👑O Papa Inocêncio XI instituiu a festa de hoje em ação de graças pela libertação de Viena do cerco otomano em 1683, atribuindo a vitória à intercessão da Santíssima Virgem. Esta comemoração é uma saudação filial à Mãe de Deus e uma invocação de sua poderosa proteção, reconhecendo a santidade e a força contidas em seu nome, que, desde os primórdios do cristianismo, é invocado com amor e confiança pelos fiéis.
🙏 Introito (Sl 44, 13, 15 e 16 | ib., 2)
Vultum tuum deprecabúntur omnes dívites plebis... Todos os ricos do povo com dádivas suplicam o vosso olhar; virgens que a seguem serão conduzidas até o Rei; suas companheiras vos serão apresentadas no meio da alegria e do júbilo. Sl. Exulta o meu coração em alegre canto; ao Rei dedico as minhas obras. ℣. Glória ao Pai…
📖 Leitura (Eclo 24, 23-31)
Assim como a vinha, eu produzia flores de suave odor e minhas flores dão frutos de glória e abundância. Eu sou a mãe do belo amor, do temor, da ciência e da santa esperança. Em mim está a graça do caminho e da verdade: em mim toda a promessa de vida e de virtude. Vinde a mim, vós todos que me desejais e saciai-vos com meus frutos. Meu espírito é mais doce que o mel e minha herança mais suave que o mel e o favo. Minha memória se conservará nas gerações através dos séculos. Os que me comem me desejam ainda mais e os que me bebem terão de mim mais sede ainda. O que me escuta não será confundido e os que agem por mim não pecarão. Os que me glorificam, terão a vida eterna.
🕊️ Evangelho (Lc 1, 26-38)
Naquele tempo, foi o Anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma Virgem desposada com um varão que se chamava José, da casa de Davi; e o Nome da Virgem era Maria. Entrando o Anjo onde ela estava, disse-lhe: Ave, cheia de graça; o Senhor é contigo: bendita és tu entre as mulheres. Ouvindo isto, ela se assustou e pensava no que significaria esta saudação. Mas o Anjo lhe disse: Não temas, Maria, pois achaste graça diante de Deus. Eis que conceberás em teu seio e darás à luz um Filho, e por-Lhe-ás o Nome de Jesus. Ele será grande e será chamado o Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; e reinará eternamente na casa de Jacó e seu Reino não terá fim. Perguntou então Maria ao Anjo: Como se fará isso, se não conheço varão? Respondeu-lhe o Anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso também o Santo que nascer de ti, será chamado Filho de Deus. E eis que Isabel, tua parenta, concebeu um Filho na sua velhice; e este é o sexto mês daquela que é chamada estéril, porque a Deus nada é impossível. Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a sua palavra.
🤔 Reflexões
📜O nome de Maria, revelado pelo anjo no Evangelho, encerra um poder que os Doutores da Igreja contemplaram profundamente. Santo Afonso de Ligório ensina que o nome Maria, que significa 'Senhora', indica seu domínio sobre todas as criaturas, como predito no Introito sobre os ricos que suplicam seu olhar (Sl 44). São Bernardo de Claraval exorta que, nas angústias, devemos olhar para a estrela e invocar Maria, pois seu nome é um farol que nos guia para o porto seguro, ecoando a promessa de que "o que me escuta não será confundido" da Leitura. O mesmo Doutor afirma que este nome é o mel nos lábios e a melodia nos ouvidos, refletindo as palavras de Eclesiástico: "Meu espírito é mais doce que o mel". (Santo Afonso de Ligório, As Glórias de Maria; São Bernardo de Claraval, Homilia II sobre "Missus est").
🔗O Evangelho de São Mateus complementa o de São Lucas ao apresentar a Anunciação da perspectiva de São José. Enquanto Lucas se concentra no diálogo entre o anjo e Maria e em seu consentimento, Mateus (1, 18-25) narra a aparição do anjo a José em sonho. Esta passagem revela a angústia de José, sua justiça, e a intervenção divina que o instrui a não temer receber Maria como sua esposa, confirmando a obra do Espírito Santo. Assim, o relato de Mateus ilumina o papel crucial de José como guardião da Virgem e pai adotivo do Messias, um aspecto não detalhado na narrativa lucana da Anunciação a Maria.
🧱Os escritos de São Paulo, embora não narrem a Anunciação, fornecem o seu fundamento teológico. Em Gálatas 4, 4, Paulo afirma que "quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sob a Lei". Esta declaração doutrinária condensa o mistério que o Evangelho de Lucas descreve em detalhes. Enquanto Lucas nos dá o nome da mulher, Maria, e as circunstâncias de sua escolha e consentimento, Paulo situa o evento no plano divino da salvação, destacando a humanidade real de Cristo ("nascido de uma mulher") como essencial para a nossa redenção e filiação adotiva.
🏛️Os documentos da Igreja, como a Bula Ineffabilis Deus, aprofundam a saudação angélica "cheia de graça" registrada no Evangelho. Enquanto o texto de São Lucas revela o estado de Maria no momento da Anunciação, a Bula define dogmaticamente que esta plenitude de graça era um dom singular desde o primeiro instante de sua existência: Maria, "em previsão dos méritos de Cristo Jesus, Salvador do gênero humano, foi preservada imune de toda mancha da culpa original no primeiro instante de sua Conceição". Isso esclarece que sua santidade não foi meramente preparatória, mas um privilégio único que a tornou um tabernáculo digno para o Filho de Deus desde sua concepção.