Eufrates, até o mar Ocidental. Ninguém poderá prevalecer contra vós. O Senhor, vosso Deus, espalhará o terror e o temor de vosso nome sobre toda a terra que haveis de pisar, como vo-lo disse o Senhor, vosso Deus.
III Leitura (II Macabeus 1, 23-26 e 27)
Livro dos Macabeus. Naqueles dias, todos os sacerdotes estavam fazendo oração; e até que se consumisse o sacrifício, Jonatas entoava e os outros respondiam. A oração que Neemias fazia era nestes termos: O’ Senhor Deus, Criador de todas as coisas, terrível e forte, justo e misericordioso, que sois o único Rei cheio de bondade, o único excelente e justo, o Todo poderoso e eterno, Vós livrastes Israel de todo mal, escolhestes nossos país e os santificastes. Recebei este sacrifício de todo o vosso povo de Israel, e guardai a vossa herança, santificando-a, para que as nações conheçam que Vós sois o nosso Deus.
IV Leitura (Eclo 36, 1-10)
Livro da Sabedoria. Tende piedade de nós, ó Deus de todas as coisas; volvei para nós os vossos olhos e mostrai-nos a luz de vossas misericórdias. Espalhai o vosso temor sobre as nações que não Vos procuram, para que reconheçam elas que não há outro Deus senão Vós, e assim proclamem as vossas maravilhas. Levantai a vossa mão contra as nações estranhas, para que reconheçam o vosso poder. Porque, assim como diante de seus olhos mostrastes em nós a vossa santidade [castigando-nos], assim também, à nossa vista, mostrai nelas a vossa grandeza, para que reconheçam como também reconhecemos, que fora de Vós, Senhor, não há outro Deus. Renovai os vossos prodígios, fazei novas maravilhas. Glorificai a vossa mão e o vosso braço direito. Excitai o vosso furor, e derramai a vossa ira. Destruí o adversário e afligi o inimigo. Apressai o tempo [da redenção], lembrai-Vos do fim, para que proclamem as vossas maravilhas, ó Senhor, nosso Deus.
V Leitura (Dn 3, 47-51)
Leitura do Profeta Daniel. Naqueles dias, o Anjo do Senhor desceu com Azarias e os seus companheiros à fornalha, e desviando da mesma as chamas do fogo, fez que soprasse no meio da fornalha como que uma fresca viração acompanhada de orvalho. As chamas, porém, cresciam acima da fornalha quarenta e nove côvados, e saltando fora dela, queimaram, entre os Caldeus que estavam perto da fornalha, os servos do rei que atiçavam o fogo. Mas o fogo não tocou de modo algum os três jovens [Hebreus], não os molestou, nem lhes causou o menor vexame. Então estes três jovens, em voz uníssona, louvavam, glorificavam e bendiziam a Deus, na fornalha, dizendo:
Cântico (Dn 3, 52-56)
Bendito sois Vós, Senhor, Deus de nossos pais. E digno
de louvor e glória por todos os séculos.Bendito é o vosso Nome glorioso que é santo. E digno de louvor e glória por todos os séculos.Bendito sois Vós no templo santo de vossa glória. E digno de louvor e glória por todos os séculos.
Bendito sois Vós sobre o trono santo de vosso Reino. E
digno de louvor e glória por todos os séculos.
Bendito sois vós por causa do cetro de vossa Divindade. E digno de louvor e glória por todos os séculos.
Bendito sois Vós, que estais assentado acima dos Querubins, e penetrais o fundo dos abismos. E digno de louvor e glória por todos os séculos.
Bendito sois Vós que andais sobre as asas dos ventos, e por sobre as ondas do mar. E digno de louvor e glória por todos os séculos.
Bendigam a Vós, Senhor, todos os vossos Anjos e Santos, e Vos louvem e exaltem para sempre.
Bendigam a Vós, Senhor, os céus, a terra, o mar e tudo que neles está. E eles Vos louvem e exaltem para sempre.
Glória ao Pai, e ao Filho, e ao Espírito Santo. Ao que é digno de louvor e glória e por todos os séculos.
Assim como era no princípio, agora e sempre, e por todos os séculos dos séculos. Amen. Ao que é digno de louvor e glória por todos os séculos.
Bendito sois Vós, Senhor, Deus de nossos país. E digno de louvor e glória por todos os séculos.
