Recomendável a abstinência e, a critério, o jejum
São Gregório Magno
nascido por volta de 540 em Roma e falecido em 12 de março de 604, foi um dos mais influentes papas da história da Igreja Católica, ocupando o trono de São Pedro de 590 até sua morte. Proveniente de uma família nobre romana, abandonou a carreira política para se dedicar à vida monástica, fundando mosteiros e vivendo como monge antes de ser eleito papa. Como pontífice, destacou-se por sua administração eficaz da Igreja em tempos de crise, como as invasões bárbaras e a peste, além de promover a evangelização, enviando missionários como Santo Agostinho de Cantuária para converter os anglos-saxões. Sua espiritualidade era marcada por uma profunda humildade, amor pela liturgia (é associado ao desenvolvimento do canto gregoriano) e um foco na penitência e na caridade, refletidos em seus escritos teológicos e sermões que o tornaram um dos quatro grandes Doutores da Igreja Latina. Uma das obras mais célebres de São Gregório Magno é o “Diálogos”, escrito por volta de 593-594, uma coleção de quatro livros que narram milagres, visões e vidas de santos, especialmente São Bento de Núrsia, com o objetivo de edificar os fiéis. Um trecho representativo é encontrado no Livro II, sobre São Bento: “Este homem de Deus [...] viveu consigo mesmo, porque, transcendendo-se a si próprio pela contemplação, pôde elevar-se acima de todas as coisas mutáveis”
PRÓPRIO DO DIA
Introito (Sl 89, 1 e 2 | ib., 2)
Reminíscere miseratiónum tuárum, Dómine, et misericórdiæ tuæ, quæ a sǽculo sunt... Lembrai-Vos, Senhor, de vossa bondade e de vossas misericórdias, que são de séculos; para que de nós não triunfem os nossos inimigos. Livrai-nos, ó Deus de Israel, de todas as nossas angústias. Sl. A Vós, Senhor, elevo a minha alma; ó meu Deus, em Vós confio; não serei envergonhado. ℣. Glória ao Pai.
Homilia
Santo Agostinho – Sermão 80 (De Diversis 80, sobre Mateus 12,38-50, em "Sermones in Matthaeum") - A geração má e adúltera não busca sinais por fé, mas por curiosidade vã, e por isso Cristo oferece apenas o sinal de Jonas, que é figura de Sua morte e ressurreição, um mistério escondido que os orgulhosos não compreendem; os ninivitas, simples e penitentes, julgarão os sábios que rejeitam a pregação, pois a humildade os levou à conversão, enquanto a rainha do Sul, movida pelo desejo da verdade, condena os que desprezam a sabedoria divina presente em Cristo; o espírito impuro que retorna com piores companheiros mostra que a alma vazia de virtudes, mesmo limpa de pecados, é presa fácil do mal se não for preenchida pelo Espírito Santo; assim, esta geração, rejeitando o Salvador, torna-se pior que seus antepassados, pois viu a Luz e preferiu as trevas; quando Cristo aponta os discípulos como sua verdadeira família, ensina que o parentesco espiritual, pela obediência ao Pai, supera os laços carnais, chamando todos à filiação divina pela graça, e não pelo sangue, pois a Igreja é a nova mãe que gera filhos para Deus, e os santos, unidos na vontade celestial, formam a verdadeira parentela do Redentor.
PRÓPRIO DO DIA
Introito (Sl 89, 1 e 2 | ib., 2)
Reminíscere miseratiónum tuárum, Dómine, et misericórdiæ tuæ, quæ a sǽculo sunt... Lembrai-Vos, Senhor, de vossa bondade e de vossas misericórdias, que são de séculos; para que de nós não triunfem os nossos inimigos. Livrai-nos, ó Deus de Israel, de todas as nossas angústias. Sl. A Vós, Senhor, elevo a minha alma; ó meu Deus, em Vós confio; não serei envergonhado. ℣. Glória ao Pai.
