❤️ São João Eudes, um proeminente sacerdote da Congregação do Oratório, distinguiu-se por sua profunda devoção aos Sagrados Corações de Jesus e Maria, sendo um dos grandes apóstolos deste culto. Seu zelo pela santificação do clero o levou a fundar a Congregação de Jesus e Maria (os Eudistas) para a formação de sacerdotes e seminaristas. Além disso, estabeleceu a Ordem de Nossa Senhora da Caridade do Refúgio para ajudar mulheres em situação de risco, demonstrando um ministério multifacetado e de grande impacto. Canonizado por Pio XI em 1925, seu legado perdura na formação espiritual e no cuidado pastoral.
📖 Introito (Sl 36, 30-31 | ib., 1)
Os justi meditábitur sapiéntiam, et lingua ejus loquétur judícium... A boca do justo fala a sabedoria e a sua língua profere a equidade. A lei de seu Deus está em seu coração. Sl. Não tenhas ciúmes dos maus, nem tenhas inveja dos que praticam a iniquidade.
✉️ Epístola (Eclo 31, 8-11)
Bem-aventurado o homem que foi encontrado sem mancha, que se não deixou atrair pelo ouro, nem pôs sua esperança no dinheiro ou em riquezas. Quem é este, para nós o louvarmos? Porque fez coisas maravilhosas em sua vida. O que assim foi provado e encontrado perfeito, terá uma glória eterna. Pôde transgredir a lei de Deus, e não a transgrediu; pôde praticar o mal e não o fez! É por isso que os seus bens estão fixos no Senhor, e que toda a assembleias dos santos publicará as suas esmolas.
🕊️ Evangelho (Lc 12, 35-40)
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Estejam cingidos os vossos rins, e em vossas mãos lâmpadas acesas. E sede semelhantes a homens que esperam o seu senhor quando volta das bodas, para que, quando vier e bater à porta, logo a possam abrir. Bem-aventurados aqueles servos, que o Senhor, ao voltar, achar vigilantes. Em verdade vos digo: ele se cingirá e os fará sentar à mesa, e, passando por entre eles, os servirá. E se vier na segunda vigília, ou se vier na terceira e assim os encontrar, bem-aventurados esses servos! Atendei porém a isto: se o pai de família soubesse a hora em que viria o ladrão, com certeza haveria de vigiar e, sem dúvida, não deixaria invadir a sua casa. Assim, estai também vós preparados, porque à hora em que não cuidais, virá o Filho do homem.
🤔 Reflexões
🕯️Cingir os rins é reprimir as concupiscências da carne; ter lâmpadas acesas é brilhar com o fulgor das boas obras. O Senhor mesmo se cingirá para nos servir, pois no Calvário cingiu-se com uma toalha para lavar os pés dos discípulos, e na ressurreição cinge-se de imortalidade para nos preparar um lugar (Santo Agostinho, Sermão 103). A vigilância não é apenas uma espera passiva, mas a ativa prontidão do pastor que, sabendo que prestará contas, se adianta para servir, não para ser servido (São Gregório Magno, Homilia 13 sobre os Evangelhos). Bem-aventurado é aquele que não se corrompeu pelo ouro da vã glória nem pela prata da eloquência enganosa, mas manteve sua alma pura, pois sua recompensa não está na terra, mas fixada no Senhor (Santo Ambrósio, Tratado sobre o Evangelho de São Lucas, Livro VII).
📚O Evangelho de São Mateus expande esta exortação com a parábola do servo fiel e do servo mau, especificando as ações do mau servo – agredir seus companheiros e entregar-se à bebida – e a severa punição que o aguarda (Mt 24, 48-51). Adicionalmente, Mateus apresenta a parábola das dez virgens, que reforça a necessidade de não apenas esperar, mas estar preparado com o azeite da caridade e das boas obras (Mt 25, 1-13). São Marcos, por sua vez, utiliza a imagem de um homem que viaja e distribui tarefas específicas a cada servo, enfatizando que a vigilância se manifesta no cumprimento do dever individual atribuído pelo Senhor (Mc 13, 34).
💌São Paulo aprofunda a imagem da vigilância, comparando a vinda do Senhor à de um ladrão na noite, e exorta os fiéis a não serem da noite ou das trevas, mas 'filhos da luz', permanecendo sóbrios e revestidos com a couraça da fé e do amor (1 Ts 5, 2-8). Ele transforma a imagem dos rins cingidos na metáfora de 'cingir os lombos com a verdade', como parte da 'armadura de Deus' necessária para a batalha espiritual (Ef 6, 14). Em Romanos, a iminência do retorno de Cristo é um chamado para 'despojar-se das obras das trevas' e 'revestir-se do Senhor Jesus Cristo', abandonando as obras da carne (Rm 13, 11-14).
⛪O Catecismo Romano, ao tratar do sacramento da Ordem, insiste que o sacerdote deve ser um exemplo de vigilância e santidade, com a mente sempre fixa nas coisas celestiais e desapegado dos bens terrenos, para poder guiar o rebanho com segurança. A encíclica Ad Catholici Sacerdotii de Pio XI reforça que o sacerdote é um 'administrador dos mistérios de Deus', e como tal, deve viver em constante prontidão, com os rins da pureza cingidos e a lâmpada da caridade acesa, espelhando a imagem do servo fiel que aguarda seu Senhor. Os documentos pontifícios sobre a formação sacerdotal frequentemente sublinham que a preparação para o ministério exige uma vida de sacrifício e uma vigilância contínua contra as seduções do mundo, como o ouro e as riquezas mencionados na Epístola, para que o clérigo seja encontrado irrepreensível.