28 JUNHO - VIGÍLIA DOS Ss. PEDRO E PAULO, Apóstolos


Introito (Jo 21, 18-19 |Sl 18, 1)
Dicit Dóminus Petro... Diz o Senhor a Pedro: Quando eras jovem, tu te cingias e ias onde desejavas: mas quando fores velho, estenderás as tuas mãos e um outro te cingirá e te conduzirá onde tu não queres. Ora, Ele disse isto para assinalar a morte, pela qual ele [Pedro] devia glorificar a Deus. Sl. Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras de suas mãos.

Epístola (At 3, 1-10)
Naqueles dias, Pedro e João subiram ao templo na hora da oração da noa. Havia ali um homem coxo desde o seio de sua mãe, ao qual levavam e conduziam cada dia à porta do templo que se chama a Especiosa, para que pedisse esmola aos que entravam no templo. Este homem, vendo Pedro e João, que iam entrar no templo, rogava-lhes que lhe dessem uma esmola. Pedro e João fixaram nele os olhos, dizendo: Olha-nos. Ele os olhava, pois, com atenção, esperando receber deles alguma coisa. Pedro porém disse: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho, eu te dou. Em nome de Jesus Cristo, de Nazaré, levanta-te e caminha. E tendo-o tomado pela mão direita, ele o ergueu, e logo as suas mãos e os seus pés ficaram firmes. Com um salto, ele se pôs de pé e começou a caminhar; e entrou com eles no templo, caminhando, saltando e louvando a Deus. Todo o povo o viu caminhar e glorificar a Deus. E conhecendo que era o mesmo que se assentava à porta Especiosa do templo para pedir esmola, ficaram estupefatos pelo que lhe havia acontecido.

Evangelho (Jo 21, 15-19)
Naquele tempo, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, tu me amas ainda mais do que estes? Ele respondeu: Sim, Senhor, sabeis que Vos amo. Jesus lhe disse: Apascenta os meus cordeiros. Novamente Ele perguntou: Simão, filho de João, tu me amas? Pedro Lhe respondeu: Sim, Senhor, Vós sabeis que Vos amo. Jesus lhe disse: Apascenta os meus cordeiros. E pela terceira vez: Simão, filho de João, tu me amas? Contristado ficou Pedro, porque Jesus lhe perguntou pela terceira vez: Tu me amas? E disse-Lhe: Senhor, sabeis todas as coisas e sabeis que Vos amo. Jesus lhe replicou: Apascenta as minhas ovelhas. Em verdade, em verdade te digo, quando eras mais jovem tu te cingias e ias onde desejavas, mas, quando fores velho, estenderás as tuas mãos e um outro te cingirá e te conduzirá onde não queres. Ele disse isto para indicar a morte pela qual ele [Pedro] devia glorificar a Deus.