I Leitura (Ex 24, 12-18)
Livro do Êxodo. Naqueles dias, disse o Senhor a Moisés: Vem ter comigo no monte, e deixa-te ficar aí e te darei as tábuas de pedra em que escrevi a lei e os mandamentos, para que os ensines aos filhos de Israel. Moisés e Josué, seu ministro, levantaram-se. E Moisés subiu ao monte de Deus e disse aos anciãos: Esperai aqui, até que voltemos a vós. Tendes convosco Aarão e Mur; se sobrevier alguma questão, recorrei a eles. E tendo Moisés subido, a nuvem cobriu o monte e a glória do Senhor pousou sobre o Sinai, envolvendo-O com a nuvem durante seis dias. Ao sétimo dia, porém, Deus chamou Moisés do meio da escuridão [da nuvem]. Ora, a glória do Senhor manifestou-se aos filhos de Israel, como um fogo ardente sobre o cimo do monte. E entrando Moisés pelo meio da nuvem, subiu ao monte e ali se demorou quarenta dias e quarenta noites.
II Leitura (III Reis 19, 3-8)
Naqueles dias, chegou Elias a Bersabéia de Judá e ali despediu o seu criado. E andou pelo deserto um dia de caminho. Tendo chegado ali, sentou-se debaixo de um junípero e pediu para si a morte. E disse: Basta-me de vida, Senhor, tomai a minha alma, porque não sou melhor do que meus pais. E deitou-se em terra, e adormeceu à sombra do junípero. E eis que o Anjo do Senhor tocou-o e lhe disse: Levanta-te e come. Elias olhou, e viu, junto à sua cabeça, um pão cosido debaixo da cinza, e um vaso com água; comeu, pois, bebeu e tornou a adormecer. Voltou pela segunda vez o Anjo do Senhor, tocou-o e lhe disse: Levanta-te e come, porque te resta um longo caminho a fazer. Tendo-se ele levantado, comeu e bebeu, e, na força daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites, até o monte de Deus, chamado Horeb.
Evangelho (Mt 12, 38-50)
Naquele tempo, dirigiram-se a Jesus alguns dos escribas e fariseus, dizendo: Mestre, nós gostaríamos muito de ver algum prodígio vosso. Ele, porém, lhes respondeu: Esta geração má e adúltera pede um prodígio, mas não lhe será dado outro, senão o prodígio do profeta Jonas. Porque assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra: Os homens de Nínive se levantarão, no dia do juízo contra esta geração e a condenarão, pois estes fizeram penitência com a pregação de Jonas. E aqui está quem é mais do que Jonas. A rainha do meio-dia [de Sabá] levantar-se-á no dia do juízo contra esta geração e a condenará; pois veio da extremidade da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis, aqui está quem é mais do que Salomão. Quando o espírito imundo sai de um homem, anda por lugares secos, procurando repouso, e não o encontrando, diz: Voltarei para minha casa, de onde saí. E quando vem, encontra-a desocupada, varrida e enfeitada. Então vai, e toma consigo outros sete espíritos piores do que ele, e entrando, habitam ali; e o último estado daquele homem torna-se pior que o primeiro. Assim acontecerá também a esta geração perversa. Estando Ele ainda a falar ao povo, eis que sua Mãe e seus irmãos apareceram fora, desejando falar-Lhe. E alguém Lhe disse: Vossa Mãe e vossos irmãos estão ali fora, e Vos procuram. Ele, porém, respondendo ao que Lhe falava, disse-lhe: Quem é minha Mãe e quem são meus irmãos? E estendendo a mão para seus discípulos, disse: Eis minha mãe e meus irmãos. Porque todo aquele que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.
Livro do Êxodo. Naqueles dias, disse o Senhor a Moisés: Vem ter comigo no monte, e deixa-te ficar aí e te darei as tábuas de pedra em que escrevi a lei e os mandamentos, para que os ensines aos filhos de Israel. Moisés e Josué, seu ministro, levantaram-se. E Moisés subiu ao monte de Deus e disse aos anciãos: Esperai aqui, até que voltemos a vós. Tendes convosco Aarão e Mur; se sobrevier alguma questão, recorrei a eles. E tendo Moisés subido, a nuvem cobriu o monte e a glória do Senhor pousou sobre o Sinai, envolvendo-O com a nuvem durante seis dias. Ao sétimo dia, porém, Deus chamou Moisés do meio da escuridão [da nuvem]. Ora, a glória do Senhor manifestou-se aos filhos de Israel, como um fogo ardente sobre o cimo do monte. E entrando Moisés pelo meio da nuvem, subiu ao monte e ali se demorou quarenta dias e quarenta noites.
