11 mar - TERÇA-FEIRA DA 1ª SEMANA DA QUARESMA


Féria de 3ª Classe – Missa Própria – Estação em S. Anastásia

PRÓPRIO DO DIA

Introito (Sl 89, 1 e 2 | ib., 2)
Dómine, refúgium factus es nobis a generatióne et progénie... Senhor, Vós sois o nosso refúgio, de geração em geração; Vós existis desde toda a eternidade e para sempre. Ps. Antes que os montes fossem criados ou se formasse a terra e o orbe, desde toda a eternidade, Vós sois Deus, e o sereis para sempre. ℣. Glória ao Pai.

Epístola (Is 55, 6-11)
Profeta Isaías. Naqueles dias, falou o profeta Isaías, dizendo: Procurai o Senhor, enquanto O podeis encontrar; invocai-O, enquanto está perto. Abandone o ímpio o seu caminho, e o homem iníquo seus pensamentos, e converta-se ao Senhor porque terá piedade dele, e ao nosso Deus, porque é misericordioso para perdoar. Não são os vossos pensamentos, meus pensamentos; nem os vossos caminhos são os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são elevados acima da terra, assim serão meus caminhos acima dos vossos caminhos, e meus pensamentos acima dos vossos pensamentos. E como a chuva e a neve descem do céu e não mais a ele voltam, mas dessedentam a terra, nela penetram, e fazem-na produzir, para que dê semente ao semeador e pão para comer, assim a palavra que sai de minha boca não voltará a mim, sem efeito, porém fará tudo quanto quero e produzirá os efeitos para os quais foi enviada, disse o Senhor onipotente.

Evangelho (Mt 21, 10-17)
Naquele tempo, tendo Jesus entrado em Jerusalém, alegrou-se toda a cidade dizendo: Quem é Este? As multidões diziam: Este é Jesus, Profeta de Nazaré, na Galileia. E Jesus penetrando no templo de Deus, dali expulsou todos os vendedores e compradores, derrubando as mesas dos cambistas e as cadeiras daqueles que vendiam pombas. E disse-lhes: Está escrito: Minha casa chamar-se-á casa de oração; vós, porém, fizestes dela covil de ladrões. E d’Ele se aproximaram, no templo, cegos e coxos e Ele os curou. Vendo os príncipes dos sacerdotes e os escribas as maravilhas que Ele fazia e os meninos que gritavam, no templo, dizendo: Hosana ao Filho de Davi, indignaram-se e Lhe disseram: Ouvis o que estes dizem? E Jesus lhes disse: Sim, ouço. Nunca lestes: Da boca dos meninos e das criancinhas de peito tirastes louvor perfeito? E deixando-os, retirou-se para fora da cidade, e foi para Betânia, ficando ali.

Homilia

Homilia 67 (PG 58, 636-639): São João Crisóstomo afirma que a entrada de Jesus em Jerusalém revela o Rei que vem em humildade, mas com poder divino, confundindo os sábios e os poderosos que não O reconhecem como Messias; a agitação da cidade é sinal da ignorância espiritual dos homens diante do Salvador, enquanto a multidão O proclama profeta por intuição divina, ainda que imperfeita; a expulsão dos vendilhões do templo é um ato de zelo pela santidade de Deus, mostrando que a casa do Pai não tolera profanação, mas também um juízo contra a avareza e a hipocrisia dos sacerdotes que transformaram o sagrado em mercado; as curas dos cegos e coxos simbolizam a restauração da alma humana, antes cega e paralisada pelo pecado, agora libertada pelo toque de Cristo; os gritos das crianças são o louvor puro que os doutores da Lei rejeitam, pois a simplicidade dos pequeninos é mais agradável a Deus que a arrogância dos eruditos; a citação do Salmo 8 indica que Deus escolhe os humildes para confundir os soberbos, e a saída para Betânia mostra o retiro de Cristo diante da incredulidade endurecida, preparando o caminho para o mistério da Cruz.