✉️Epístola (Ef 4, 23-28)
Irmãos: Renovai-vos no íntimo de vossa alma e revesti-vos do homem novo, que foi criado à semelhança de Deus, na verdadeira justiça e santidade. Por isso renunciai à mentira, e fale cada qual, com seu próximo, a verdade, porque somos todos membros uns dos outros. Se vos irardes, que seja sem pecar, e não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao demônio. Aquele que furtava, não torne a furtar, mas trabalhe, fazendo por suas mãos alguma coisa boa, de onde tenha com que socorrer o que sofre necessidade.
📖Evangelho (Mt 22, 1-14)
Naquele tempo, falava Jesus aos príncipes dos sacerdotes e aos fariseus em parábolas, dizendo: O Reino dos céus é semelhante a um rei que quis celebrar as núpcias de seu filho. E mandou seus servos, a chamar os convidados para as bodas; estes porém não quiseram vir. Novamente enviou outros servos, dizendo: Dizei aos convidados: Eis que já preparei o meu banquete; os meus bois e cevados já estão mortos, e tudo está pronto: vinde às bodas. Eles porém, não fazendo caso, foram-se, um para sua casa de campo e outro para seu negócio; e ainda outros prenderam-lhe os servos, e depois de os terem ultrajado, mataram-nos. Tendo conhecimento disto, o rei encolerizou-se, mandou seus exércitos, e exterminou aqueles homicidas, pondo fogo à sua cidade. Então disse a seus servos: As bodas estão preparadas, mas os convidados não foram dignos. Ide pois, às encruzilhadas dos caminhos, e a quantos encontrardes, chamai para as núpcias. Saindo os servos pelas ruas, reuniram todos os que encontraram, bons e maus. E a sala do festim ficou cheia de convidados. Então entrou o rei para ver os que estavam à mesa, e viu ali um homem que não trazia a vestimenta nupcial. E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo a vestimenta nupcial? Ele nada respondeu. Então disse o rei aos servidores: Amarrai-o de mãos e pés, e lançai-o nas trevas exteriores. Ali haverá choro e ranger de dentes. Porque muitos são os chamados, mas poucos são os eleitos.
🤔Reflexões
🕊️A veste nupcial é a virtude da caridade. Aquele que está na Igreja e tem fé, mas não tem caridade, entrou no banquete, mas sem a veste apropriada. Podemos dizer que temos fé e que cremos em Cristo, mas se não amamos a Deus e ao próximo, entramos na festa sem a veste nupcial. O homem que não a possuía emudeceu, pois no dia do juízo não haverá desculpas para a falta de amor, já que o Senhor nos deu todos os meios para praticá-lo. Aquele que não tiver esta veste será lançado fora, porque de nada servem as outras virtudes sem a caridade, que é o vínculo da perfeição. (São Gregório Magno, Homilia 38 sobre os Evangelhos).
✨Renovar-se no espírito de vossa mente não é apenas abandonar os velhos hábitos, mas transformar a própria fonte dos pensamentos e desejos. O "homem velho" não é a substância da nossa natureza, mas a corrupção do pecado que a deforma. Despir-se dele é renunciar às obras das trevas. "Revestir-se do homem novo" significa adornar a alma com a luz da virtude, com a justiça e a santidade que nos assemelham a Deus. Esta é a verdadeira veste nupcial, tecida com fios de ouro das boas obras, que nos torna aptos a participar do banquete celestial. (São João Crisóstomo, Homilia sobre a Epístola aos Efésios).
📜O Catecismo do Concílio de Trento explica que a graça santificante, conferida no Batismo, é a veste nupcial com a qual a alma, antes manchada pelo pecado, é adornada e se torna bela aos olhos de Deus. Esta graça inicial é o primeiro chamado eficaz que nos introduz no banquete da Igreja. No entanto, para permanecer na festa e ser contado entre os eleitos, é preciso conservar esta veste imaculada e até mesmo torná-la mais resplandecente pela prática das virtudes e pela observância dos mandamentos. As boas obras, especialmente os atos de caridade, são os ornamentos que enriquecem a veste da graça, garantindo que, quando o Rei entrar, sejamos encontrados dignos do Reino eterno.