II Leitura (III Reis 19, 3-8)
Naqueles dias, chegou Elias a Bersabéia de Judá e ali despediu o seu criado. E andou pelo deserto um dia de caminho. Tendo chegado ali, sentou-se debaixo de um junípero e pediu para si a morte. E disse: Basta-me de vida, Senhor, tomai a minha alma, porque não sou melhor do que meus pais. E deitou-se em terra, e adormeceu à sombra do junípero. E eis que o Anjo do Senhor tocou-o e lhe disse: Levanta-te e come. Elias olhou, e viu, junto à sua cabeça, um pão cosido debaixo da cinza, e um vaso com água; comeu, pois, bebeu e tornou a adormecer. Voltou pela segunda vez o Anjo do Senhor, tocou-o e lhe disse: Levanta-te e come, porque te resta um longo caminho a fazer. Tendo-se ele levantado, comeu e bebeu, e, na força daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites, até o monte de Deus, chamado Horeb.
Evangelho (Mt 12, 38-50)
Naquele tempo, dirigiram-se a Jesus alguns dos escribas e fariseus, dizendo: Mestre, nós gostaríamos muito de ver algum prodígio vosso. Ele, porém, lhes respondeu: Esta geração má e adúltera pede um prodígio, mas não lhe será dado outro, senão o prodígio do profeta Jonas. Porque assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra: Os homens de Nínive se levantarão, no dia do juízo contra esta geração e a condenarão, pois estes fizeram penitência com a pregação de Jonas. E aqui está quem é mais do que Jonas. A rainha do meio-dia [de Sabá] levantar-se-á no dia do juízo contra esta geração e a condenará; pois veio da extremidade da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis, aqui está quem é mais do que Salomão. Quando o espírito imundo sai de um homem, anda por lugares secos, procurando repouso, e não o encontrando, diz: Voltarei para minha casa, de onde saí. E quando vem, encontra-a desocupada, varrida e enfeitada. Então vai, e toma consigo outros sete espíritos piores do que ele, e entrando, habitam ali; e o último estado daquele homem torna-se pior que o primeiro. Assim acontecerá também a esta geração perversa. Estando Ele ainda a falar ao povo, eis que sua Mãe e seus irmãos apareceram fora, desejando falar-Lhe. E alguém Lhe disse: Vossa Mãe e vossos irmãos estão ali fora, e Vos procuram. Ele, porém, respondendo ao que Lhe falava, disse-lhe: Quem é minha Mãe e quem são meus irmãos? E estendendo a mão para seus discípulos, disse: Eis minha mãe e meus irmãos. Porque todo aquele que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.
Homilia
Santo Agostinho – Sermão 80 (De Diversis 80, sobre Mateus 12,38-50, em "Sermones in Matthaeum") - A geração má e adúltera não busca sinais por fé, mas por curiosidade vã, e por isso Cristo oferece apenas o sinal de Jonas, que é figura de Sua morte e ressurreição, um mistério escondido que os orgulhosos não compreendem; os ninivitas, simples e penitentes, julgarão os sábios que rejeitam a pregação, pois a humildade os levou à conversão, enquanto a rainha do Sul, movida pelo desejo da verdade, condena os que desprezam a sabedoria divina presente em Cristo; o espírito impuro que retorna com piores companheiros mostra que a alma vazia de virtudes, mesmo limpa de pecados, é presa fácil do mal se não for preenchida pelo Espírito Santo; assim, esta geração, rejeitando o Salvador, torna-se pior que seus antepassados, pois viu a Luz e preferiu as trevas; quando Cristo aponta os discípulos como sua verdadeira família, ensina que o parentesco espiritual, pela obediência ao Pai, supera os laços carnais, chamando todos à filiação divina pela graça, e não pelo sangue, pois a Igreja é a nova mãe que gera filhos para Deus, e os santos, unidos na vontade celestial, formam a verdadeira parentela do Redentor.