Epístola (I Tess 5, 14-23)
São Paulo Apóstolo aos Tessalonicenses. Irmãos: Nós vos pedimos que corrijais os inquietos, consoleis os pusilânimes, sustenteis os fracos, sejais pacientes com todos. Vede que nenhum retribua a outro mal por mal, e procurai fazer o bem entre vós e para com todos. Estai sempre alegres. Orai sem cessar. Por tudo, daí graças a Deus, porque esta é a vontade de Deus em Jesus Cristo, em relação a todos vós. Não extingais o Espírito [Santo]. Não desprezeis as profecias. Examinai tudo; abraçai o que for bom. Guardai-vos de toda aparência de mal. Ele porém, o Deus de paz, vos santifique inteiramente e tudo o que está em vós, espírito, alma e corpo, se conserve sem mácula até a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Evangelho (Mt 17, 1-9)
Naquele tempo, tomou Jesus consigo a Pedro, Tiago e João, seu irmão, e levou-os de parte a um monte muito alto. E transfigurou-se diante deles. Seu rosto resplandeceu como o sol, e suas vestes tornaram-se brancas como a neve. E eis que apareceram Moisés e Elias, falando com Ele. Então Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se quiserdes, faremos aqui três tabernáculos, um para Vós, outro para Moisés e o terceiro para Elias. Ainda falava ele, quando uma nuvem brilhante os envolveu, e da nuvem soou uma voz que dizia: Este é o meu Filho muito amado. N’Ele pus toda a minha complacência; escutai-O. Ouvindo isto, os discípulos caíram com a face em terra e ficaram muito atemorizados. Aproximou-se, porém, Jesus, e, tocando-os, disse-lhes : Levantai-vos e não temais. E erguendo eles os olhos, não viram ninguém, senão a Jesus só. E enquanto descia com eles do monte, ordenou-lhes Jesus, dizendo: A ninguém digais o que vistes, até que o Filho do homem ressuscite dos mortos.
Homilias
São Leão Magno, Sermão 51 (De Transfiguratione Domini) - A transfiguração manifesta a glória futura do Reino, onde os justos brilharão como o sol na presença do Pai; a montanha elevada simboliza a ascensão espiritual necessária para contemplar as coisas divinas, e a escolha de Pedro, Tiago e João revela os eleitos chamados à visão beatífica; Moisés e Elias aparecem como testemunhas da harmonia entre a Lei e os Profetas, que se cumprem em Cristo, o verdadeiro mediador entre Deus e os homens; as vestes brancas indicam a pureza da humanidade redimida, que será plenamente realizada na ressurreição; a nuvem luminosa é a presença do Espírito Santo, que ilumina e santifica, enquanto a voz do Pai proclama a divindade do Filho, ordenando obediência absoluta à sua palavra como único caminho à salvação; o temor dos discípulos reflete a fraqueza humana diante do mistério divino, mas o toque de Jesus ensina que sua humanidade é a ponte para vencer o medo e alcançar a glória; a ordem de silêncio até a ressurreição aponta para o mistério pascal como chave para compreender toda a revelação, pois só na cruz e na vitória sobre a morte se desvela o pleno significado da transfiguração.
São Tomás de Aquino, Suma Teológica, III, q. 45, a. 1-4
A transfiguração foi um milagre ordenado para confirmar a fé dos discípulos na divindade de Cristo, mostrando a glória de seu corpo que se manifestará plenamente na ressurreição dos justos; o brilho do rosto como o sol e das vestes como a luz significa a claridade da visão beatífica, na qual a alma contemplará Deus e o corpo participará dessa glória; a presença de Moisés e Elias indica que Cristo é o fim da Lei e dos Profetas, pois Moisés representa os que morreram e Elias os que foram arrebatados, ambos subordinados a Ele como Senhor da vida e da morte; a escolha de três discípulos corresponde às três virtudes teologais – fé, esperança e caridade – necessárias para elevar o homem ao conhecimento divino; a nuvem luminosa simboliza a graça do Espírito Santo, que obscurece as coisas terrenas e ilumina as celestes, enquanto a voz do Pai manifesta a consubstancialidade do Filho com Ele, sendo um testemunho da Trindade; o temor dos discípulos procede da imperfeição humana diante da majestade divina, mas o consolo de Cristo revela que sua humanidade é o meio de unir os homens a Deus; o mandato de silêncio até a ressurreição ensina que os mistérios mais altos só se compreendem plenamente após o sacrifício redentor, pois a glória não precede a cruz.