Missa Sancta Maria in Sabbato II (Tempo de Natal até a Purificação)


Introitus. Ps. 44, 13,15 et 16. Vultum tuum depre cabúntur omnes dívi tes plebis... Todos os ricos do povo implorarão a tua face: virgens serão conduzidas ao Rei após ela; suas companheiras serão trazidas a ti com alegria e exultação.
Salmo 44, 2 Meu coração exsultou com uma palavra boa: eu dedico minhas obras ao Rei.

Epístola Tito 3, 4-7
Caríssimo: Manifestou-se a benignidade e a humanidade de nosso Salvador, Deus: não pelas obras de justiça que nós fizemos, mas segundo a sua misericórdia, ele nos salvou pelo banho da regeneração e renovação do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós abundantemente por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, para que, justificados pela sua graça, nos tornemos herdeiros, segundo a esperança da vida eterna, em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Evangelho Lucas 2, 15-20
Naquele tempo: Os pastores diziam uns aos outros: Vamos até Belém e vejamos esse acontecimento que o Senhor nos manifestou. E vieram apressadamente e encontraram Maria, José e o Menino deitado no presépio. Vendo isso, reconheceram a verdade da palavra que lhes havia sido dita acerca deste Menino. E todos os que ouviram se maravilharam das coisas que os pastores lhes contaram. Maria, porém, guardava todas essas palavras, meditando-as em seu coração. E os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que haviam ouvido e visto, conforme lhes fora dito.