02 out
Os Santos Anjos da Guarda


😇A Igreja celebra hoje a memória dos Santos Anjos da Guarda, espíritos puros designados por Deus para proteger cada alma humana desde o nascimento até a morte. Esta devoção, enraizada na Sagrada Escritura, revela a Providência Divina que não nos deixa sós na batalha espiritual. Os Anjos da Guarda nos defendem dos perigos do corpo e da alma, iluminam nossa inteligência com boas inspirações e apresentam nossas orações a Deus. São Bernardo de Claraval nos exorta sobre essa presença constante: "Em toda parte, pois, porta-te com reverência, por causa dos Anjos... Não ouses na sua presença fazer o que não ousarias fazer na minha. Ou duvidas da sua presença, porque não os vês? E se os ouvisses? E se os sentisses?"

📖Introito (Sl 102, 20 | ib., 1)
Benedícite Dóminum, omnes Angeli eius... Bendizei ao Senhor, vós, todos os seus Anjos, poderosos em força que cumpris as suas ordens, logo que ouvis a sua palavra. Sl. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo que há dentro de mim, bendiga o seu santo Nome. ℣. Glória ao Pai…

📜Epístola (Ex 23, 20-23)
Assim diz o Senhor Deus: Eis que enviarei o meu Anjo: ele te precederá e te protegerá no caminho e te introduzirá no lugar que eu te preparei. Respeita-o e escuta a sua voz, e guarda-te de o desprezar, porque ele não te perdoará se pecares, e o meu nome está nele. Se escutas a sua voz e fazes o que eu te digo, eu serei o inimigo dos teus inimigos e afligirei os que te afligem, pois o meu Anjo caminha adiante de ti.

✝️Evangelho (Mt 18, 1-10)
Naquele tempo, chegaram-se a Jesus os discípulos com esta pergunta: Quem é maior no reino dos céus? Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles e disse: Em verdade vos digo: se não vos converterdes e não vos tornardes como as crianças, não entrareis no Reino dos céus. Portanto quem se humilhar como esta criança, este é o maior no Reino do céu. Quem acolher, em meu Nome, uma criança assim, a mim é que acolhe. Mas quem escandalizar um desses pequeninos que em mim creem, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de moinho e se lançasse nas profundezas do mar. Ai do mundo por causa dos escândalos! É inevitável que venham escândalos, mas ai do homem por quem eles vierem. Se tua mão ou teu pé te forem ocasião de pecado, corta-os e lança-os longe de ti! Melhor te é entrares na vida manco e aleijado do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado ao fogo eterno. Se teu olho for ocasião de pecado, arranca-o e lança-o longe de ti; melhor te é entrares na vida com um só olho do que com dois seres lançado ao fogo do inferno. Vede que não desprezeis a nenhum desses pequeninos! Porque vos digo: os seus Anjos nos céus veem incessantemente a face de meu Pai, que está nos céus.

🤔Reflexões

💡O Evangelho revela a dignidade sublime de cada alma, mesmo a mais humilde, ao afirmar que "os seus Anjos nos céus veem incessantemente a face de meu Pai". Esta visão beatífica não os impede de cumprir sua missão terrena. São Gregório Magno explica que os anjos, ao serem enviados a nós, de modo algum se afastam da contemplação divina, pois, mesmo em sua missão externa, permanecem interiormente na presença de Deus (Homilia 34 sobre os Evangelhos). São Jerônimo reforça a grandeza desta proteção, afirmando que "grande é a dignidade das almas, pois cada uma tem, desde o seu nascimento, um anjo destinado para a sua guarda" (Comentário sobre Mateus). A Epístola, por sua vez, ecoa esta missão de guia e protetor, onde o Anjo do Senhor não apenas nos guarda no caminho, mas nos conduz à "terra preparada", a pátria celestial, exigindo de nós obediência e reverência à sua voz, que é a voz de Deus (Santo Agostinho, Sermão 88).

📖O relato de Mateus é o único que conclui o discurso sobre os pequenos com a solene declaração sobre os seus Anjos que veem a face do Pai (Mt 18,10), conectando diretamente a humildade à proteção angélica. Marcos detalha o contexto, especificando que a discussão sobre quem seria o maior ocorreu "no caminho" e que Jesus os interrogou em casa, em particular (Mc 9,33-34); ele também expande a admoestação sobre o escândalo, mencionando explicitamente a "Geena, onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga" (Mc 9,48). Lucas, por sua vez, destaca a onisciência de Cristo ao afirmar que Ele "conheceu os pensamentos dos seus corações" antes de apresentar a criança como modelo (Lc 9,47).

📜São Paulo, embora não detalhe a função específica do Anjo da Guarda individual, corrobora a sua missão ministerial na Epístola aos Hebreus, ao descrever os anjos como "espíritos servidores, enviados para exercer um ministério a favor daqueles que hão de herdar a salvação" (Hb 1,14), o que se alinha perfeitamente com a doutrina da guarda angélica. Sobre a necessidade de se tornar como criança, Paulo aprofunda o conceito, exortando os fiéis a serem "crianças na malícia, mas homens feitos no juízo" (1 Cor 14,20), distinguindo a simplicidade inocente da imaturidade imprudente. Ele também alude à hierarquia celestial e à ordem do cosmos, onde os anjos (principados, potestades) ocupam seu lugar no plano divino (Ef 3,10; Col 1,16).

🏛️O Catecismo Romano, promulgado pelo Concílio de Trento, solidifica a doutrina apresentada na liturgia, ensinando que "não somente a alguns homens, mas a cada um, Deus deputou um Anjo para sua guarda". O documento enfatiza que esta proteção abrange toda a vida do homem, desde o seu nascimento, e exorta os fiéis a uma grande reverência, devoção e confiança para com seu anjo, pois ele é um guia e um guarda divinamente apontado. A Encíclica Humani Generis reafirma a existência de seres espirituais puros, os anjos, como verdade de fé, condenando as tentativas de reduzir sua existência a meras personificações ou símbolos, o que reforça a realidade objetiva do companheiro celestial mencionado no Evangelho e na Epístola do dia.