👑São Lino, o primeiro sucessor de São Pedro, governou a Igreja em um período de intensa perseguição, de aproximadamente 67 a 76 d.C. Mencionado por São Paulo em sua segunda carta a Timóteo (4, 21), sua vida é um testemunho da continuidade ininterrupta do primado apostólico. Como o primeiro elo na cadeia de sucessão papal após o Príncipe dos Apóstolos, São Lino consolidou a estrutura da Igreja nascente em Roma, ordenando os primeiros bispos e estabelecendo normas litúrgicas. Seu martírio, por decapitação, selou com sangue a fé que ele tão diligentemente pastoreou. Santo Ireneu de Lião, em sua obra "Contra as Heresias", atesta sua importância ao afirmar: "Os bem-aventurados apóstolos [Pedro e Paulo], tendo fundado e edificado a Igreja, entregaram o ofício do episcopado a Lino."
🚪Introito (Jo 21, 15, 16 et 17 | Sl 29, 2)
Si díligis Me, Simon Petre, pasce agnos meos, pasce oves meas... Se tu me amas, Simão Pedro, apascenta os meus cordeiros, apascenta as minhas ovelhas. Sl. Eu Vos glorificarei, Senhor, porque me recebestes, e não permitistes que os meus inimigos se alegrassem à minha custa. ℣. Glória ao Pai.
📜Epístola (I Pe 5, 1-4. 10-11)
Caríssimos: Aos anciãos entre vós exorto eu, ancião como eles e testemunha dos padecimentos de Cristo, como também companheiro na glória que se há de manifestar. Apascentai o rebanho de Deus que vos está confiado; tende cuidado dele, não constrangidos, mas de bom grado, segundo Deus, não por amor de lucro vil, mas por dedicação, não como que exercendo domínio sobre os Eleitos, mas fazendo-vos de coração modelos do rebanho. Quando então aparecer o Supremo Pastor recebereis a coroa imarcescível da glória. O Deus de toda a graça, que no Cristo Jesus nos chamou para a sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, vos aperfeiçoará, fortificará e consolidará. A Ele a glória e por todos os séculos. Amém.
📖Evangelho (Mt 16, 13-19)
Naquele tempo, veio Jesus para os lados de Cesareia de Filipe, e interrogou os seus discípulos: Na opinião dos homens quem é o Filho do homem? E eles responderam: Uns dizem que é João Batista, outros que é Elias, outros que Jeremias ou algum dos Profetas. Disse-lhes Jesus: E vós, quem julgais que eu sou? Tomando a palavra, Simão Pedro disse: Vós sois o Cristo, Filho de Deus vivo. E respondendo, Jesus disse: Bem-aventurado és tu, Simão Bar Jonas [filho de Jonas], porque não foi a carne e o sangue que te revelaram isso, mas meu Pai que está nos céus. E por isso te digo que és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do Reino dos céus. E tudo que ligares sobre a terra, será ligado nos céus; e tudo o que desligares sobre a terra, será desligado nos céus.
🤔Reflexões
🗝️A liturgia de hoje celebra a rocha sobre a qual a Igreja é construída, uma rocha que se perpetua nos sucessores de Pedro, como São Lino. O poder das chaves, prometido a Pedro no Evangelho, não é uma honra pessoal que termina com ele, mas uma função perene para a unidade e governo da Igreja. “O que Pedro creu, Pedro confessou; o que Pedro confessou, Lino seguiu.” A confissão de fé de Pedro é a pedra fundamental; sobre esta fé, e não apenas sobre a pessoa, Cristo edifica a Sua Igreja, garantindo que a autoridade de Pedro perdure em seu ofício. Santo Agostinho ensina que Pedro, ao receber as chaves, representava a Igreja inteira: “Quando lhe foi dito: ‘Dar-te-ei as chaves do reino dos céus’, ele representava toda a Igreja” (Sermão 295). São Leão Magno reforça que a solidez conferida por Cristo a Pedro é transmitida aos seus sucessores, pois “a sua dignidade não falece, nem mesmo num herdeiro indigno” (Sermão 3). A Epístola, escrita pelo próprio Pedro, demonstra a natureza deste poder: não como domínio, mas como serviço e modelo para o rebanho, um pastoreio que encontra sua origem e força no mandato do Intróito: "Apascenta as minhas ovelhas", um mandato fundamentado no amor a Cristo.
🔄O Evangelho de São Mateus é o único a relatar a promessa explícita do primado a Pedro com as imagens da "pedra" e das "chaves". São Marcos (8, 27-30) e São Lucas (9, 18-21) narram a confissão de Cesaréia, mas omitem a declaração "Tu és Pedro...". No entanto, São Lucas complementa a posição única de Pedro em outro momento, na Última Ceia, quando Jesus lhe diz: "Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, uma vez convertido, confirma os teus irmãos" (Lc 22, 32), reforçando seu papel de esteio da fé para os apóstolos. O Evangelho de São João, por sua vez, não contém a cena de Cesaréia, mas apresenta a tríplice missão pastoral a Pedro após a Ressurreição ("Apascenta os meus cordeiros..."), como ecoado no Intróito de hoje, conectando o primado de jurisdição (as chaves em Mateus) com o primado de amor e cuidado pastoral (o rebanho em João).
🏛️São Paulo aprofunda a imagem da Igreja como um edifício. Em sua carta aos Efésios, ele afirma que os fiéis são "edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo por pedra angular o próprio Cristo Jesus" (Ef 2, 20). Isso complementa Mateus, mostrando que, enquanto Pedro é a rocha visível de fundação por desígnio de Cristo, a solidez de toda a estrutura repousa em Cristo, a pedra angular, e no colégio apostólico. Paulo também estabelece um elo histórico direto com o santo do dia, ao saudar pessoalmente Lino no final de sua segunda carta a Timóteo: "Saúdam-te Eubulo, Pudente, Lino, Cláudia e todos os irmãos" (2 Tm 4, 21), situando o primeiro sucessor de Pedro no coração da comunidade apostólica de Roma, ao lado do Apóstolo dos Gentios.
🇻🇦Os documentos da Igreja corroboram e definem dogmaticamente a verdade contida nestas leituras. O Concílio Vaticano I, na Constituição Dogmática Pastor Aeternus, declara que o primado conferido a Pedro "deve, por instituição do próprio Cristo, ter perpétuos sucessores no primado sobre toda a Igreja" e que "o Romano Pontífice é o sucessor do bem-aventurado Pedro neste primado". O Concílio de Florença, no decreto Laetentur Caeli, já havia definido que o Papa é "sucessor do bem-aventurado Pedro, Príncipe dos Apóstolos, verdadeiro Vigário de Cristo, cabeça de toda a Igreja, e pai e doutor de todos os cristãos". Essas definições solenes são a articulação teológica da promessa de Cristo a Pedro, cuja primeira realização histórica se deu em São Lino.