🏠(audio) Concedida a certas dioceses por Leão XIII, em 1893, e estendida à Igreja universal por Bento XV, em 1921, a festa da Sagrada Família ocupou o lugar do domingo dentro da oitava da Epifania, cuja missa se transfere para o primeiro dia livre da semana. Jesus, José e Maria, na humilde casa de Nazaré! A santidade mais elevada nas condições de vida mais simples. Entre os acontecimentos que marcaram o nascimento do Salvador e o começo da sua vida pública, quis a Santa Igreja lembrar, todos os anos, este nobre exemplo em que as famílias autenticamente cristãs nunca deixarão de se inspirar, como modelo de santificação pela prática das virtudes familiares. Com a Igreja fazemos hoje uma visita à casa de Nazaré. A Sagrada Família é um exemplo para a família cristã. Sigam os filhos o exemplo de Jesus, que era submisso a seus pais. O pai imite a S. José e a mãe veja em Maria Santíssima um modelo de esposa e mãe cujas virtudes encontramos na Epístola e no Evangelho. Para a execução de nossos propósitos, imploramos nas Orações as graças do Alto, e assim, também em nossas casas reinará a paz de Jesus Cristo.
🎼Introito (Prov. 23, 24 e 25 | Sl 83, 2-3)
Exsúltat gáudio pater Justi, gáudeat Pater tuus et Mater tua, et exsúltet quæ génuit te. Ps. Quam dilécta tabernácula tua, Dómine virtútum! concupíscit et déficit ánima mea in átria Dómini.
Exulte de alegria o pai do Justo; regozijem-se vosso Pai e vossa Mãe, e a que Vos gerou. Sl. Como são amáveis os vossos tabernáculos, Senhor dos exércitos! Desfalece a minha alma, suspirando pelos átrios do Senhor.
📜Epístola (Col 3, 12-17)
Irmãos: como eleitos de Deus, santos e queridos, revesti-vos de entranhada misericórdia, de bondade, humildade, doçura, paciência. Suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente, toda vez que tiverdes queixa contra outrem. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai também vós. Mas, acima de tudo, revesti-vos da caridade, que é o vínculo da perfeição. Triunfe em vossos corações a paz de Cristo, para a qual fostes chamados a fim de formar um único corpo. E sede agradecidos. A palavra de Cristo permaneça entre vós em toda a sua riqueza, de sorte que com toda a sabedoria vos possais instruir e exortar mutuamente. Sob a inspiração da graça cantai a Deus de todo o coração salmos, hinos e cânticos espirituais. Tudo quanto fizerdes, por palavra ou por obra, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.
📖Evangelho (Lc 2, 42-52)
Quando Jesus atingiu doze anos, foi, junto com seus pais, a Jerusalém, segundo o costume da festa. Acabados os dias da festa, quando voltavam, ficou o menino Jesus em Jerusalém, sem que os seus pais o percebessem. Pensando que ele estivesse com os seus companheiros de comitiva, andaram caminho de um dia e o buscaram entre os parentes e conhecidos. Mas não o encontrando, voltaram a Jerusalém, à procura dele. Três dias depois o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. Todos os que o ouviam estavam maravilhados da sabedoria de suas respostas. Quando eles o viram, ficaram admirados. E sua mãe disse-lhe: Meu filho, que nos fizeste?! Eis que teu pai e eu andávamos à tua procura, cheios de aflição. Respondeu-lhes ele: Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai? Eles, porém, não compreenderam o que ele lhes dissera. Em seguida, desceu com eles a Nazaré e lhes era submisso. Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração. E Jesus crescia em estatura, em sabedoria e graça, diante de Deus e dos homens.
🕊️A Submissão Divina e a Santificação do Lar
⚓O mistério da Sagrada Família, hoje proposto à nossa veneração, encerra uma lição vertiginosa de humildade que desafia a sabedoria do mundo. O Evangelho de São Lucas culmina com uma frase que deveria fazer tremer o nosso orgulho: "Desceu com eles a Nazaré e lhes era submisso" (Lc 2, 51). Aquele a quem os anjos servem, a Sabedoria Eterna que maravilhou os doutores no Templo, submete-Se a duas criaturas humanas. São Bernardo de Claraval, Doutor da Igreja, meditando sobre este mistério, exclama: "Deus obedece a um homem! Humilha-te, cinza soberba! Deus se humilha, e tu te exaltas?". Esta submissão de Cristo não é uma diminuição de Sua divindade, mas a santificação da autoridade familiar e a restauração da ordem quebrada pelo pecado de Adão. Na casa de Nazaré, Jesus ensina que a verdadeira grandeza não está no comando, mas na obediência amorosa à vontade do Pai, refletida na estrutura familiar. A Epístola aos Colossenses complementa esta visão, exortando-nos a nos revestirmos de "entranhada misericórdia" e "caridade, que é o vínculo da perfeição". A família cristã, portanto, é chamada a ser uma escola de sacrifício, onde o egoísmo é vencido pelo serviço mútuo. Como nos recorda Santo Agostinho, a paz é a "tranquilidade da ordem"; e na Sagrada Família, essa ordem é perfeita porque o amor a Deus permeia cada ação, transformando o cotidiano monótono em culto divino. Que as nossas famílias, olhando para Nazaré, compreendam que "ocupar-se das coisas do Pai" não significa necessariamente realizar grandes feitos públicos, mas viver a caridade e a fidelidade no santuário do lar.
📅Veja o calendário do mês aqui.